Mordida de cachorro: O que fazer? Qual é o protocolo?

Mesmo brincando os cachorros podem acabar mordendo membros como mãos, pernas, pés e, mais seriamente, a cabeça. Por menor que pareça, uma mordida de cachorro contém centenas de milhares de bactérias e pode até mesmo conter o vírus da raiva. Por isso, tomar os cuidados é muito importante para que sua saúde não saia prejudicada dessa situação. A seguir, confira todos os cuidados que você deve tomar caso seja mordido.

Procure saber sobre a saúde do animal

Assim que você for mordido por um cachorro é importante tentar conhecer a saúde do animal. Se for um animal da família ou de um amigo, pergunte se o cão foi vacinado contra a raiva.

Caso não haja certeza sobre isso e o animal seja observável, acompanhe seu comportamento por 10 dias. Se ele morrer, ficar agressivo ou apresentar sinais de raiva, será necessário tomar a série de várias contra a raiva.

Se for um cão de rua, provavelmente você terá que tomar a série de vacinas contra a raiva para garantir que sua saúde não seja afetada.

Lave o local do ferimento e aplique antisséptico

Logo após sofrer a mordida você deve lavar o ferimento com água corrente e aplicar algum tipo de produto antisséptico, como os bactericidas.

Isso evita que, durante a procura de ajuda médica, você acabe dando espaço para microorganismos entrarem no seu organismo e causar doenças e infecções.

Caso a ferida esteja sangrando muito, entretanto, contenha a hemorragia ao fazer pressão e procure ajuda médica imediata.

Procure um médico

Tão logo após sofrer a mordida de cachorro você deve procurar um médico ou um hospital de emergência para que possa receber tratamento imediato.

Esperar até o dia seguinte, mesmo quando a ferida não parece grave, nem sempre é uma boa opção e pode gerar complicações que seriam evitadas com uma ação mais rápida.

Conte ao médico tudo o que você souber sobre o cachorro e comente sobre seu histórico de saúde para que ele possa realizar o tratamento mais adequado.

Não use receitas caseiras

Em vez de ir ao médico muitas pessoas decidem utilizar receitas e truques caseiros para ajudar a tratar a ferida.

Além de potencialmente ineficiente isso pode ser perigoso e causar ainda mais complicações do que a mordida em si. Assim, em vez de procurar plantas e outros elementos para colocar em sua ferida prefira procurar diretamente uma ajuda médica especializada.

Siga as recomendações médicas

Cada caso é diferente entre si e cada mordida tem impactos e consequências diferentes. Por isso, é muito importante que você siga estritamente todas as recomendações médicas que forem dadas a você.

Se for necessário fazer um tratamento com antibiótico, realize o tratamento completo para evitar o fortalecimento da bactéria. Caso você precise receber as vacinas contra a raiva, vá nos dias determinados, sem atrasos, porque assim você garante a eficiência.

Também é importante seguir as recomendações de limpeza e troca de curativos, garantindo que nenhuma outra complicação surja da mordida.

Uma mordida de cachorro pode causar sérias consequências para a saúde e por isso é muito importante qe você saiba exatamente como cuidar do machucado. Ao tomar todos os cuidados, você ficará novinho em folha sem qualquer complicação maior.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *