cachorro tomando banho

Higiene do Pet: Cuidados com a saúde que devemos ter!

Os cuidados de saúde e higiene que devemos ter com o nosso pet, envolvem cuidados corporais, vacinas, ambiente favorável e outros. É particularmente muito importante como prevenção de muitas doenças e infecções, odores desagradáveis, parasitas, etc. Por esses motivos devemos conhecer quais os cuidados devem ser realizados para o bem estar do seu animal de estimação.

Higiene corporal dos Pets

Pele e cabelo: Devem ser mantidos limpos e brilhantes o tempo todo, no entanto ambos os cães e gatos têm mecanismos para manter sua pele sempre saudável. Mas, banhos em gatos devem ser realizados somente em casos de sujeira ou alergias, já em cachorros é indicado uma vez por mês. Utilize um xampu especial para animais, principalmente para manter o pH correto.

Uma prática muito mais saudável e que deve ser frequente, tanto em gatos quanto em cães, é a escovação, que se torna diária em animais de pelo comprido, ou semanalmente em animais de porte curto. A escovação remove impurezas e pelos soltos, especialmente na fase de renovação, também ajuda o novo pelo a ser mais sedoso.

Cuidados durante o banho

É necessário seguir uma série de precauções durante o banho, como proteger o animal de correntes, não introduzir a água em olhos ou orelhas; em filhotes de cachorro, não os banhe antes de terminar seu programa de vacinação correspondente.

Caso seja de costume contratar o pet shop e clínica veterinária para cuidar do seu pet, uma dica é optar pelos serviços de uma loja que tenha o sistema para pet shop, pois consegue ter o controle das datas de vacinas e procedimentos realizados, pois esse sistema é muito benéfico para organização de atendimento e ajuda a manter a saúde do seu animal de estimação em dia, veja mais nesse artigo que fala tudo sobre o sistema.

cão tomando banho

Olhos

Devem ser limpos diariamente com colírio especiais para os olhos ou soro fisiológico, que limpam, enquanto deslizam através do olho, córnea e outras estruturas, ou seja, áreas próximas ao olho do animal que deve ser limpo com gaze úmida e nunca com algodão, pois podem deixar partículas no local e ser nocivo.

Higiene das orelhas

Também deve ser mantido limpo para evitar partículas de cera em excesso, isto requer o uso especializado de soluções específicas ou gazes impregnados com soro. As soluções devem ser introduzidas (algumas gotas) no canal auditivo, além de uma massagem que é feita em sua base, sem deixar o animal se mover;  logo após é necessário limpar a região com uma gaze umedecida, dessa forma obtemos uma melhor higiene na parte externa das orelhas e outras áreas perto do ouvido.

É importante que produtos como swabs, álcool e peróxido de hidrogênio não sejam usados, pois podem danificar as membranas mucosas do seu animal de estimação.

gato de unhas longas

Patas e unhas

Eles também devem ser atendidos regularmente. Preste especial atenção às patas, principalmente em gatos e cães, pois elas serão a principal proteção contra o pavimento e a superfície onde elas pisam. Devem ser observados diariamente para verificar se estão macios e hidratados e se não apresentam rachaduras ou feridas. Se forem observadas essas situações, devem ser hidratados com cremes de aloe vera ou similares.

As unhas devem ser cuidadas especialmente em gatos, fornecendo elementos que podem ser utilizados para o seu cuidado, por exemplo, raspadores ou afiadores de unha facilmente adquiridos em lojas de animais, evitando que os mesmos se machuquem ao raspar as unhas em locais inapropriados. Deve ser observado que não há super crescimento ou que eles estão em más condições. Você também tem que prestar atenção nas esporas, especialmente em cães grandes. Em alguns casos é necessária uma consulta em clínica veterinária.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *