Skip to content

Raças de cachorros de pelo longo

abril 27, 2016

O tamanho do pelo do cão é algo importante de se pensar antes de adquirir, pois os cuidados são mais específicos, além de ter mais trabalho na limpeza da casa por causa da queda do pelo do animal.

No entanto, é tão gracioso e bonito ver esses pelos ao vento, que o trabalho de cuidar fica pequeno perto de tamanha beleza. Para um pelo bonito e bem cuidado, é preciso que o dono conheça e entenda o tipo de pelo do seu cachorro para que dê o tratamento adequado para cada pelagem.

Selecionamos 8 raças que possuem pelo longa e os cuidados necessários para cuidar de cada topo. Confira abaixo.

Raças de cachorro de pelo longo

Lhasa Apso

Ideal para apartamentos, essa raça não é fã do ar livre e prefere o aconchego do lar. Possui um pelo bastante longo, que deve ser escovado a cada dois dias, pelo menos, deve tomar banho uma vez na semana e fazer hidratação no pelo de 15 em 15 dias. Recomenda-se desembaçar os nós antes do banho, pois depois de molhado, dificulta demais esse processo.

Maltês

Além de queridinho por seu tamanho pequeno, o Maltês encanta por seu pelo longo e sedoso, que precisa ser escovada todo dia. Dê banho uma vez por semana e não se culpe por não conseguir o branco do pelo por todo o corpo do cão, é próprio da raça escurecer algumas partes.

Pastor Shetland

Sua pelo da superior e do antepeitoral é possui bastante volume, diferente da cabeça que é mais certinha. Seus bem sedosos pelos precisam de escovação diária e banhos semanais.

Galgo Afegão

É um cão de grande porte com grandes pelos. Dócil, gentil e independente, não obedece muito. Logo, cuidados requerem mais paciência do dono, como com a pelagem, que precisam de escovação diariamente, caso contrário, os pelos formarão nós.

Bichon Havanês

De origem Cubana, é uma raça de cão de pequeno porte, mas com pelos bem longos. Por esse motivo, o  pelo é algo importante de se preocupar ao adquirir um Bichon, pois ela pode chegar a 20 cm, requerendo bastante cuidado do dono.

raças de cachorro de pelo longo
Puli

Puli

De porte médio a grande, este cão é um Pastor Húngaro, com origem asiática. Essa raça possui a pelagem mais diferente, pois os pelos parecem dreadlocks, como se fossem cordas grossas penduradas. É um pelo longo e encaracolado e o sub-pelo é macio e denso. Para que não dê nó nos pelos, é preciso uma escovação mais frequente, e, caso essa higiene não seja feita corretamente, podem ocasionar problemas de pele, como dermatites.

raças de cachorro de pelo longo
Collie

Collie

Esta raça possui duas pelagens, uma mais áspera, que precisa de escovação praticamente todo dia na fase de troca de pelo. E a mais lisa, que não necessita de muitos cuidados, podendo ser escovada a cada dois dias ou mais.

Pequinês

Além do tratamento especial pelo tamanho da raça, é extremamente importante se atentar para os cuidados com o pelo. Como a pelagem é longa, é preciso de escovação diária e começar desde filhote, para que quando na fase adulta, o pelo já esteja encorpado e só necessite de manutenção constante.

Qual desses é o seu preferido? Conte pra gente nos comentários!