cadela no cio

Minha cadela está no cio, e agora? Quais os cuidados?

Basicamente o cio das cadelas se assemelha ao período menstrual das mulheres, no entanto, esta fase do cio é quando a cadela fica apta para o acasalamento, exalando cheiros e atraindo os machos. Resumindo, é o início do ciclo sexual da cadela e deve ser tratado de forma muito cuidadosa, pois, ela fica extremamente sensível e propensa à doenças.

Se a sua cadelinha está passando por isso e você não sabe o que fazer e quais são os cuidados que ela merece, continue lendo esse artigo! Vamos explicar tudo a seguir!

Etapas do cio:

Proestro: É o início, dura cerca de nove dias. Percebe-se o inchaço da vulva, sangramento e corrimento (sem cheiro e cor). Em alguns casos, a cadela altera seu comportamento e fica mais agressiva.

Estro: É o cio. Onde ela está altamente fértil e aceita o cruzamento. Acontece, em média, após 12 dias depois do sangramento e dura cerca de quatro dias.

Metaestro: É a etapa de gestação, parto e lactação. Quando a cadela não cruza, ela sofre do que chamamos de gravidez psicológica.

Anestro: É o término total do cio, ou seja, repouso sexual.

Com qual idade ela entra no cio? Quanto tempo dura o cio da cadela?

Entre os seis e 24 meses de idade é o período que as cadelas entram no cio. Esse tempo varia de acordo com as raças, sendo que as de raça menor, entram no cio mais cedo do que as maiores.

Dura de 15 e 25 dias, mas somente na etapa estro, que dura em média, quatro dias, onde a cadela ovula e tem a chance de ser engravidada pelo macho. A cadela entra no cio a cada seis meses, podendo variar conforme a raça e idade.

É bom deixar cruzar no primeiro cio?

Não há contra indicações, mas alguns médicos veterinários aconselham a deixar para cruzar no 2º ciclo, pois a cadela já terá mais maturidade e seu aparelho reprodutivo totalmente formado.

Sintomas e cuidados com a cadela no cio

  • Vulva inchada;
  • Corrimento ou sangramento;
  • Em alguns casos a fêmea faz muito xixi;
  • Necessidade de sair pra rua e inquietação.

Não há restrições, mas sim mais cuidado e atenção ao dar banho, tosa e passear. Esteja atento à aproximação de machos e tente evitar que eles tenham contato com ela.

Posso dar anticoncepcional para cadela?

Se não quiser que sua cadela procrie, a castração é a melhor opção. O uso constante de remédio pode causar câncer de mama, por exemplo, além de atrapalhar o aparelho reprodutivo da pet.

Castrar evita não só o cio e a gravidez, mas ajuda na prevenção de doenças, como o câncer.


Nós já falamos sobre câncer em cachorros no blog! Clique aqui para ler!


Quanto tempo dura a gravidez da cadela?

O período de gestação das cadelas é de 58 a 68 dias, sendo que na primeira metade acontece a formação dos filhotes (órgãos, músculos e ossos). É um período de extremo cuidado e deve ser observado de perto, para garantir que os filhotes nasçam perfeitos. Na outra metade é a formação completa dos filhotes, nota-se o aumento na barriga da cadela. Nessa fase, a cadela fica sensível, é importante dar atenção e carinho a ela para que não gere a chamada depressão pós parto, muito comum nas cadelas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *