Skip to content

Dermatite: Saiba quais são sintomas para poder entender como evitar e tratar o seu cachorro!

junho 7, 2019
dermatite

A dermatite canina é um problema muito comum entre os pets. Consiste em uma infecção na pele que pode causar feridas, vermelhidão e muita coceira no animal. Esse problema pode ser crônico ou temporário e é comum afetar os cães com até 6 anos de idade.

Se você ainda não conhece essa doença, continue conosco e descubra tudo sobre ela a seguir para que você possa dar o melhor tratamento ao seu cãozinho!

Quais são as causas e sintomas?

dermatite canina causas

Vários fatores poderão causar a dermatite nos cães e ela é mais comum principalmente nos animais que possuem o sistema imunológico mais fragilizado.

Algumas das principais causas são:

  • Fungos e bactérias
  • Alimentação
  • Sarnas, carrapatos e pulgas
  • Alergia a produtos
  • Atopia
  • Problemas hormonais

Além do mais, alguns cães podem ter a dermatite autoimune, ou seja, ela será ocasionada devido a um componente do próprio corpo do animal.

Agora que você já conhece as causas, também é fundamental que você conheça os sintomas dessa doença, assim será mais fácil identificar se o seu animal de estimação possui ou não ela.

Alguns dos sintomas mais comuns da dermatite canina são:

  • Coceira
  • Perda de pelo
  • Vermelhidão
  • Pele seca
  • Inchaço

Caso o seu animal esteja apresentando esses sintomas, o recomendável é que você procure um veterinário.

Como tratar dermatite canina?

O tratamento mais adequado para a dermatite do seu cachorro irá variar conforme a causa dessa doença, por isso é fundamental que o médico faça alguns exames antes de indicar o melhor tratamento.

Na maioria dos casos o diagnóstico da doença é bem simples e é possível descobrir as causas do problema apenas com um exame. Em outros casos o diagnóstico pode ser mais complexo e será necessário várias etapas até se descobrir a causa da doença.

Depois que for descoberto qual foi a causa daquele problema o veterinário irá indicar qual o melhor medicamento para fazer o tratamento, que poderá ser  para combater os principais sintomas da doença que são a coceira e inflamação ou para o causador da doença. Além do mais, o uso de shampoos também pode ser indicado.

Qual o melhor remédio nesse caso e tem cura?

O melhor remédio para o tratamento deve ser repassado por um veterinário, mas geralmente é indicado o uso de anti-histamínicos como o clorfeniramina, o prednisolona, o clemastine e a hidroxizina.
1Z0-447 dumps
H31-321 dumps
Infelizmente a dermatite atópica é uma doença que não tem cura, por isso você deverá cuidar bem do seu animalzinho para conseguir ter o controle da doença e melhorar a qualidade de vida dele.

Dermatite canina é contagiosa?

É comum que muitas pessoas fiquem em dúvidas se a dermatite canina é contagiosa, pois alguns animais acabam tendo muito contato com o seu dono e dormem dentro de casa, mesmo estando com a doença.

Mas a resposta é não, de acordo com pesquisas feitas por Rita Carmona, Médica Veterinária e Mestre em Ciências, a dermatite não é contagiosa nem para outros cachorros nem para os seres humanos. Então  você não precisa se preocupar que não irá pegar essa doença do seu pet, mesmo tendo contato direto com ele.

Saiba quais medidas preventivas você deve tomar

banho

Para que você possa prevenir a dermatite canina é fundamental que faça a higiene do seu pet muito bem. Você deverá secar bem o pelo dele após o banho, escová-lo com frequência e ficar atento a alimentação dele, pois caso ele coma algo diferente e dê alergia, esse alimento deve ser evitado.

Em alguns casos pode ser recomendável que o seu cachorro tenha uma dieta hipoalergênica. Além do mais, apostar em rações que não possuem glúten também pode ser uma boa opção, pois é possível encontrar várias marcas que oferecem esse tipo de ração.

Outra forma de prevenir essa doença no seu cão é mantendo a limpeza da sua casa e do local onde ele fica. Mas é importante tomar cuidado com os produtos que serão utilizados para que eles não possam fazer mal a sua saúde. Optar por produtos próprios para ambientes que tem cachorro é uma ótima opção.

Além do mais, também é fundamental que você leve o seu cachorro a um veterinário com frequência para dar uma conferida na saúde dele.

Ainda ficou alguma dúvida sobre a dermatite canina? Deixe um comentário que responderemos você a seguir!