Raças de cavalos

Quando se pensa em cavalos, muitos acham que são todos bastante parecidos. No entanto, existem diversos tipos e cada um com suas diferenças. Mas então, quais são as principais raças de cavalos?

Dentre elas, as mais famosas são Árabe, Lusitano, Andaluz, Quarto de Milha e Appaloosa. No nosso país, o Mangalarga surgiu no século XIX desenvolvido por criados brasileiros e é o destaque. Vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas nesse artigo.

História dos cavalos

Todos os cavalos vieram da Equus caballus, mas existem diversas raças no planeta, assim como para os outros animais. Elas foram sendo criadas ou surgindo de acordo com as necessidades humanas ou a adaptações ambientais.

Os cavalos foram domesticados há cerca de 3 mil anos atrás e são descendentes do pré histórico Hyracotherium, que viveu por volta de 50 milhões de anos atrás! Além disso, ainda existe uma divisão de quatro grupos para as principais raças de cavalos atuais:

  • Cavalos de sangue muito quente (Animais de forte temperamento, como o Puro Sangue Inglês e Árabe)
  • Cavalos de sangue quente (Raças de desporto e sela, como Andaluz, Appalosa e Quarto de Milha)
  • Cavalos de sangue muito frio (Animais voltados ao trabalho pesado, como o Percheron)
  • Pôneis (Cavalos que medem menos que 1,44 m)

Principais raças de cavalos

  • Árabe

Podendo estar nas pelagens castanho ou preto, a raça Árabe mede entre 1,47 m e 1,57 m. É mais usado para competições como corridas e salto de obstáculos, além de lazer. É também a raça mais antiga do planeta tendo registros no século XX a.C!

  • Lusitano

É uma das principais raças de cavalo que aparece na pelagem tordilha ou castanha provenientes da mistura entre Árabes e Berberes. Machos medem 1,60 m e fêmeas 1,55 m geralmente sendo um cavalo de sela. E por ser de extrema confiabilidade é muito usado por iniciantes.

  • Andaluz

Essa raça mede por volta de 1,57 m, nas pelagens tordilho, alazão ou castanho e é muito usado para selas e shows como touradas. É um cavalo que teve influência na raça espanhola que por sua vez influencia quase todas as outras da América Latina.

  • Quarto de Milha

Mesmo sendo uma das principais raças de cavalos, é uma das poucas que pode possuir todas as pelagens. Mede entre 1,52 m e 1,62 m e geralmente é usado para trabalho com gado ou sela. São doces, versáteis, rústicos (tendo uma musculatura bem forte) e muito inteligentes.

  • Appaloosa

Tem cinco pelagens oficiais, podendo ser blanket, marble, leopard, snowflake ou frost. Mede entre 1,47 m e 1,57 m e é muito usado para sela. Também um cavalo reprodutor e muito usado em competições devido à sua boa índole, vigor físico e consistência.

  • Mangalarga

Como dito anteriormente, essa é uma das principais raças de cavalos no Brasil. Sua pelagem é principalmente castanha e tem uma altura média de 1,55 m. Normalmente é usado para passeio ou trabalho com gado tendo sendo sua principal característica marchar com base dupla de contato ou apoio.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *