shih tzu

Shih tzu: Características, cuidados com o animal, valores e muito mais!

Shih tzu significa pequeno leão, porém essa bolinha de pelos não tem nada de feroz! Por ser associada ao Budismo, é uma das raças mais apreciadas na China. Embora haja relação com a China, essa raça tem origens no Tibete, no século 17, quando era tido como um “cão sagrado”. Essa raça se tornou popular no Brasil na década de 70 e é conhecido por ser muito companheiro e extrovertido.

Se você quer ter um companheirinho da raça Shih tzu é importante saber suas características antes de comprar ou adotar um filhote. Falaremos mais sobre isso a seguir! Continue lendo e saiba tudo sobre essa fofura!

Características do Shih tzu

shih tzu filhote
O shih tzu é ou não é uma fofura?

O Shih tzu é o cachorro ideal para aqueles que vivem em apartamentos. Pela sua característica pacata e amiga, ele se adapta bem a ambientes pequenos e fechados.

Além de ser um cachorro ideal para apartamentos, essa raça se da bem com todo mundo, você não terá problemas com ele caso receba muitas visitas em casa. Ele é um cachorro altamente sociável por característica.

Por ser sociável, o Shih tzu não gosta de ficar sozinho. Não significa que ele não possa ficar sozinho, porém essa raça costuma apresentar sintomas de estresse quando deixados por muito tempo sem a companhia de ninguém.

E você também não vai querer ficar muito tempo longe do seu, ele é uma das raças mais companheiras e amáveis que existe. Com o tempo e adquirindo confiança, o Shih tzu cumpre com maestria a máxima de ser “o melhor amigo do homem”.

Além de todas essas características, é um cão muito inteligente. Você não precisará ensinar várias vezes as mesmas coisas a ele, rapidamente ele aprende e obedece regras. Sendo muito fácil para treinar.

Os Shih Tzu gostam de ficar no colo, receber carinho, afeto e amor de seus donos e ficam extremamente felizes sentados no sofá ao seu lado por horas enquanto você faz cafuné nele. Essa é uma raça nobre, que certas vezes é entendida por arrogância e insolência, outras em coragem e educação.

Independente, brincalhão, curioso e sempre tentará ter sua vontade satisfeita. Esse cão estar perto dos donos e ser mimado, mas também não abre mão da sua liberdade. E, quando der uma ordem, seja amável e firme, pois às vezes ele perece ignorá-la. Tem um jeito muito sociável com outros cachorros e/ou animais, especialmente com os gatos e, por também com estranhos.

Características físicas

Tem corpo robusto, consistente e bem peludo. Suas patas são curtas, com bons ossos e musculosas. Ele possui um cabeção redondo, orelhas largas, caídas e cheias de pelos, já a cauda é alta, acima das costas e parece um espanador de pelos longos. Em falar em pelos, esse é longo e denso, além de ser em vários tons.

Sem exceção, todos os filhotes de Shih Tzu nascem com o nariz cor de rosa e as rimas dos olhos são despigmentadas, mas devem estar pigmentado até 45 dias de idade. É incomum um Shih tzu olho azul ou verde, isso é uma falta gravíssima na raça onde tende ao albinismo.

Com pouca energia, essa raça não precisa praticar muitos exercícios e quando praticados, os exercícios não podem ser de muita intensidade. Eles não são fortes, nem resistentes a corridas por exemplo.

Shitzu

Saúde da raça

O Shih tzu na maioria das vezes possui uma saúde de ferro e você não terá muito problema para manter-lo saudável. Porém, existem algumas características que o tornam propenso a algumas enfermidades.

Algumas doenças que são mais freqüentes nessa raça são:

Alergias, o Shih tzu pode desenvolver três tipos de alergias, a comida, de contato e respiratórias. Todas elas são tratáveis através de restrições na dieta e medicamentos.


📌 Quer saber como cuidar melhor do seu shih tzu? Conheça então o Manual do Shih Tzu clicando aqui e tire todas as suas dúvidas e saiba como dar a melhor qualidade de vida para o seu companheirinho!


Displasia canina do quadril se caracteriza pela má formação da articulação do quadril do Shih tzu. Essa má formação pode causar dor e lentidão ao cachorro.

Infecção de ouvido, pelo fato do Shih tzu ter as orelhas que provocam um ambiente escuro e úmido nos ouvidos, a freqüência de infecções pode ser grande nessa área. Recomenda-se sempre secar bem essa região após o banho.

Problemas nos olhos, esse tipo de problema costuma ser bastante freqüente nessa raça devido aos grandes globos oculares característicos do Shih tzu. Podendo ocorrer inflamações de diversos tipos.

Cuidados com o Shih tzu

O Shih tzu não se importa muito com o ambiente em que ele vive, a necessidade maior dele é a de estar junto ao seu dono. Não importando se você vive em uma grande casa ou numa kitnet.

Por não ser muito ativo você deve ter o cuidado de não submeter o seu amigo a muitos exercícios. Pequenas caminhadas uma vez ao dia são suficientes para manter-lo feliz e saudável.

Outro cuidado que você deve ter com o Shih tzu é o de evitar que ele passe calor, assim como a maioria dos cachorros de cara curta, o Shih tzu é bastante sensível a altas temperaturas. Em dias quentes, ambientes refrigerados são como paraíso pra a raça.

Por fim você deve tomar cuidado com alturas, esse cãozinho não tem muita noção das alturas que são seguras para ele pular. Podendo causar machucados, o Shih tzu pula de lugares que só seriam seguros se ele pudesse voar.

Essa raça requer um cuidado especial e diário com seus pelos, uma medida para prevenir que eles embaracem e evitar arranhões nos olhos. Seus dentes também precisam de escovação regular e recomenda-se não deixa-lo exposto a altas temperaturas. E outra coisa muito importante, limpe sempre as necessidades do cão pra que ele não as coma.

Entre seis a oito semanas, o Shih Tzu é sensível ao deslocamento de tíbia, devido a seu focinho curto, ele pode sofrer com obstruções nasais.

O Shih tzu é um cachorro pequeno, chegando aos 30 cm no máximo e sua expectativa de vida de 12 a 16 anos. Em média são três filhotes por ninhada. Possui pelagem longa e s cores mais populares são preto, marrom ou branco, mas podem nascer bicolores.

Shitzu

Shih tzu Mini

Fugindo do padrão da raça, algumas pessoas comercializam o Shih tzu na versão mini. Por vezes chamados de toy, micro, zero e anão, a raça não possui em esse padrão na sua versão original.

Além de não reconhecido como uma versão oficial da raça, o Shih tzu mini pode ter diversos problemas de saúde como fragilidade física, problemas respiratórios e cardíacos e há até casos de convulsões.

Por esses fatores não é recomendável adquirir o Shih tzu mini, você estará contribuindo pela descaracterização da raça original.

Quanto custa um filhote? Qual é o valor?

Como você pode conferir no texto, o Shih tzu é uma raça apaixonante e muito companheira do seu dono e se você está desejando possuir um, saiba que você pode comprar o seu Shih tzu por valores que variam de R$ 400 a até R$ 1500. Essa variação ocorre conforme os pais do cachorro, a pureza da raça e o canil que ele foi criado.

Principais características de personalidade

shih tzu adulto

Vivaz; extrovertido; brincalhão; alerta; gentil; leal; amigável; astuto; corajoso; ativo; feliz; inteligente; afetuoso; independente.

O animal perfeito para cidade, acostumando-se facilmente ao ritmo acelerado, barulhos e apartamentos. No campo eles amam correr pelos gramados, mas por serem frágeis, é melhor que permaneçam dentro de casa.

Eles são enérgicos, amam brincadeiras. Não oferecem perigo algum, por isso são usados como cães para crianças e idosos. Intolerantes ao calor e frio, além de não necessitar de exercícios físicos, mas como todo animal, precisam manter o corpo ativo.

Diferenças entre o Shih tzu americano e o Shih tzu europeu

Americano

  1. Pernas mais altas e as da frente são mais alinhadas com o peito;
  2. O peito é pequeno;
  3. Cabeça um pouco quadrada e o pescoço é longo e fino;
  4. Olhos pequenos;
  5. Ombros mais para frente.

Europeu

  1. Pernas menores e parecem estar levemente dobradas;
  2. Peito largo e imponente;
  3. Cabeça é maior e redonda e o pescoço é um pouco mais curto e robusto;
  4. Olhos salientes e grandes.
  5. Os ombros deste levemente inclinados para trás.

Posso tosar o meu Shih Tzu?

A tosa é uma das orientações em relação aos cuidados com o Shih Tzu, isso porque essa raça possui o pelo alongado e muito propenso a formação de nós. E graças a sua pelagem longa e cheia existem diferentes tipos de tosas, que falaremos mais a seguir:

Tosa de filhote:

Como o próprio nome já sugere, essa tosa busca reproduzir a pelagem do filhote, mesmo quando ele já é um animal adulto. Nestes casos o pelo do corpinho e das patas é tosado bem curto, deixando a cauda, cabeça e orelhas mais longos. É ideal para quem quer evitar os nós no cãozinho e para quem não tem muito tempo para pentear o animal.

Tosa longa:

shih tzu de tosa longa

A tosa longa é aquela tradicional dos concursos de beleza de shih tzus, de forma que toda pelagem do animal (inclusive corpo e patas!) ficam mais longas, formando um pelo comprido e sedoso. Apesar o cachorrinho ficar lindo e fofo com esse penteado, é importante saber que se você optar por esse tipo de tosa terá de tomar muito cuidado com com a escovação, que deve ser feita diariamente, usando uma escova adequada e produtos indicados para amaciar o pelo do animal. Essa tosa também é linda porque permite fazer penteados no seu shih tzu, colocando lacinhos, por exemplo.

Tosa de pelúcia ou tosa de leão:

shih tzu tosa do leão

No começo deste artigo nós te contamos que o shih tzu também é conhecido como “cão leão” e esta tosa faz referência a essas características do animal. Esse tipo de tosa se parece um pouco com a tosa de filhote, mas o objetivo é deixar o pelo em volta da cabeça um pouco mais volumosa, para parecer um leão. Uma das vantagens deste tipo de tosa é que o pelo do animal embola menos.

Tosa japonesa:

shih tzu tosa japonesa

Você com certeza já teve ter visto fotos de shih tzu tosados de maneiras diferentes e engraçadas, certo? Essa é a tosa japonesa, e é muito comum também em concursos de beleza. A tosa japonesa pode ter formatos arredondados, triangular e em alguns casos até quadrada!

Apesar de fofinha, esse tipo de tosa não é tão comum e deve ser feita por um especialista.

Preciso tosar o meu shih tzu no verão? E no inverno?

Como o Brasil é um país com temperaturas mais altas durante as estações mais quentes, você pode aumentar o conforto do seu animal fazendo uma tosa mais curta durante a estações mais quentes, porém não precisa deixar o seu bichinho completamente sem pelos, viu? Uma tosa curta já resolve e vai aliviar o calor.

Já em relação ao inverno, o nosso país não possui temperaturas tão rigorosas, e por isso o ideal é deixar a pelagem do shih tzu mais natural. Uma tosa higiênica, por exemplo, basta.

Guia Como Cuidar de um Shih Tzu

guia como cuidar shih tzu

Ainda tem dúvidas sobre como cuidar do seu shih tzu para que ele seja um cachorro saudável e feliz? Que tal conhecer então o material digital “Como cuidar de um Shih Tzu, o Guia Completo“? Trata-se de uma material feito por especialistas (e amantes dos animais!) em quatro módulos onde você vai aprender absolutamente tudo sobre a raça!

Os módulos do Guia Como Cuidar de um Shih Tzu são:

  • Principais dúvidas sobre o shih tzu
  • Como adestrar e educar
  • Cuidados do dia a dia
  • Tudo sobre a raça

E você ainda leva um bônus de como cuidar de um filhote.

Um dos atrativos do guia também é o fato de que os produtores oferecem uma garantia de sete dias, que significa que se você não ficar satisfeito com o que recebeu é possível pedir o seu dinheiro de volta em até sete dias. Isso só é possível porque eles realmente confiam que você vai gostar!

comprar guia shih tzu

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

One thought on “Shih tzu: Características, cuidados com o animal, valores e muito mais!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *