Samoieda

Samoieda: Quais as características? E como é a saúde? Preço?

Muito amigáveis e gentis, os cães da raça Samoieda originalmente foram criados para caçar e apesar do instinto caçador, é uma raça que não faz mal a ninguém.

Características do Samoieda

O Samoieda é uma raça originária da Sibéria e possui diversas características que vão te deixar apaixonado por essa bola de pelos.

Quanto à capacidade de se adaptar, essa não é uma raça recomendável para apartamentos, eles precisam de espaço para correr e explorar. Outra coisa que o Samoieda não gosta é de ficar sozinho, ele precisa sempre de companhia.

Mais uma característica importante dessa raça é que ele não gosta do calor, originário da Sibéria, o  se adapta melhor a climas frios.

Agora, se você procura uma raça de cachorro amiga, essa raça é o mais indicada para ser seu nova companheira. Com forte sentimento de afeição pela sua família, o Samoieda é um cachorro que adora crianças e não estranha facilmente novas pessoas.

Fatos da raça

O Samoieda realiza a troca de pelos uma ou duas vezes ao ano e manter a casa limpa nesses períodos pode ser um desafio. Ele perde realmente muito pelo durante as trocas.

Trata-se de um cachorro muito ativo, não espere que ele fique sentado quietinho. Por isso para ter essa raça você deve estar disposto a manter-lo em atividade através de jogos, caminhadas e brincadeiras.

Samoieda

Saúde do Samoieda

De maneira geral o Samoieda costuma ser uma raça bastante saudável, porém ele tem alguns pontos fracos e você deve ficar atento a isso.

Abaixo você confere uma lista de doenças que que a raça tem pré disposição.  Não significa que o seu cachorro irá desenvolver as doenças que vou listar, mas a propensão para desenvolver-las é maior;

  • Glaucoma, se caracteriza pelo aumento da pressão no olho e os sintomas se define pela perda parcial da visão e dor. Para tratar o glaucoma em cachorros você pode estar optando por cirurgia oftalmológica ou então colírios específicos, conforme cada caso.
  • Displasia do quadril, de origem genética, essa doença se caracteriza pelo não encaixe perfeito do fêmur na articulação do quadril. Conforme o cachorro vai ficando mais velho pode desencadear uma artrite por exemplo.
  • Hipotireoidismo, se caracteriza pela disfunção no funcionamento da glândula tireoide e em cachorros da raça Samoieda, a incidência dessa doença costuma ser bem comum.
  • Diabetes, outra característica de saúde da raça Samoieda é a propensão de se desenvolver diabetes. Caracterizada por uma desordem em que o corpo não consegue controlar os leveis de açúcar no sangue, a diabetes pode até matar se não tratada propriamente.

Quais os Cuidados?

O Samoieda é uma raça muito bonita e desejada, porém existem alguns cuidados específicos que você deve ficar atento antes de adquirir o seu.

Mantenha seu cachorro mentalmente desafiado através de jogos e brincadeiras, eles são muito ativos tanto fisicamente como mentalmente, eles precisam manter essas duas características sempre ativas para não entrar em depressão.

Apesar de ser uma raça muito ativa, o Samoieda não pode ser submetido a exercícios sob altas temperaturas, originário de uma região gélida, essa cão não possui resistência ao calor.

Outro cuidado que você deve ter com o seu é o de evitar que ele brinque e pule em superfícies muito duras. Devido à sensibilidade nas articulações, superfícies como gramados são as mais recomendáveis.

Para finalizar, lembre se sempre de colocar o seu cachorro em contato com outras pessoas e cães, apesar de muito sociáveis, o Samoieda costuma apresentar um comportamento tímido quando não está habituado a conhecer outras pessoas.

Samoieda

Qual Valor? Qual o preço?

O Samoieda é uma raça que exige cuidados especiais, habituado ao clima frio, esse cachorro não é o mais indicado para regiões quentes e o seu valor não é dos mais baratos.

Se você gostou das características dessa raça e está pensando em adquirir um, o preço médio desse cachorro, com todas as vacinas iniciais em dia gira em torno de R$ 3.500 a R$ 4.000.

Apesar de ser um pouco caro, a beleza e a raridade do Samoieda justificam o valor da raça.

Samoieda preto

Tradicionalmente branco, o Samoieda é uma raça de cachorro que raramente apresenta a cor preta. Sem comprovação cientifica da raça na cor preta, acredita-se que os Samoiedas pretos possuem essa característica devido a alguma mutação genética.

Não sendo essa uma característica normal da raça, os Samoieda pretos são muito raros e dificilmente você o encontrará disponível para venda.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *