cachorro com tosse

Meu cão está tossindo: O que pode ser?

A tosse significa inúmeras coisas e é causada por irritações no sistema respiratório. Este é um sistema complexo que opera a boca e o nariz, a faringe (garganta), laringe (cordas vocais), traqueia, brônquios e passagens de ar pequenas dos pulmões. Engana-se quem pensa que tosse é coisa simples e pode acarretar em doenças mais sérias.

Outra coisa para observar é se eu cão está engasgado com algum objeto estranho, como lascas de osso, algum brinquedo, madeiras, lã, etc, pois estes ficam presos na garganta ou no esôfago. Isso acometa em tosse e vomito, portanto, evite deixar objetos muito pequenos ou que seu cão não esteja acostumado a brincar por perto.

Saiba identificar o tipo de tosse:

• Tosse aguda e alta: indica doença na traqueia e brônquios;
• Tosse curta e súbita: é sinal de edema pulmonar (fluídos nos pulmões);
• Tosse úmida: indica insuficiência cardíaca ou até infecção pulmonar;
• Tosse seca e engasgada: é sinal de problemas cardíacos – cansaço constante, falta de ar e língua roxa (cianose);
• Tosse produtiva: o cão expele saliva, pus ou sangue. Associada a vírus, fungos ou bactérias.

O que fazer quando ele estiver em crise de tosse?

Uma tosse contínua, que passe de cinco dias deve ser avaliada pelo veterinário, sem muita preocupação, mas caso o cão esteja adoecendo e tossindo, é algo sério. Alguns exames são essências para identificar qual tipo de tosse seu cão e determinar o tratamento adequado a ela, como raio X do peito, exame de sangue completo, urina e fezes.

Tosse dos Canis

O que é?

Contraída, geralmente, em canis, petshops ou lugares com grande quantidade de cães, é uma tosse acompanhada de espirros, febre e falta de apetite. É esporádica, ou seja, pode ocorrer qualquer época, no entanto, é mais observada em tempos mais frios, por isso, redobre o cuidado neste período.

Causas?

São três agentes infecciosos que causam essa tosse: a bactéria Bordetella Bronchiseptica e os vírus, Parainfluienza e Adenovírus, agindo juntos ou separados. Vale ressaltar que essa bactéria pode infectar humanos, então, é para os donos terem cuidados também.

Sintomas?

Muita tosse seca e constante, parecido com um engasgo e, às vezes, sai uma espuma branca.

O que evitar?

Exercícios físicos ou muita agitação agrava o quadro e pode gerar broncopneumonia (mais febre, corrimento nasal, apatia e o cão perde o apetite). Há relatos de secreção nos olhos em alguns animais.

Contágio?

Por meio de espirros e tosses de animais infectados em contato de animais sadios.

Tratamento?

Assim que tiver suspeita da Tosse de Canis, leve ao veterinário de imediato, pois ele dará o diagnostico correto e o tratamento adequado. Geralmente, trata-se com antibióticos e xaropes anti-inflamatórios, confinamento do animal, longe do frio, vento e locais úmidos.

Prevenção?

Vacinação! A coisa mais importante quando se adota ou compra um animal é colocar em dia as vacinas, elas podem prevenir inúmeras doenças e garantir uma vida saudável ao seu bichinho.
As indicadas são: anti-rábica e vacina múltipla (contra cinomose, hepatite, leptospirose, parvovirose, coronavirus e parainfluenza).

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *