Cachorro vomitando: O que pode ser?

Um cachorro feliz e saudável é o desejo de qualquer dono que ame seu bichinho de estimação, mas a verdade é que qualquer descuido pode fazer com que o cachorro adoeça ou cause algum prejuízo para seu corpo. O vômito, por sua vez, é uma reação de defesa do organismo do animal e na maioria das vezes indica que há algo errado. Assim, veja quais podem ser as causas do seu cachorro vomitando e saiba como proceder.

Excesso de comida

Por incrível que pareça, alguns cachorros de porte menor sofrem de uma condição em que eles não conseguem dosar o quanto comem. Isso significa que eles vão comer quantas vezes a eles a comida for oferecida e eles também comerão toda a quantidade disponível.

Como isso normalmente significa um volume maior do que o corpo deles realmente aguenta, o vômito pode ser uma causa natural do excesso de comida. Esse é um dos casos considerados menos graves de cachorro vomitando, porque se trata de uma situação pontual, mas é muito importante passar a dosar a quantidade de comida do cão.

Envenenamento

Se o seu cachorro estiver vomitando e, principalmente, estiver espumando procure ajuda imediatamente. Esse tipo de sintoma é um forte indicador de que o animal pode ter sido envenenado e o vômito é uma consequência do efeito do veneno no organismo.

Esse envenenamento pode ter acontecido tanto por causar naturais, como um bicho ou uma planta, como pode ter sido de maneira proposital. Por isso, a ajuda deve ser procurada o quanto antes para evitar danos maiores.

Doença viral ou bacteriana

Doenças mais graves como cinomose, parvovirose e doença do carrapato podem causar o sintoma de vômito no animal, normalmente associado à diarreia e febre.

Quando os sintomas aparecem é porque a doença já passou pelo período de incubação e começou a se manifestar, o que indica a necessidade urgente de procurar ajuda médica. Sem isso, a doença pode se desenvolver e se espalhar ainda mais, podendo levar à morte do animal.

Gastrite e úlcera

Gastrite e úlcera também são doenças comuns em cachorros e normalmente são indicadas por vômitos logo pela manhã ou quando o cachorro ainda não comeu. Normalmente o vomito vem em forma de líquido biliar, de cor amarelada.

Embora possa não parecer grave, os vômitos constantes podem causar lacerações no aparelho digestivo do animal e por isso também é necessário procurar um médico assim que surgirem os primeiros sintomas. Isso ajuda, inclusive, na qualidade de vida do animal.

Ingestão de objetos estranhos

Cachorros são curiosos por natureza e isso pode fazer com que eles terminem ingerindo algum objeto estranho. Se esse objeto não puder ser digerido ou eliminado, então o corpo tentará expulsá-lo de qualquer maneira e para isso utilizará o vômito.

Por isso, se o seu cachorro está vomitando sem nenhum motivo aparente e sem nenhum outro sintoma é necessário levá-lo ao médico para conferir as razões. Nesses casos especificamente uma radiografia indicará a necessidade de fazer algum tipo de extração, garantindo conforto novamente ao animal.

Cachorro vomitando não é um sintoma incomum, mas nunca é um bom sinal. Alguns casos, entretanto, são mais graves do que outros e em caso de dúvidas procure sempre um médico para garantir a saúde do seu melhor amigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *