5 melhores raças de cão de guarda!

Ter um cachorro em casa traz alegria, vida, responsabilidade, sujeira (pêlos, fezes, etc), mas além de tudo isso, oferece segurança. Cada cão possui sua característica, calmo, dócil, agitado, e tem algumas raças, que por sua natureza, são mais protetoras e se comportam como defensores dos lares.

Para quem procura essa qualidade num cão, saiba que existem raças específicas que com o treinamento adequado, são excelentes animais de guarda. Tenha em mente que o temperamento do cachorro tende a ser mais defensivo e protetor, por isso, não exija tanto carinho e brincadeiras dele, ele vai ser amigável e vai brincar, mas não frequentemente.

Para te ajudar, separamos as cinco melhores raças de cães de guarda.

Bulmastife:

Fácil de treinar, se dá bem com crianças, dócil, equilibrado, territorialista, vive em média 10 anos e não pesa muito. Essa raça é criada a partir do cruzamento do Mastim Inglês com o Buldogue Inglês e considerada a melhor para a guarda noturna, por ser silenciosa e ter olfato e audição extremamente aguçados.

cães de guarda
Pastor Alemão

Pastor Alemão:

Sem dúvidas é um dos mais eficientes como cão de guarda. Sua natureza já é protetora e inteligente, além de ter facilidade em obedecer. Acostumado com pessoas, se dá com crianças e com outros animais, se adapta com facilidade ao ambiente e à rotina do dono. É um cão de confiança;

Terra Nova:

Uma raça canadense, calma e meiga, mas um excelente cão de guarda. Muito sociável, disciplinado, este cão é uma ótima opção. Mesmo que sua aparência não demonstre isso de cara, sua essência defensiva pode ser explorada com o treinamento correto;

Rottweiler:

Conhecido por sua característica protetora, essa raça se consagra como uma das mais indicadas. Disciplinado, ativo e sua aparência mostra firmeza, forte e respeito. Não é muito brincalhão, mas se criado com afeto e carinho, é um cão muito dócil.

Dogo Argentino:

É valente, corajoso e muito equilibrado, mas não é bom para donos inexperientes, pois é teimoso e temperamental, tendo que ser adestrado para obedecer. Sua aparência já deixa qualquer um com medo, é forte e musculoso, além de ter a cor branca, que faz com que seja visto rapidamente.

O que saber antes de adquirir um cão de guarda:

  • Ser bravo não é sinal de qualidade na proteção;
  • Conheça de perto o trabalho do canil antes que ter um animal de lá;
  • Beleza não é critério para ser cão de guarda;
  • Faça uma experiência para ver se o cão se adapta à sua rotina;
  • Adestrar é importante, pode ser básica ou mais específica, mas faça;
  • Esteja presente no adestramento, além de avaliar o trabalho do profissional, sua aprender esses comandos pode ser útil no dia-a-dia;
  • Escolha um canil de qualidade, que se preocupe de verdade com o animal e não só com o comércio da raça.

Antes de qualquer coisa, lembre-se que mesmo sendo um cão de guarda, o cachorro ainda é um ser vivo que precisa de atenção, cuidados com alimentação, saúde e precisa de afeto e carinho. Respeite-o que ele o respeitará!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *