Skip to content

Como dar banho no seu cão em casa

setembro 18, 2015
como dar banho no seu cão em casa

Ter um cão em casa é como ter um membro da família. Nada se compara à alegria de poder ter um animal de estimação que lhe dê carinho e atenção incondicional.

No entanto, não é suficiente se decidir ter um cão, é importante se conhecer todos os cuidados necessários para manter seu animal de estimação sempre saudável e sempre feliz.

Os cuidados diários, tais como o banho, são fundamentais para garantir uma boa saúde e também ajudar a manter a qualidade de vida do animal. Neste artigo, mostraremos algumas dicas de como dar banho no seu cão em casa e como o manter sempre limpo e saudável.

Qual a importância do banho para a saúde do cão?

Os cuidados diários com seu cão são muito importantes tanto para a saúde dele como também para ajudar a melhorar o seu contato com o animal, reforçando sua relação com o mesmo. O banho é um dos cuidados fundamentais da rotina, mas também é importante entender que durante o banho há todo um processo de cuidado.

Veja, a seguir, algumas dicas para você dar banho no seu cão em casa da maneira correta:

Inicie o banho cuidando dos pelos:

Escovar o seu cão ajuda a remover os pelos mais antigos e ajuda na limpeza durante o banho. A mudança de pelos é um processo natural dos cães, tendo dois períodos principais durante o ano, durante a primavera e durante o outono.

Escove os pelos do seu cão sempre antes do banho, ajudando a arejar a pele e também verifique se há presença de lesões ou algum parasita externo. Use uma escova macia, evitando as zonas muito sensíveis;

Utilize produtos próprios para o cão:

Durante o banho só faça uso de produtos que sejam próprios para o seu cão, evitando possíveis problemas de pele. Existem muitas marcas de shampoo específicos para seu animal. Use somente água morna e faça uma massagem suave com o shampoo, retirando completamente o produto depois.

Tome o cuidado de secar bem o seu cão e escove mais uma vez o pelo. A recomendação é fazer um bom banho a cada 3 meses para os cães com pelagem mais comprida e a cada 6 meses para os cães de pelagem curta;

Use materiais para lhe auxiliar no banho:

Tenha sempre em mãos os materiais importantes para serem usados durante o banho, tais como a escova, uma banheira apropriada, um tapete de borracha antiderrapante, shampoo adequado para o cão e uma toalha adequada.

Também tome cuidado no momento de colocar seu cão na banheira ou na mesa, passando um braço em torno do peito e das patas dianteiras, e outro na parte traseira, garantindo firmeza para carregar seu cão;

Conclusão

O banho faz parte de todo o processo de limpeza e higiene do seu bicho de estimação, garantindo uma saúde mais adequada e também mantendo a qualidade de vida do animal. Siga estas dicas para fazer adequadamente o banho do seu cão em casa.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.