Como acostumar dois cachorros juntos?

Como acostumar dois cachorros juntos? Entenda tudo sobre a adaptação!

Acostumar dois cachorros juntos pode tanto ser uma tarefa simples como quanto muito trabalhosa. Tudo irá depender da personalidade e idade dos dois animais que irão conviver. Contudo, sempre tem um jeito e mesmo que o caminho para adaptação seja difícil, em algum momento eles vão se acostumar com a presença do outro.

Nesse artigo ajudaremos você com dicas de como acostumar dois cachorros, mostrando como chegar com um cão novo em casa, como apresentar os cães e também como lidar com os ciúmes. Acompanhe:

Como acostumar dois cachorros juntos: cão novo em casa

Quando um cachorro novo chega em casa, o antigo morador, dono do território, se sentirá ameaçado e tentará de todas as formas mostrar quem é que manda naquele local. É capaz que ele tenha um comportamento agressivo, principalmente quando o novo cachorro tentar se inserir em lugares que antes eram somente dele. Por isso, é importante descobrir como acostumar dois cachorros juntos.

Assim, a princípio é preciso definir lugares distintos para os dois cachorros, diferenciando onde cada um dorme assim como quais brinquedos pertencem a cada um deles. Outra questão a ser observada, diz respeito à alimentação, que nessa fase de como acostumar dois cachorros juntos, deve ser separada. Cada um com seu potinho de água e ração pra não dar confusão.

Pensando no aspecto da saúde dos cachorros, é preciso que os dois estejam em dia com as vacinas e vermifugação, dessa forma você evita a transferência de doenças e parasitas de um cão para o outro. Possivelmente o novo cãozinho será filhote, portanto é preciso preserva-lo, pois a imunidade dele será mais baixa do que a do antigo morador.

ciúmes cães

Como apresentar os cães?

Ao trazer um novo cão para casa você precisará ter bastante cuidado para apresentá-los um ao outro. A primeira coisa a ser observada diz respeito ao temperamento dos dois cãezinhos. Se você perceber que algum deles tem uma tendência mais agressiva, é preciso tomar precauções ainda mais cuidadosas nessa fase de como acostumar dois cachorros juntos.

Por exemplo, se o seu cão é agressivo e não se dá bem com outros amiguinhos, ao trazer um novo morador pra casa, você não deve deixá-los soltos no mesmo ambiente. Você terá que fazer com que eles se adaptem um ao outro. A princípio a recomendação é a de manter os dois juntos, contudo, separados. Você pode deixá-los presos mais próximos, ou então separados por uma grade.

Dessa forma eles vão se acostumar um com outro de forma gradativa e sem correr o risco de um atacar ao outro. Outra dica é a de não compartilhar os brinquedos, cama e comedouro do morador antigo com o novo cãozinho. Cachorros possuem um senso de território muito aflorado e essa atitude de compartilhar, pode ser mal vista por ele.

Acostumar dois cachorros juntos

Como acostumar dois cachorros juntos: Ciúmes

Você já reparou que os cachorros agem como se eles fossem donos da gente e não ao contrário? De certa forma eles entendem isso mesmo. Por isso é tão difícil lidar com os ciúmes dos cães. Se o seu cachorro fica bravo quando alguém se aproxima de você, ou até mesmo quando você brinca com outro cachorro, muito possivelmente ele é do tipo ciumento, uma tarefa nada fácil de como acostumar dois cachorros juntos.

Uma forma de apaziguar esse sentimento no seu amigo e fazê-lo entender que ele pode se sentir seguro e que você não é propriedade dele e sim, ao contrário. Comece a reforçar falas de ordem e do tipo “Deixa isso” e “Vai pra sua cama”. Dessa forma seu cão irá perceber que quem é o líder é você.

Procure ignorar comportamentos de ciúmes que você perceba que são exacerbados. Quando seu cão se mostra ciumento e você vai agradá-lo de algum maneira, ele entende isso como uma forma de recompensa e irá reforçar essa atitude para cada vez mais ter sua atenção. Aprenda a ignorar o seu amigo quando isso acontecer.

Eu sei que pode ser difícil ignorar os eu bichinho quando ele está tentando chamar sua atenção, mas você deve considerar que isso é por uma boa causa e que ignorá-lo não irá fazê-lo sofrer. Cães, apesar de possuírem sentimentos, precisam da liderança do seu dono para se sentirem seguros e felizes.

Alguma dúvida de como acostumar dois cachorros juntos? Conhece algumas dicas? Deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *