Skip to content

Como cuidar de filhotes de cachorro: Veja nossas dicas!

janeiro 8, 2016

Ter um filhote de cachorro pode ser uma das grandes felicidades para muitas famílias. Eles trazem alegria e muito amor para o dia a dia das pessoas. No entanto, mais do que apenas carinho e atenção, estes filhotes também precisam de cuidados que são fundamentais nos primeiros meses de vida.

Neste artigo, vamos mostrar como cuidar dos filhotes de cachorro e mantê-los sempre saudáveis e felizes.

Como cuidar dos filhotes de cachorro?

Os cuidados com os filhotes de cachorro garantem o adequado desenvolvimento progressivo, tanto no aspecto motor quanto no aspecto comportamental.

Diversos aspectos da saúde do cãozinho, como o crescimento ósseo, estão relacionados à nutrição, aos exercícios e também aos cuidados com a rotina e o ambiente onde os filhotes de cachorro vivem.

Veja, a seguir, algumas das dicas de como cuidar dos filhotes de cachorro e manter a saúde deles sempre em dia:

Crie um ambiente adequado para os filhotes:

O ambiente onde os filhotes de cachorros ficam é muito importante para a saúde deles, assim como para a segurança. Procure locais sem terrenos acidentados, sem tampas de esgotos abertas ou quaisquer buracos e locais que possam causar algum acidente com os filhotes.

Retire quaisquer materiais perigosos como excesso de lixo, materiais com fios, cordões, evite deixar plásticos ou produtos que sejam tóxicos como os produtos de limpeza e de construção.

Deixe um local separado para que os filhotes de cachorro possam fazer suas necessidades. Este local precisa ser sempre limpo e sem umidade, usando-se as caixas sanitárias para este propósito;

Vacinação e vermifugação:

A vacinação é um dos itens mais importantes para garantir a saúde dos filhotes de cachorro na vida adulta, prevenindo diversas doenças. Há uma primeira aplicação de 3 vacinas com 1 mês de intervalo entre as doses. Estas vacinas auxiliam na prevenção de diversas doenças infectocontagiosas, sendo fundamental para a saúde dos filhotes.

A primeira dose deve ser feita aos 45 dias e as outras feitas em sequência. Após 6 meses do nascimento dos filhotes de cachorro também se deve fazer a vacinação com a antirrábica.

A vermifugação evita o desenvolvimento de vermes nos filhotes de cachorro, sendo importante que seja feito a partir das primeiras 2 semanas de vida. A vermifugação precisa ser feita a cada 3 meses nos filhotes de cachorros e também a cada 6 meses em cães adultos.

É importante também o controle de ectoparasitas como as pulgas e os carrapatos. Mantenha um calendário com o veterinário responsável;

Cuidados com a alimentação:

Os cuidados com a água e com a alimentação são fundamentais para manterem a saúde dos filhotes de cachorros. A ração deve ser de boa qualidade e precisa ser específica para o tempo de vida dos filhotes. Faça a reposição da ração pelo menos três vezes ao dia.

A água deve ser sempre fresca e limpa, estando disponível em local adequado para os filhotes, sendo trocada pelo menos duas vezes ao dia. Escolha recipientes que sejam feitos, preferencialmente, de aço inoxidável e também faça a limpeza destes utensílios, lavando-os com frequência.