Shitzu

Shih tzu: Conheça aqui as características da raça e mais! Confira!

O seu nome significa pequeno leão, porém essa bolinha de pelos não tem nada de feroz. Originário do Tibete, essa o Shih tzu o é muito companheira e extrovertida. Veja aqui mais sobre esse animal:

Características do Shih tzu

O Shih tzu é o cachorro ideal para aqueles que vivem em apartamentos. Pela sua característica pacata e amiga, ele se adapta bem a ambientes pequenos e fechados.

Além de ideal para apartamentos, essa raça se da bem com todo mundo, você não terá problemas com ele caso receba muitas visitas em casa. Ele é um cachorro altamente sociável por característica.

Por ser sociável, o Shih tzu não gosta de ficar sozinho. Não significa que ele não possa ficar sozinho, porém essa raça costuma apresentar sintomas de estresse quando deixados por muito tempo sem a companhia de ninguém.

E você também não vai querer ficar muito tempo longe do seu, ele é uma das raças mais companheiras e amáveis que existe. Com o tempo e adquirindo confiança, o Shih tzu cumpre com maestria a máxima de ser “o melhor amigo do homem”.

Além de todas essas características, é um cão muito inteligente. Você não precisará ensinar várias vezes as mesmas coisas a ele, rapidamente ele aprende e obedece regras. Sendo muito fácil para treinar.

Com pouca energia, essa raça não precisa praticar muitos exercícios e quando praticados, os exercícios não podem ser de muita intensidade. Eles não são fortes, nem resistentes a corridas por exemplo.

Shitzu

Saúde da raça

O Shih tzu na maioria das vezes possui uma saúde de ferro e você não terá muito problema para manter-lo saudável. Porém, existem algumas características que o tornam propenso a algumas enfermidades.

Algumas doenças que são mais freqüentes nessa raça são:

Alergias, o Shitzu pode desenvolver três tipos de alergias, a comida, de contato e respiratórias. Todas elas são tratáveis através de restrições na dieta e medicamentos.

Displasia canina do quadril se caracteriza pela má formação da articulação do quadril do Shih tzu. Essa má formação pode causar dor e lentidão ao cachorro.

Infecção de ouvido, pelo fato do Shih tzu ter as orelhas que provocam um ambiente escuro e úmido nos ouvidos, a freqüência de infecções pode ser grande nessa área. Recomenda-se sempre secar bem essa região após o banho.

Problemas nos olhos, esse tipo de problema costuma ser bastante freqüente nessa raça devido aos grandes globos oculares característicos do Shitzu. Podendo ocorrer inflamações de diversos tipos.

Cuidados com o Shih tzu

O Shih tzu não se importa muito com o ambiente em que ele vive, a necessidade maior dele é a de estar junto ao seu dono. Não importando se você vive em uma grande casa ou numa kitnet.

Por não ser muito ativo você deve ter o cuidado de não submeter o seu amigo a muitos exercícios. Pequenas caminhadas uma vez ao dia são suficientes para manter-lo feliz e saudável.

Outro cuidado que você deve ter com o Shih tzu é o de evitar que ele passe calor, assim como a maioria dos cachorros de cara curta, o Shih tzu é bastante sensível a altas temperaturas. Em dias quentes, ambientes refrigerados são como paraíso pra a raça.

Por fim você deve tomar cuidado com alturas, esse cãozinho não tem muita noção das alturas que são seguras para ele pular. Podendo causar machucados, o Shih tzu pula de lugares que só seriam seguros se ele pudesse voar.Shitzu

Shitzu Mini

Fugindo do padrão da raça, algumas pessoas comercializam o Shih tzu na versão mini. Por vezes chamados de toy, micro, zero e anão, a raça não possui em esse padrão na sua versão original.

Além de não reconhecido como uma versão oficial da raça, o Shitzu mini pode ter diversos problemas de saúde como fragilidade física, problemas respiratórios e cardíacos e há até casos de convulsões.

Por esses fatores não é recomendável adquirir o Shih tzu mini, você estará contribuindo pela descaracterização da raça original.

Valor

Como você pode conferir no texto, o Shih tzu é uma raça apaixonante e muito companheira do seu dono e se você está desejando possuir um, saiba que até o preço dele é uma gracinha quando comparado a cachorros com valores de 4 dígitos.

Você pode comprar o seu Shih tzu por valores que variam de R$ 300 a até R$ 750. Essa variação ocorre conforme os pais do cachorro, a pureza da raça e o canil que ele foi criado.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *