Skip to content

Banho e tosa: Saiba a importância dessas práticas para o seu pet!

agosto 17, 2015
banho-e-tosa

Está na hora de seu bichinho tomar banho ou tosar e você não sabe qual a maneira adequada? Essa pode ser a dúvida de muitas pessoas que possuem animais de estimação, se você quer um animal cheiroso e com os pêlos em dia conheça alguns procedimentos que devem ser levados em conta.

Como dar banho em animais de estimação

Muitas pessoas preferem optar por levar o seu animal ao pet shop para tomar banho, devido a comodidade de ter profissionais para cuidar de seu bichinho. Porém algumas pessoas, por falta de tempo, ou de dinheiro, preferem por dar banho no cachorro em casa mesmo, mas se você prefere a segunda opção conheça alguns procedimentos que devem ser realizados.

Primeiramente você deve saber que não basta passar sabonete e enxaguar o seu cão para que ele esteja limpo. Para um banho completo você precisará de uma tolha para tirar o excesso de água após o banho, se lembre de deixar ela a mão para que seu bichinho não sinta frio. Dê banho em água morna em uma banheira ou bacia. Utilize shampoo específico para cães, pois outros tipos podem causar alergias, além disso coloque algodões nos ouvidos para evitar que entre água durante o banho.

Na hora de dar banho é preciso fazer desse momento algo agradável, uma vez que a maioria dos animais não gostam de tomar banho. Uma dica é fazer carinhos e até mesmo oferecer petiscos para que ele se acalme.

Antes de começar o banho, limpe os ouvidos de seu animal de estimação. Essa limpeza é essencial, mas apenas superficialmente, o veterinário é quem deve limpar a região interna. Em hipótese nenhuma introduza um cotonete no ouvido de seu animal, pois poderá machucá-lo. Se necessário, utilize gaze ou algodão para limpar a região externa da orelha. Depois coloque ele na água e ensaboe, lembre-se que o banho do seu animal não deve ser longo. Após o banho seque com uma toalha e se necessário com o auxilio de um secador.

Benefícios de tosar os cães

A tosa é um procedimento que consiste em eliminar o excesso de pelos nos cachorros, isso serve para manutenção da higiene, limpeza e também por estética. A tosa canina pode ser dividida em dois tipos a grooming e trimming. O grooming é uma tosa realizada em um Pet shop onde o pelo é aparado com uma tesoura ou cortador. A trimming  é uma tosa mais específica sendo feita para eventos importantes como feiras e exposições, em que serão analisados itens de estética.

Uma coisa importante a se saber é que a  tosa deve ser feita por um profissional da área, por isso, antes de mandar o seu cachorro para um pet shop conheça a equipe de profissional que vai cuidar dele e os cuidados que serão realizados. Visite o estabelecimento e confira as condições de higiene e como eles tratam os outros animais. Assim, tome todos os cuidados necessários, principalmente, se o seu  cachorro tem alergia ou algum outro problema de pele.