Skip to content

Como cuidar de filhotes de gato

novembro 25, 2015

Quando decidimos comprar ou adotar um filhote é como se tivéssemos um novo membro da família. E para que este filhote cresça de forma saudável, alguns cuidados são essenciais no dia a dia.

Neste artigo, vamos mostrar como cuidar dos filhotes de gatos e mantê-los sempre saudáveis e felizes.

Como cuidar dos filhotes de gatos?

Os primeiros dias e meses de vida dos filhotes são sempre fundamentais para que estes cresçam de forma adequada, sem desenvolver doenças e também com muita disposição e saúde.

Os cuidados com os filhotes de gato relacionados à alimentação, ao ambiente e à rotina de tratamentos veterinários garantem o adequado desenvolvimento motor e comportamental dos mesmos.

Veja, a seguir, algumas das dicas de como cuidar dos filhotes de gatos e manter a saúde deles sempre em dia:

Os primeiros cuidados com o local:

Os filhotes de gatos são muito frágeis nas primeiras semanas e precisam de um local adequado para ficarem. Pegue uma caixa de papelão, por exemplo, e coloque um material macio e quentinho para forrar como uma toalha ou um pequeno edredom.

Se o ambiente não estiver quente o suficiente, coloque uma luz suave de um abajur ou uma pequena lâmpada próximo à caixa para manter a temperatura mais alta. Cuidado para não deixar muito quente.

Quando os filhotes não puderem mamar por tempo suficiente na mãe, ou não têm a opção de mamar em alguma gata, você poderá fazer uma pequena mamadeira com um pouco de Nan 1. Não utilize o leite de vaca comum;

Ajudando seu filhote a fazer as necessidades:

Alguns filhotes de gatos têm dificuldade de fazer as necessidades sozinhos. Após a mamadeira, pegue um pedaço de algodão com água morna e passe de maneira suave nos órgãos genitais do gatinho. Acompanhe para ver se eles estão fazendo xixi e coco pelo menos duas a três vezes ao dia.

Vá mostrando a eles a caixa de areia e segurando-os na caixa para que possam fazer suas necessidades lá até se acostumarem. A caixa de areia deve ser limpa todos os dias, retirando-se as fezes já secas e fazendo-se a troca com frequência conforme o tempo do produto;

Cuidados com a alimentação:

Os filhotes de gatos precisam receber uma ração que seja adequada ao tempo de vida que eles têm. Eles são considerados filhotes até os 12 meses de idade, ou seja, um ano de vida. Compre rações próprias para filhotes de gatos.

Quando estes não forem mais filhotes, faça a troca da ração aos poucos, aumentando a quantidade a cada dia para que não existam problemas digestivos;

Cuidados com o banho:

Diferentemente dos filhotes de cachorros, os filhotes de gatos não precisam de banhos com muita frequência. Os gatos já têm o hábito de se lamberem para manter a higiene. O ideal é dar um banho a cada três ou quatro meses.

Procure fazer isto no veterinário ou, se decidir fazer em casa, opte por lavar o gato dentro do box do banheiro, assim ele não poderá fugir. Use água morna e faça o procedimento mais rápido possível, usando sempre produtos adequados. Seque bem o seu gatinho após o banho, podendo-se utilizar um jato de ar para retirar a umidade mais rápido.