Skip to content

Calmante para cachorro: Neste post tiramos todas as suas dúvidas sobre em que momentos dar calmante ao seu cachorro, se tem efeitos colaterais e muito mais!

junho 11, 2019

Muitos tutores têm dúvida se é possível ou não dar calmante para cachorro. Principalmente, quando o cão é muito irritado, agitado, durante toda a noite, o que impede ele e o dono de dormirem.

Algumas outras pessoas querem saber se é possível dar o calmante na hora da viagem, para manter o cão calmo e tranquilo durante todas as horas que vai passar dentro de um carro, ônibus, trem ou avião.

Por todas essas dúvidas, este texto vai mostrar quando e de que forma é possível usar calmante para cachorro. Veja nos próximos tópicos!

Meu cachorro não dorme bem calmante é a solução?

calmante para cachorro

Você jamais pode medicar o seu cachorro por conta própria, uma dose errada e ele pode até morrer. Só faça a aplicação de qualquer remédio, apenas se for indicação e orientação do veterinário.

A respeito do calmante, alguns cachorros podem tomar, a depender da situação física e comportamental dos bichinhos. Se eles forem demasiadamente estressados, ansiosos, ao ponto de fazer mal para eles, o veterinário pode sim indicar o uso de medicamentos calmantes.

Porém, se for apenas uma agitação normal, que todos os cães têm, de não dormir a noite toda, ou ter sono leve demais, você vai ter que aprender a conviver com isso. Com o passar do tempo e a confiança do pet em você e no ambiente, ele melhora a questão do sono, dorme com mais tranquilidade.

Qual é o melhor calmante de cachorros para viajar?

calmante para cachorro

Para viajar é bem mais comum a indicação médica para a aplicação de calmantes, normalmente por via oral mesmo. Porém, isso só pode ser feito se o veterinário tiver, de fato, receitado o uso do medicamento.

A quantidade e o tipo de calmante vai depender de muitos fatores: raça do cachorro, tamanho, peso, nível de estresse, entre outros.

Como já foi dito, quem vai definir qual remédio usar é o próprio veterinário. Existem casos que ele indica até pedaço do Dramin humano para que os cachorros ingiram antes de alguma viagem. Tudo vai depender da orientação do veterinário.

O Acepran é um sedativo que pode ser muito forte para determinados cãezinhos. Por isso, o uso dele só deve ser feito com base na indicação e receita do médico veterinário. Não tente, de forma alguma, medicar o seu pet por conta própria.

Meu cachorro é bravo, calmante vai resolver?

placa de cuidado com cão

É claro que não. Seu cachorro é bravo por diferentes motivos e situações que vão desde o comportamento natural dele até mudanças ambientais e de tratamento que fizeram ele ficar dessa forma.

O único jeito de acalmar o seu cão é adestrando e treinando o bichinho da maneira correta. Contrate um adestrador, um especialista em comportamento animal e faça todo o processo de adestramento canino. Depois de algum tempo, o seu cão vai te obedecer e ficar bem menos bravo do que era antes.

Calmante não serve para nada nesse sentido, apenas para deixar o cão com mais raiva, quando o efeito passar.

Qual o melhor calmante e a dosagem correta?

O melhor calmante para cachorro é o remédio que o médico veterinário passar para ele. Não existe uma marca ou um medicamento próprio para todos os cães. Cada caso deve ser analisado individualmente.

Cachorro no cio precisa tomar esse tipo de medicamento?

cachorra no cio

Não. Cachorro no cio precisa de cruzar, não de calmante. Até para evitar todos os problemas comportamentais do cio, além da possibilidade de câncer e outras enfermidades, o ideal é castrar o seu bichinho o quanto antes. Isso vai deixá-lo longe de doenças e também bem mais calmo.

Quais os cachorros precisam de calmante para tosar?

cachorro tosando

Não existe uma raça específica que precisa tomar calmante para a tosa. Esse procedimento é recomendado para pets que tem ansiedade constada pelo veterinário, e é ele que vai recomendar o uso de remédios para a segurança dos profissionais e do próprio animal no processo de higienização.

Porém segundo o consultor em comportamento animal Alexandre Rossi o médico veterinário deve pedir alguns exames e você como cuidador deverá realizá-los antes de adotar essa medida. O especialista disse que deve ser realizado a analise do coração, fígado e rim antes de qualquer E20-655 dumps.

O consultor também alerta que “é melhor cuidar do comportamento do seu cãozinho, porque com o passar dos anos o cachorro fica mais frágil, a anestesia e outros medicamentos aumentam o grau de risco a vida do animal”. Completou, Rossi.

Existe calmante natural para cachorro?

calmantes para cachorro

Sim. Existem diversos elementos naturais como ervas, frutas e até essências ECSS dumps podem ajudar no controle da ansiedade do seu animalzinho. Porém nem todos são cientificamente comprovados, portanto vamos trazer 2 técnicas naturais que tem a sua base de estudo testada e comprovada por cientistas especialistas em cães.

  • Suplementos a base de maracujá: 

Esses suplementos são ótimos para acalmar seu cachorro, é muito importante que você não de a fruta diretamente para o cão. A semente do fruto pode fazer muito mal a ele. podendo causar envenenamento.

Procure pelo produto em casas de ração especializadas em cães. E lá converse com o vendedor por mais calmantes naturais, para ter outras opções. Por ser 100% natural não vai causar nenhuma reação adversa ao seu pet.

  • Cansar o animal

Você não leu errado! Cansar o cachorro é a melhor técnica para acalmar os ânimos do seu bichinho. Passear com seu animal e esgotar a energia dele vai resolver 80% dos casos.

Caminhando com ele, você vai ter vários benefícios a sua própria saúde e a de seu companheiro peludo. Com essa dica seu animal vai ter uma noite de sono mais tranquila, vai parar de latir, vai se alimentar melhor, e beber mais água.

Esse método funciona tanto porque as vezes ele está estressado ou só com energia acumulada. Se você tem um animal pequeno você percebe que ele sempre parece estar ligado no 220W portanto é importante leva-lo para um ambiente fora de casa para que ele possa esgotar essa energia.

E para as pessoas que tem os cachorros grandes, provavelmente já perceberam  o quanto eles se alimentam, passar o dia deitado não os ajuda a se desfazer dessa energia, um ambiente externo no qual ele possa correr e conhecer coisas novas o ajudará bastante.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre calmante para cachorro, deixe o seu comentário aqui embaixo!