Skip to content

Plano de saúde para animais: Saiba aqui como funcionam!

agosto 31, 2015
Plano de saúde para animais

Quem tem um animal de estimação em casa, certamente se preocupa com o bem estar e saúde dele. Prova disso é que segundo os dados divulgados no pela Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação –  o Brasil fica em segundo lugar, no ranking dos maiores gastadores com o mercado Pet do mundo.

Como podemos ver, manter um animal de estimação envolve uma série de custos, que variam desde brinquedos até gastos com saúde e tratamentos. Principalmente o gasto com saúde pode pesar bastante no bolso do consumidor e por isso, que algumas empresas e clínicas veterinárias criam planos de saúde para animais de estimação, nos mesmos moldes que os planos de saúde para humanos e que quando bem escolhido, gera boa redução nos gastos do dono do animal.

Também de acordo com pesquisas feitas pela Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – A população brasileira gasta, por volta de 390 reais por mês com seus pets. Esse é um valor genérico que inclui desde gastos com saúde, até outros como banho, tosa e alimentação.

Como um plano de saúde para animais, custa uma média de 50,00 R$ até 200,00 R$, isso representaria uma economia para o dono do pet de cerca de 50% dos gastos.

Quais os tipos de planos?

Os tipos de planos de saúde para animais, dependem muito da operadora do plano, mas de forma geral, os planos são divididos em:

Planos básicos

São os mais baratos e incluem consultas de rotina com veterinário, exames laboratoriais e vacinas.

Planos médios

Incluem, consultas de rotina com veterinário, exames laboratoriais, vacinas, eventuais consultas em domicílio, exames de imagem, internação do animal, fluidoterapia e anestesias.

Planos avançados

Nesse tipo de plano, exames mais caros já são cobertos e dão direito a consultas de rotina com veterinário, exames laboratoriais, vacinas, eventuais consultas em domicílio, exames de imagem, internação do animal, fluidoterapia, anestesias, outros exames como eletrocardiograma e raio-X, cirurgias, transfusões de sangue e tratamento odontológico.

Planos premium

Estes dão direito a consultas de rotina com veterinário, exames laboratoriais, vacinas, eventuais consultas em domicílio, exames de imagem, internação do animal, fluidoterapia, anestesias, outros exames como eletrocardiograma e raio-X, cirurgias, transfusões de sangue e tratamento odontológico. Também oferecem coberturas adicionais como outras vacinas, parto, assistência pré-natal e até acupuntura para animais.

Há também os planos coletivos, onde a empresa oferece pacotes para grupos de animais e descontos em serviços de pet shop. Excelente opção para quem tem vários animais em casa.

Valor do plano de saúde para animais

Alguns fatores são levados em conta na hora da empresa calcular o valor do plano, que vão desde fatores referente a cobertura do plano, até a raça, a espécie, o porte e a idade do animal.

Empresas que oferecem planos de saúde para animais:

O Hospital Sena Madureira, oferece o serviço em São Paulo.

O INPA, oferece o serviço no Rio de Janeiro.

O PetPlan, é oferecido pela corretora online “Minuto Seguros” em parceria com a seguradora australiana “QBE”. Atendendo a animais que vivem na Grande São Paulo, Rio, Brasília e os estados da região Sul

A Dog Life, que atua em Belo Horizonte e Brasília.