Como ensinar meu cão a rolar

Como ensinar meu cão a rolar? Aprenda como ensiná-lo esse truque!

“Senta, deita e rola” – quem não adora que o seu cachorro faça isso, não é mesmo? É uma graça e simboliza muito respeito pelo dono. As duas primeiras ações são as mais simples de ensinar, mas e a terceira? Como ensinar meu cão a rolar? Tem muito cachorro que tem dificuldade em aprender e as vezes o dono não sabe exatamente como ensinar. Aliás, a comunicação com o mundo canino funciona diferente do nosso. Não é apenas falar, mas sim mostrar de uma forma que ele possa entender. Não sabe a linguagem dos cães? Calma que a gente vai ter ajudar a falar com eles e você vai ter um pet que senta, deita e ROLA!

Como ensinar meu cão a rolar: Dicas!

O método na verdade não é muito diferente de ensinar qualquer coisa ao seu cão. Eles costumam responder por ações bem parecidas. Como a maioria deles é muito carente, a atenção por si só naquele momento, as vezes já vale a rolada. Para começar, tenha em mente algumas coisas:

Tenha petiscos em mãos

Primeira coisa a ser fazer, é entender que o cão deve estar em um ambiente que ache divertido e seja recompensado. Cachorros gostam de serem “pagos” por algo bonito que fizeram. Gostam de reconhecimento. Então separe um petisco, pode ser um lanche, uma ração mais gostosa, queijo, carne magra ou um alimento que ele goste muito. Parta a comida em pedaços na frente dele. Assim, ele verá que ao fazer algo, ganhará apenas um pedaço e saberá que existe mais. Um boa tática também, são elogios e carinhos. Essa pode ser uma recompensa ainda mais valiosa para alguns cães, dependendo da personalidade e raça.

Não brigue com ele

Sabe aquela famosa frase que tem gente que trabalha bem sob pressão? Então, não é assim no universo canino. Se eles forem xingados porque não conseguiram fazer o que você quis ensinar, ao invés dele querer provar que consegue, ele irá ficar chateado. Na cabecinha dele, irá relacionar essa ação à algo negativo e nunca irá aprender.

Escolha um bom lugar

Criar um ambiente em que o seu cão goste de brincar e se sinta a vontade, também é uma ótima opção. Opte pelo quintal no qual ele gosta de ficar, sem que vocês sejam incomodados o tempo todo e nem tenha muito barulho.Como ensinar meu cão a rolar

Enfim, Como ensinar meu cão a rolar?

Agora com tudo preparado (recompensa, atitude e um lugar) é a hora de ensiná-lo:

  • O primeiro passo é pedir que ele deite. A posição deve ser com ele sobre a barriga com as patas para frente. Desta forma possibilita que ele possa rolar sem correr o risco de se machucar.
  • Pegue o petisco e segure perto do rosto do seu cão. Procure uma distância em que ele não consiga pegar, mas que possa sentir o cheiro e ver. Uma dica é fechar as mãos para evitar que ele pegue o petisco antes da hora.
  • Gire o petisco ao redor da cabeça dele na altura em que o focinho possa seguir. Diga “rola” ao mesmo tempo que começar a girar. A cabeça e o corpo do cachorro costumam seguir o focinho. Por isso a chance dele começar a rodar/rolar junto, é grande. Sem pensar, ele vai rolar para buscar o seu alimento.
  • Se desta forma ele não rolar, apenas com o movimento do petisco e sua fala, ajude-o no processo. Você pode fazer um gesto de rolar com as mãos ou inclinar o corpo dele para que ele consiga.
  • Mesmo que ele consiga uma vez, não pare ainda. Para que ele sempre responda à esse comando, é necessário fazê-lo algumas vezes. Pratique quantas vezes você tiver fôlego e claro, não se esqueça de dar a recompensa quando ele conseguir. Assim, ele irá relacionar o rolar com algo positivo (petisco) que virá depois. Elogie e faça carinho também, estímulos nunca são demais.
  • No começo ele irá apenas fazer esperando a recompensa. Com a prática, você pode começar a tentar dar o comando sem o petisco na mão girando em torno para ajudá-lo. Mas ainda assim, dê a ele o prêmio após isso. Aliás, ele merece pelo esforço né?
  • Depois disso, é só continuar praticando e isso irá virar algo simples para seu cão. E quando alguém te perguntar: “como ensinar meu cão a rolar”, você saberá como ajudar.

E aí? Curtiu nossas dicas de como ensinar meu cão a rolar? Tem alguma sugestão? Compartilhe com a gente!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One thought on “Como ensinar meu cão a rolar? Aprenda como ensiná-lo esse truque!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *