Skip to content

Castração de cães: Saiba como é feita e suas vantagens!

agosto 14, 2015
castração

Quando o assunto é castrar ou não os cães existem muitas dúvidas sobre o procedimento e por falta de instruções muitos donos ficam receosos de castrar seus animais. Porém existem diversas vantagens em castrar o seu cachorro. Confira agora nesse artigo!

No Brasil a população de cães passa os 37 milhões e muitos desses animais vivem nas ruas, o que pode fazer com eles peguem doenças e espalhe elas para outros animais e até mesmo para seres humanos. Além disso a castração deixa os cães com um temperamento mais dócil, além de prolongar a sua expectativa de vida. Muitas pessoas acreditam que a castração de cães serve apenas para que é animal não procrie, porém além dessa vantagem existem mais algumas que você confere abaixo.

Como é castração dos cães

Castrar um animal é algo simples, rápido e acima de tudo seguro. Em machos é feita a remoção dos testículos por meio de uma incisão, todo o processo não demora mais do que 15 minutos. Já nas fêmeas é realizada uma pequena cirurgia que retira útero e ovários, mesmo assim esse procedimento não demora nem uma hora.

É recomendado que a castração seja realizada ainda no primeiro ano do cão, inclusive para as fêmeas, o recomendado é que seja entre dois e quatro meses, quando o organismo ainda não sofreu as mudanças hormonais do primeiro cio.

Alimentação após a castração dos cães

Após ser castrado o animal geralmente passa a comer mais, e ficar com preguiça de se exercitar, por isso muitos cães ganham peso após serem castrados. Para evitar que ele desenvolva doenças por causa do ganho de peso, existem opções de alimentação própria para animais castrados. Essas comidas geralmente tem quantidade menor de gorduras e calorias e mais proteínas, o que evita o acúmulo de massa gorda, além de fibras que aumentam a saciedade do animal. Essas comidas são encontradas facilmente em lojas de produtos para pet.

Benefícios da castração

Castrar um cão auxilia para que animais sejam abandonados pelas ruas, deixa o cão menos agressivo, além de diversos benefícios como a prevenção de algumas doenças. Confira :

Prevenção de doenças

A castração evita doenças graves que podem até mesmo provocar a morte do animal, por exemplo, nas fêmeas, podem ocorrer a piometria, que é uma inflamação do útero que exige cirurgia urgente para remoção do órgão.  As cirurgias para remoção de tumores de mama e próstata, que acontece em cães não castrados, também traz risco ao animal, principalmente aos idosos. Além disso a castração aumenta a expectativa de vida do animal ao prevenir diversas doenças.

Reduz a agitação a agressividade do cão

Após a castração os animais não produzem mais a testosterona, que é um dos hormônios responsáveis pela agressividade do animal. Após a castração terá seu metabolismo diminuído, o que faz com ele fique menos agitado e menos agressivo. Isso evita que ele brigue com outros animais, que destrua móveis da casa. Outra fator é que o cão tem o seu instinto de urinar em todos os cantos diminuído, uma vez que ele não precisa mais de marcar território.