Queimadura em cães

Queimadura em cães: O que fazer quando o seu cão se queimar? Descubra!

Queimadura em cães podem acontecer acidentalmente e você deve saber tudo o que pode e não pode fazer nesse momento de tensão. Veja a seguir!

Ver o nosso cãozinho sofrendo por uma queimadura pode ser assustador. Mas você deve estar preparado caso essa infeliz situação aconteça com seu animal. Por isso preparamos um artigo especial para lhe ensinar e dar as dicas do que fazer caso o seu cachorrinho se queime. Há diversas táticas de acordo com o tipo de queimadura. Há coisas que você deve fazer imediatamente e atitudes que não deve fazer senão piora a situação do animal. Veja tudo isso a seguir.

Meu cachorro se queimou e agora?

Os cachorros domésticos e de companhia sofrem alguns riscos de acidentes dentro de casa. Assim como nós humanos, eles podem se queimar com fogo, com comida quente, com óleo quente, com produtos de limpeza corrosivos, com algo muito gelado, com o sol e etc.

Abaixe a temperatura do local

Há certos procedimentos de primeiros socorros que devem ser feitos de acordo com o tipo de queimadura que o cachorro teve e alguns que são para todos os tipos. A primeira coisa que se deve fazer quando o cão se queimar é abaixar a temperatura do local queimado com água, de preferência corrente. Se o seu cão se queimou com algo quente que caiu sobre ele, tipo óleo, leve imediatamente ele para um lugar onde você possa molhar a parte afetada imediatamente. Assim que começar a baixar a temperatura local a queimadura cessa e a dor vai diminuindo.Queimadura em cães

Em caso de óleo quente ou produto de limpeza corrosivo

Após baixar a temperatura local com água, se a queimadura for feita por óleo quente ou alguma produto de limpeza corrosivo você deve limpar o local para tirar totalmente o que o fez queimar e evitar possíveis contaminações. Limpe com uma gaze e água. Tire o excesso do óleo ou todo o produto corrosivo da pele do cachorro. Certifique-se que a área está totalmente limpa, cubra o local com mais um gaze limpa para evitar que pouse insetos e leve o seu cão diretamente para uma clínica veterinária. Isso é necessário para que ele receba o tratamento adequado por um profissional.

Queimadura por gelo

Se a queimadura do cão for por neve, gelo ou algo muito gelado, o ideal é você leva-lo imediatamente para um local fora do frio. É necessário equilibrar a temperatura da queimadura com água morna. Como foi uma queimadura de congelamento o ideal é voltar a para temperatura normal. Logo após leve o seu cão para o veterinário analisar o caso e passar o tratamento ideal para curar essa queimadura.

Queimadura de sol

Se for uma queimadura provocada por sol, mantenha o cachorro bem hidratado. Molhe o local queimado com gaze. Evite colocar hidratante ou qualquer outra coisa antes de o veterinário examinar o seu cachorro e dizer o que você pode fazer para amenizar a queimadura de sol.

Queimadura na boca e na garganta

Se o seu cachorro tiver engolido algum produto químico corrosivo e tiver queimado a boca e garganta, não provoque o vômito nele. Isso pode piorar e queimar ainda mais suas vias aéreas. Dê água ou leite para ele beber e corra imediatamente para uma clínica veterinária.

Queimadura em cães

Queimadura em cães: O que fazer para evitar?

É fato que os cachorros amam a companhia de seus donos e querem ficar por perto todo o tempo que for possível. Isso inclui a hora que seus donos estão na cozinha preparando alguma comida. Esse é um momento perigoso e que costuma causar a maioria dos casos de queimadura em cães. Eles podem derrubar alguma panela do fogão que está muito quente, com óleo ou água fervente. Para evitar esses terríveis acidentes e para que o seu cachorrinho não sofra uma queimadura que pode ser muito grave, evite que ele fique na cozinha e perto das coisas que estão fervendo. Deixe ele do lado de fora e tranque a cozinha nesse momento. É sempre melhor evitar do que remediar.

Algumas pessoas nunca param pra pensar em como o chão da rua ou o asfalto podem estar quentes em determinadas horas do dia para levar o cãozinho para passear. Nós humanos estamos sempre calçados e não percebemos o quanto o chão está quente. Os cães pisam com suas patinhas puras no chão e podem queimar de forma séria. Evite levar o seu cachorro para passear nas horas mais quentes do dia. Procure locais com sombra. Se o seu cachorro se recusar a andar e quiser só ficar na sombra, isso quer dizer que o chão está muito quente e queimando suas almofadinhas e ele está sentindo dor.Queimadura em cães

Para cães com a pele muito clara e sem pelos é necessário usar um protetor solar próprio para cães. Isso irá evitar as queimaduras solares, insolações e câncer de pele. Você encontra esses protetores solares próprios em petshops.

Curtiram as dicas sobre queimadura em cães? Para outras dúvidas e sugestões nos deixe comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *