Skip to content

Dirofilariose canina: O que é? Quais são as principais causas? E os sintomas? Tem cura? Contamos para você!

março 8, 2019

De tempos em tempos, algumas doenças de animais, principalmente de cachorros, aparecem na mídia e fazem com que os pais e mães de pet fiquem muito preocupados. Uma das que sempre surgem notícias durante o verão e épocas de calor é a dirofilariose canina.

Nos tópicos a seguir você vai saber o que é a dirofilariose canina, quais as causas, os sintomas, os tratamentos e demais informações relevantes sobre essa perigosa doença. Veja!

O que é a dirofilariose canina?

A dirofilariose canina é também conhecida como a doença do verme do coração. Quando o cachorro adquire essa enfermidade, micro-organismos invadem órgãos vitais, como é o caso do coração, atacam esse órgão e causam problemas graves, como a insuficiência cardíaca e doenças pulmonares crônicas.

Quais são as principais causas desse problema?

como funciona a dirofilariose canina

Só existe uma forma do cachorro ser infectado pelo verme da dirofilariose canina. Se um mosquito específico, hospedeiro desse micro-organismo, picar o seu bichinho de estimação.

Ao ser picado, os vermes entram na corrente sanguínea e ficam nela por um tempo até encontrar o pulmão ou coração do cachorro, em que o micro-organismo vai se desenvolver até causar todos os males que podem ocorrer por conta da doença.

Essa doença é muito comum na época do verão, porque as espécies de mosquito que transmitem a dirofilariose canina são os mosquitos tropicais, muito presentes no Brasil, principalmente no litoral, em épocas de maior calor.

Dica: Leia mais conteúdo sobre a doença do carrapato!

Sintomas da dirofilariose canina

É muito difícil você perceber sintomas de fato em um cachorro, porque ele não fala e os gestos dele não apresentam uma expressão corporal muito significativa. Então, a única forma de descobrir que algo está incomodando o seu cãozinho é o fato dele mudar os hábitos. Ficar mais distante, urinar no lugar errado, mudar o comportamento, enfim, são algumas formas de descobrir que o cachorro não está legal e precisa ir ao veterinário.

O animal em um estágio mais avançado também pode apresentar sintomas de tosse, falta de ar, diminuição do peso, coloração mais escura da língua. Já na alta gravidade, o volume dos órgãos começa a crescer, o que indica a insuficiência cardíaca ou pulmonar.

Dirofilariose canina tem cura?

Dirofilariose canina

Existe um tipo específico de medicamento que pode ser usado no tratamento da dirofilariose canina, mas que é pouco encontrado no Brasil, praticamente não é vendido, por ser caro demais e também ser perigoso para os bichinhos.

No mais, o melhor a se fazer é prevenir. Depois de infectado, a cura é muito difícil e as chances de ter que fazer uma eutanásia são bem altas.

Como prevenir?

Para prevenir o seu cão de pegar a doença do verme do coração é preciso que você dê a ele medicamentos de prevenção contra picadas de mosquito. Há também aquelas coleiras e outros tipos diferentes de venenos que reprimem os mosquitos. Só é bom pesquisar bem antes de comprar, porque boa parte deles não é nada eficiente.

Olhe com seu veterinário, principalmente se ele não tiver lobby com algum laboratório. Ele vai te indicar os melhores medicamentos para poder prevenir a picada do mosquito e também a circulação do verme dentro do corpo do animal.

Situação atual no Brasil

cachorrinho com coração

O Brasil é um país tropical, então a incidência desse tipo de mosquito é muito comum, mas principalmente no litoral que é considerado região endêmica dessa doença.

O ideal é que se você for em alguma cidade praiana com seu bichinho, ele esteja 100% protegido contra o mosquito e contra o próprio verme. É essa a forma de evitar que ele contraia a doença e tenha graves problemas com ela depois.

É bom deixar claro que não é apenas no litoral que tem o tal mosquito. Até mesmo o mosquito da dengue pode transmitir essa doença, então, o Brasil, em si, é um local perigoso e que precisa da atenção dos petlovers para que o cachorrinho não seja infectado.

A dirofilariose canina é uma doença perigosa, grave, que quase sempre causa a morte do animal. Por isso, todo cuidado é pouco. Se você ama o seu pet, você tem que cuidar dele da melhor forma possível para evitar essa e outras doenças.

Se tiver ainda alguma dúvida a respeito da dirofilariose canina, deixe o seu comentário aqui embaixo!