Skip to content

Cachorro uivando: O que significa? O que fazer? Tem um significado espiritual? Confira!

maio 14, 2019

Você já ouviu algum cachorro uivando? Os cachorros fazem parte de uma família de animais chamada canídeos, a mesma do lobo. Eles são os mais antigos e fiéis animais domesticados pelo ser humano. Um comportamento herdado desses ancestrais selvagens é o uivo. Os cachorros têm a necessidade de uivar em determinadas situação peculiares. A pergunta que fica no ar é, porque os cães, e os demais canídeos uivam?

Ao longo dos anos o ser humano interpretou o uivo de diversas formas. Alguns o remetem a uma conexão espiritual, outros a uma comunicação entre seus iguais. Se você tem um cachorrinho e também morre de curiosidade sobre o uivo, venha descobrir alguns segredos desse hábito.

O que significa o uivo?

Primeiramente, o uivo é uma resposta para o cio de uma fêmea. Quando a fêmea entra nesse estágio, ela emite um odor que se alastra pelo ar. Se seu cachorrinho uiva bastante em apenas um período do mês, muito provavelmente está relacionado ao odor de alguma fêmea vizinha.

Os cachorros também uivam quando têm uma interação divertida com seres humanos. Esse uivo específico se assemelha mais a um “canto”, onde o cão quer se comunicar e responder às brincadeiras, demonstrando alegria e excitação.

Outra utilidade do uivo é a de comunicação com outros cães. Ele serve para avisar outros cães sobre algum intruso ou outra ameaça. O uivo é um som mais agudo do que o latido comum, por isso, consegue alcançar maiores distâncias.

Cachorro uivando quando fica sozinho, o que significa?

cachorro uivando

Os cães utilizam desse recurso para combater a solidão, o tédio, o estresse ou a angústia. Obviamente os animais são sentem esses sentimentos com a intensidade dos seres humanos. Porém, quando são deixados  muito tempo em ambientes muito pequenos e fechados, sem se exercitar ou observar ambientes abertos e amplos, os cachorros podem desenvolver esses sentimentos.

Existe também uma situação muito comum entre os cães. A chamada “ansiedade da separação”. É um sintoma causado pelo medo que o cachorro tem de que seu dono não retorne para casa quando sai ao longo do dia. Essa ansiedade gera vários dos sentimentos citados acima, e consequentemente, o uivo.

Meu cão uivando muito a noite, o que pode ser?

Animais que passam a noite longe dos demais moradores da casa tendem a se sentir sozinhos e abandonados. Além disso, o uivo também tem forte relação com a lua. Nos tópicos seguintes vamos falar mais dessa relação.

Porém, já podemos adiantar que os cães podem uivar mais em noites de lua cheia ou crescente, principalmente as raças mais próximas aos lobos, como por exemplo, o Husky Siberiano.

O que fazer nesses casos?

O uivo pode ser muito desagradável para quem divide um lar com o cãozinho, principalmente se for constante e durante a noite. O que fazer, então, para parar ou diminuir essa prática?

O adestramento sempre é o melhor caminho para combater o comportamento indesejado de um animal doméstico. Mas fique atento! É preciso primeiro identificar qual é a razão do uivo do seu companheiro.

Se seu cachorro uivar por solidão, frustração, tédio ou angústia, comece aumentando a frequência de passeios e brincadeiras com o animalzinho. Faça isso principalmente nos momentos em que ele uivar e observe se haverá melhoras.

Se a razão for a “ansiedade da separação” utilize essa técnica de adestramento: Deixe-o no seu quarto sob o comando de “fica” e saia. Espere por cinco minutos. Se nesse tempo ele não latir ou uivar, abra e porta e faça uma festa para ele, ou dê um biscoito como recompensa do bom comportamento. Se for o contrário, use um borrifador apenas com água e dê o comando “não!”. Faça isso quantas vezes forem necessárias e possíveis.

Caso nenhuma das técnicas funcione, use um apito para tornar o momento do uivo desagradável para o animal. Quando ele emitir o som, sobre o apito para criar o trauma e assim, seu cachorro entenderá que o uivo traz também o som desagradável do apito.

Existe um significado espiritual para cachorro uivando?

Em diversas crenças, existem misticismos acerca do uivo dos canídeos. De fato, assim como demonstramos acima, os eles uivam quando querem demonstrar sentimentos profundos, e de certa forma, emanar sua própria força e energia.

Por essa razão, diversas vertentes espirituais acreditam que existe um forte significado espiritual para o uivo.

Religiões ligadas às forças da natureza entendem o uivo como uma forma de conexão com a lua. Esse astro é ligado ao sentimento, às questões internas do indivíduo e os ciclos que ela traz para a terra. Assim, o uivo seria uma forma dos cães e lobos reafirmarem sua força interna e sua conexão com as forças cíclicas emanadas pela lua.

Outras crenças acreditam que o uivo do cão pode estar relacionado a um pressentimento de que algo ruim está para acontecer.

Espiritualmente os canídeos são conectados com a lua, isso traz a eles forte intuição. A melancolia e preocupação presentes no seu som podem significar falecimento ou tragédias para os que estão por perto. Entretanto não se assuste! Isso não é uma regra.

E aí gostou do texto cachorro uivando? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar com seus amigos!