Primeiros Socorros para cães e gatos 

Primeiros Socorros para cães e gatos: Aprenda aqui a salvar seu bichinho!

Quem tem animal de estimação sabe que, assim como os seres humanos, os bichinhos também adoecem e se machucam.  Acidentes em casa com cães e gatos acontecem com muita frequência, quedas de alturas, feridas por queimadura, intoxicação por ingestão de substancias venenosas, e outros.  Se você tem um bichinho em casa, provavelmente, você já passou por isso. No post de hoje, vamos te ensinar a dar os primeiros socorros para cães e gatos em casa.

Primeiros socorros para cães e gatos de queimadura

É muito comum ocorrer acidentes domésticos com cães e gatos, quem tem esses animais de estimação está acostumado a passar por isso com frequência. Muitos objetos que temos em casa, podem se tornar uma armadilha para esses bichinhos.

Quando são filhotes, principalmente, o cuidado deve ser redobrado.  Os filhotes de cães e gatos costumam sair comendo tudo que veem pela frente e engasgamento costuma ser a maior causa de acidentes. Outra grande armadilha que temos para os animais em casa são os fornos, fogão e choques elétricos, que resultam em queimaduras.

Para a maioria dos casos de queimaduras e feridas, segundo veterinários, os primeiros socorros para cães e gatos devem ser simples e sem necessidade do uso de medicamentos.  Se o seu animal sofreu uma queimadura por fogo, os veterinários orientam que você deve abafar as chamas com algum tipo de cobertor ou um pano qualquer e, em seguida, você deve utilizar compressas frias e passar no local onde está ferido.

Em hipótese alguma, você deve fazer o uso de pomadas ou pasta de dentes para passar na queimadura. Após os primeiros socorros, você deve levar o seu animal para um veterinário, com uma toalha molhada cobrindo a queimadura.  Outra coisa muito importante que não deve ser feito em nenhuma hipótese, não tente remover a pele queimada sozinho, isso irá causar uma grande dor ao animal e pode piorar a situação.

Primeiros Socorros para cães e gatos

Para Picadas de inseto

Os primeiros socorros para cães e gatos em caso de picada de inseto são simples. Se o seu animal sofreu uma picada, você deve utilizar uma compressa fria no local e passar gelo para diminuir a absorção do veneno do inseto.  Os veterinários recomendam que você não dê medicamentos para o animal e nem tente arrancar o ferrão com as mãos. Após dar os primeiros socorros, procure um veterinário para uma melhor análise do caso.

Primeiros socorros para cães e gatos de choque elétrico

Os equipamentos eletrônicos podem ser perigosos para os animais de estimação em casa, principalmente, em épocas de natal com a casa cheia de luzes.  Em caso de choque elétrico, os primeiros socorros para cães e gatos devem ser feitos com cuidado.

Primeiro, não toque no animal se ele estiver preso em uma corrente elétrica, pois você também pode levar choque. Desligue a corrente elétrica e em seguida, afaste o animal do local do choque.  Os veterinários orientam a não dar nenhum tipo de medicamento ao cão ou gato, após os primeiros socorros, encaminhe o seu animal ao veterinário.

Produtos Químicos

Alguns produtos de limpeza que temos em casa podem provocar queimaduras nos animais. Em caso de acidentes com produtos químicos, lave bem o local com água corrente fria, por cerca de 10 minutos. Se o produto cair nos olhos do animal, você deve lavar bem com agua corrente e usar um soro fisiológico.

Produtos em pó são os mais prejudiciais. Se o animal estiver alcançado algum desses produtos, faça o possível para proteger os olhos, a boca e o focinho.  Você deve tentar retirar a maior parte possível do produto com algum pano. Não molhe a boca ou os olhos, pois isso por fazer com que o produto seja absorvido. Procure um veterinário mais próximo.

Primeiros Socorros para cães e gatos 

Medicamentos

Em caso de medicamentos, não há muito o que fazer nos primeiros socorros para cães e gatos. Assim que você perceber que o animal ingeriu algum medicamento, encaminho o animal ao um veterinário e leve a caixa do medicamento.

Plantas

Algumas espécies de plantas podem ser perigosas para o animal e causa irritação na mucosa.  Se o animal ingerir alguma planta, não dê medicamento e nem tente provocar o vômito. Se o animal começar a salivar, o melhor a se fazer é dar água e lavar a boca do animal com água corrente. Leve o animal ao veterinário, junto com a planta que ele ingeriu.

Gostou das nossas informações sobre primeiros socorros para cães e gatos? Deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *