Skip to content

Vermifugação: Saiba porque ela é importante para o seu pet!

dezembro 1, 2015
vermifugação

O Brasil contém a segunda maior população de cães do mundo com, aproximadamente, 21 milhões de cães de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais, totalizando 44% dos lares brasileiros com animais de companhia, em 2010.

Para manter estes animais com saúde e com vida prolongada, é importante garantir bons hábitos em relação à alimentação dos cães, assim como também manter algumas rotinas para prevenção de doenças. Neste artigo, iremos falar sobre o que é a vermifugação e porque é importante fazer.

Por que a vermifugação é importante?

Os cães podem sofrer com diversas doenças parasitárias e infecciosas. Dentro deste grupo de doenças, temos os parasitas internos como os vermes intestinais, entre eles os áscaris, os ancilostomas e os cestóides.

Estes vermes intestinais são encontrados tanto em cães quanto em gatos, sendo normalmente encontrados mais nos filhotes do que em animais adultos. Alguns destes vermes são hóspedes habituais do intestino delgado, podendo expulsar os ovos nas fezes de maneira periódica, sendo os próprios vermes também eliminados nas fezes ou até mesmo em vômitos.

Estes parasitas internos causam quadros de fraqueza, de cansaço, alguns geram emagrecimento no cão, podendo ocorrer fezes escuras e fluidas, e até mesmo anemia nos animais. O diagnóstico destes vermes é feito através de exame de fezes, sendo que este deve ser repetido caso o resultado seja negativo, pois os ovos são liberados em intervalos de tempos, ou mesmo com o reconhecimento e a visualização dos vermes no animal.

Existem muitos parasitas internos, ou os chamados endoparasitas. Os nemátodos, por exemplo, podem causar problemas como o atraso no crescimento do cão, debilidade e até anemia, apresentando também casos de diarreia, vômitos, quadros de anorexia e lesões na pele. Estes podem também contaminar o homem (zoonoses).

Outro grupo é o dos céstodos, onde é possível encontrar as tênias, que podem ser transmitidas pela ingestão de pulgas. Elas causam grandes problemas nos cães, entre eles indisposição, diarreias e perda de peso corporal. Todos estes parasitas podem ser evitados com a vermifugação adequada.

O que é a vermifugação?

A vermifugação é o processo de tratamento dos animais já infectados com estes vermes ou mesmo feito de maneira preventiva para evitar o problema. A vermifugação é feita por algum profissional da saúde, no caso um veterinário, variando de acordo com o caso do animal, escolhendo o vermífugo mais adequado.

A vermifugação também é recomendada para os casos em que os animais foram infectados por pulgas, já que estas podem transmitir vermes que causem anemia, podendo também causar alterações de comportamento nos animais com aumento de irritação, impaciência e cansaço.

Além disso, a infestação por pulgas pode gerar o aumento de feridas, causando outros problemas no animal, já que este sentirá muita coceira.

Conclusão

A vermifugação é importante para evitar e até mesmo tratar os animais infectados com vermes. Este processo deve ser feito por profissional adequado e irá variar com cada caso. A vermifugação também deve ser feita de maneira preventiva, garantindo a saúde de cães e gatos.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.