O Labrador Retriever é uma raça queridinha, que encanta pela beleza, afetuosidade, muito dócil e que se dá bem com todos ao seu redor. No entanto, é um cão de raça pura com pré-disposição para certas doenças, comuns da raça.
Um excelente cão de guarda e companheiro maravilhoso em casa, se você tem um Labrador em casa, é de suma importância conhecer bem essas doenças para saber como trata-las e zelar pela saúde do seu animal.
Doenças mais comuns da Raça Labrador Retriever
Atrofia Progressiva de Retina (APR)
É a má funcionalidade de elementos dos tecidos que formam a retina. Ocorre nos dois olhos, é hereditária e irreversível, ou seja, progride até a cegueira total. Pode ser percebida com a perda de visão noturna do cão e é diagnosticada com o eletrorretinografia (EG), um exame indolor, que estuda a resposta da retina a estímulos luminosos.
Catarata
Também causadora de cegueira em cães desta raça, a catarata é muito comum em Labradores e pode ser tratada, exceto quando aparece no mesmo período que a APR, neste caso, não há cura.
Displasia coxofemoral
Essa doença faz com que o Labrador desenvolva uma má formação esquelética do quadril, fazendo com que a cabeça do fêmur não encaixe corretamente na tomada pélvica. Isso causa uma dor muito forte nos cães, fazendo com que eles sofram de claudicação e pode desenvolver sérios problemas de artrite.
Torção gástrica
É uma torção e congestionamento do estômago do Labrador, ocasionando gases e inchaços do abdômen. Esta doença causa uma dor insuportável no animal e pode levar a óbito, se não tratada. Salivação e agitação excessiva, ânsias de vômito e muita força ao defecar, são sinais claros de torção gástrica. Fique atento!
Miopatia Centro Nuclear
Comum em filhotes de Labradores, esta doença aparece nas primeiras oito semanas até o quinto mês de vida, causa atrofia musculares e gera problemas seríssimos de coordenação motora do cão, que piora com o passar dos anos. Não é fatal, mas suas consequências em longo prazo podem desenvolver outras doenças, como afetar a respiração do Labrador.
Displasia de cotovelo
Também muito comum na raça, esta doença ocasiona em más formações nas articulações de cotovelo, causando dor e prejudica a boa funcionalidade dos membros anteriores.
Cuidados com labradores
Para que seu Labrador tenha uma vida saudável, mesmo com todas essas doenças, é de suma importância que o dono mantenha a vacinação do cão em dia, todas os cuidados necessários com pelo, higiene e alimentação também são fundamentais. Exercícios diários ou semanais como caminhadas, pequenas corridas e brincadeiras ajudam muito a prolongar a vida útil dos músculos do cão, fazendo com que essas doenças se desenvolvam mais tardiamente.
Vale destacar ainda que, um cachorro é um ser vivo que precisa de tanto cuidado quanto uma criança, por exemplo. Por isso, ao levar um pet para casa, tenha em mente a responsabilidade que está adquirindo, os custos que esse animal vai ter e, principalmente, se for um Labrador Retriever, haja vista as doenças comuns da raça.
Meu labrador está triste com os olhis lacrimejando e sem querer comer.
Oi, Branca! Procure um veterinário para avaliar o estado do seu pet.