Skip to content

Parvovirose: O que é? Tem tratamento? Como evitar?

janeiro 20, 2016

Provavelmente você conhece pelo menos algum cachorro que já teve parvovirose, uma das doenças mais comuns entre os cães. Apesar de bastante frequente, não se engane, ela pode ser letal e, inclusive, matar o cachorro rapidamente. Para prevenir que isso aconteça, descubra melhor o que é essa doença e como evitá-la.

O que é a parvovirose?

A parvovirose canina, também conhecida apenas como parvo, é uma doença contagiosa causada pelo vírus parvovírus. Ela é uma doença aguda e que atinge principalmente o sistema digestivo do animal, especialmente o intestino.

O contágio acontece com o contato do animal com fezes de outro animal doente e acomete principalmente cães mais jovens. Filhotes que possuam vermes possuem ainda mais risco de contrair a doença, já que a imunidade é diminuída graças à presença dos vermes.

É exatamente por causa disso que muitos animais de petshop apresentam esse tipo de doença, já que ficam todos juntos e comem e defecam no mesmo lugar. Se um dos cães estiver infectado, todos os outros acabam entrando em contato com o vírus, passando a desenvolver a doença.

Quais os sintomas?

Por ser uma infecção basta aguda, seus sintomas podem ser facilmente confundidos com o de outras doenças, como a cinomose.

Após o período de incubação de 4 a 5 dias, o animal começa a apresentar sintomas como diarréia intensa com presença de sangue, desinteresse, cansaço, letargia, vômitos e falta de apetite. Em alguns cães, pode ocorrer febre e desidratação e, em outros, hipotermia.

Além disso, essa doença debilita ainda mais o sistema imunológico, abrindo as portas do organismo para uma infecção generalizada que pode levar à morte.

Como evitar?

Para evitar a doença é muito importante garantir que o seu animal não entre em contato com asa fezes de qualquer outro cachorro. Ainda que o cachorro pareça saudável, lembre-se que o vírus possui um período de incubação e que ele já pode estar doente.

Também é muito importante vacinar o cachorro contra essa doença e respeitar o período entre a vacinação e a imunização completa, o que geralmente leva seis meses.

Qual o tratamento?

O primeiro passo para o tratamento dessa doença é o isolamento completo do animal, especialmente se ele tiver contato com outros animais.

Também pode ser preciso realizar uma internação clínica e normalmente o tratamento contra a parvovirose inclui uma reposição de fluidos perdidos pelo animal durante o começo da doença e também a administração de medicamentos específicos.

Também é iniciada uma dieta especial para que o cão volte a comer, assim como o oferecimento de vitaminas para fortalecimento do sistema imunológico.

Apesar disso, a cura depende fortemente do estado do sistema imunológico do cão e também do estado da doença. Quanto mais avançada ela estiver, mais difícil será garantir que o cão fique saudável normalmente.

A parvovirose é uma doença grave que atinge cães, especialmente os mais novos. Com sintomas que se confundem com os de outras doenças, é fundamental estar atento e procurar um médico ao primeiro sinal de algo errado, o que aumenta as possibilidades de cura.