Como ensinar meu cão a dar a pata

Como ensinar meu cão a dar a pata? Vejas as dicas e como treina-lo!

Tem coisa mais fofa quando um cachorro desconhecido chega perto de você e dá a patinha? A gente derrete por dentro e fica querendo que nosso animal aja do mesmo jeito. Mas isso não é impossível de acontecer e nem é natural de qualquer cachorro. A grande maioria faz essa ação porque foi ensinado pelo dono a fazer. Mas, como ensinar meu cão a dar a pata? A verdade é que não tem muito segredo. É preciso um tempinho de dedicação. Com paciência logo seu cachorro vai estar dando a pata para um desconhecido e despertando nele o mesmo sentimento que você teve.

Como ensinar meu cão a dar a pata: Dicas

Antes de começar o treinamento, é necessário montar todo um ambiente e preparar alguns recursos para serem utilizados:

Separe um petisco

Cachorros adoram ter a atenção do dono e receber recompensa por algo que fez. São iguais criança mesmo. Então nada mais recompensador que um bom alimento, não é? Escolha aquele petisco que ele adora e que ele não tem sempre. Assim ele saberá que poderá experimentar o alimento que mais gosta naquele momento apenas.

Elogie

Outra forma de recompensa é um simples elogio e carinho. É como aquele bom e velho “bom menino”. Eles se sentem amados e irão responder ao comando em busca desse sentimento.Como ensinar meu cão a dar a pata

Escolha um lugar

Opte por um lugar da casa em que ele se sinta a vontade. Pode ser o quintal, o jardim ou até um cômodo dentro de casa que seu cão adora ficar. Quando mais a vontade ele se sentir, mais ele irá se divertir e entender os comandos. Também prefira horários em que não tem muita gente e nem muito barulho que o distraia. É importante que ele foque no que você quer ensiná-lo.

Escolha um comando verbal

Ficar trocando de fala do comando não ajuda no treinamento. Então escolha uma, pode ser o famoso “dá a patinha” e combine com todos a mesma frase. Assim o som daquele comando sempre irá se relacionar na mente dele com a mesma ação.

Enfim, Como ensinar meu cão a dar a pata?

Agora que está tudo em ordem, vamos entender como ensinar meu cão a dar a pata:
Como ensinar meu cão a dar a pata

  • O primeiro passo é pedir para que ele sente. Depois mostre o petisco que você escolheu e esconda dele fechando sua mão.
  • Alguns cães têm o costume de aproximar a pata para falar com o dono. Nesses casos, o processo se torna ainda mais fácil. Pois logo que você esconder o petisco ele irá esticar as patinhas. Mas caso contrário, se ele tentar buscar o alimento com a boca, você terá que ajudá-lo. Jamais use de algum xingamento de repreensão se ele não agir como o desejado. Cães não reagem bem quando não se sentem bem tratados. Eles acabam relacionando aquele momento a um sentimento ruim.
  • Você pode gesticular com a sua mão com a palma para cima em direção da pata dele. Esse é o momento de usar seu comando verbal de “dá a pata”.
  • Quando ele começar a mexer a pata e levantá-la um pouco, faça um elogio e um carinho. Assim você vai encorajá-lo a fazer mais. Você pode até abrir a mão com o petisco, mas sem ainda dar para ele.
  • Alguns cães já começam a dar a pata apenas com essas ações. Mas caso o seu não faça, o ajude novamente. Pegue a pata dele e coloque na sua mão. Quando fizer isso, dê a ele o petisco. Ele irá relacionar o ato de dar a pata para você à uma ótima recompensa.
  • Depois que ele fizer a primeira vez sem sua ajuda, continue treinando. Após um tempo, comece a treinar sem o petisco, apenas com seu comando de voz. Com a prática e paciência, logo isso se tornará um costume: quando ele ouvir o comando, automaticamente dará a pata.
  • Quando ele passar a fazer apenas com o comando, comece a praticar em ambientes diferentes. Tente em outro lugar e até em locais que possuem outras distrações. Conforme isso for dando certo, peça para outra pessoa tentar com o mesmo comando. Depois disso, ele estará pronto para dar a pata sempre que for pedido.

 

E aí? Gostou das nossas dicas? Tem alguma sugestão? Conta pra gente aqui nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *