cachorro engasgado

Cachorro engasgado:O que fazer? É preocupante? E se for com osso? Ou água?

Não é à toa que o cachorro é apelidado de o melhor amigo do homem, são uma ótima companhia e estão sempre dispostos a oferecer o seu amor. Possuem uma natureza curiosa e estão a todo momento procurando algo para brincar, seja gravetos, bolas ou cordas. Com isso, é normal que, às vezes, aconteça de encontrar o cachorro engasgado, causando um enorme desespero ao dono.

Você já se deparou com o seu cachorro engasgado? No artigo de hoje falaremos das situações mais corriqueiras que fazem o cachorro engasgar e qual a melhor medita a ser tomada nessas situações.

Cachorro engasgado com osso de galinha

Cachorro engasgado com osso de galinha é uma das situações mais corriqueiras para os donos que dão comida para o animal de estimação.  Para o cachorro, o osso que sobrou do almoço é um verdadeiro deleite. Eles adoram ficar horas roendo o osso com o gostinho de tempero.

Nas zonas rurais e cidades mais do interior, é muito comum as pessoas alimentarem o cachorro com as sobras do almoço. Porém, os veterinários não recomendam esse hábito.  A ração para cachorro possui todas as vitaminas e nutrientes que o animal precisa, fortalecendo o seu sistema imunológico e evitando várias doenças.

Mesmo que você alimente o seu cão apenas com ração, se por acaso ele achar um osso de galinha e vier a engasgar, você deve tomar as devidas precauções. Primeiro, não entre em pânico.  Em muitos casos, o próprio animal consegue se recuperar sozinho, após muita tosse. O grande perigo do osso de galinha é que ele se transforma em pedaços pontiagudo, que podem machucar o animal.

Na medida do possível, tente acalmá-lo.  Se ele não conseguir engolir sozinho, ajude-o. Sopre e belisque as suas narinas para estimular o movimento de deglutição e faça movimento suaves no pescoço.  Se esse procedimento não resolver o problema, procure o veterinário mais próximo.

examinar cachorro

E se for com água?

Especialmente em dias quentes, os cachorros tomam muita água. Quando passam muito tempo brincando, eles vão com muita sede ao pote, o que pode levar a um possível engasgamento.

Cachorro engasgado com água é algo comum e não há motivos para preocupação.  Se você perceber que o seu cachorro está engasgando ao tomar água de forma muito rápida, em primeiro lugar, você deve observar se ele conseguirá se livrar do engasgamento sozinho. Se por acaso ele não conseguir e continuar com uma tosse estranha, tente acalmá-lo, fazendo pequenos movimentos em seu pescoço.

Se todas as vezes que o seu cão toma água, ele apresenta esses sinais de engasgamento, talvez, isso pode ser alerta de algum problema de saúde. Nesse caso, vale apena fazer uma visita ao veterinário para avaliação.

Cachorro engasgado com espinha de peixe, é preocupante?

Assim como o osso de galinha, os cachorros adoram roer os restos de peixe. Para aqueles que têm costume de deixar as sobras do almoço para o animal, é preciso prestar muita atenção quando o prato for peixe.

A espinha de peixe apresenta muito mais perigo para o cão do que o osso de galinha, pois a espinha é pontiaguda e pode provocar sérias lesões no sistema digestivo do animal.  Em caso de cachorro engasgado com espinha de peixe, você deve tomar as seguintes precauções.

Em um primeiro momento observe se o cachorro conseguirá se livrar do engasgamento por conta própria. Se passar alguns segundos e ele continuar tossindo engasgado, tente fazer alguns estímulos para que ele se livre da espinha.

Geralmente, o cão fica ansioso e nervoso quando está engasgado, tente acalmá-lo fazendo uma massagem no pescoço. Se não for o suficiente, sopre suas narinas para estimular o movimento de deglutição. Se após todos esses procedimentos o cachorro continuar engasgado, procure o veterinário mais próximo.

cachorro engasgado filhote

E com ração?

Quando o cachorro passa um largo intervalo sem comer e encontra seu pote de ração, é possível que ele coma com tanta pressa, que chegue a engasgar.   Ao presenciar o seu cachorro engasgado com ração, a primeira atitude é estimulá-lo a tomar bastante água.

Como a ração é fácil de diluir, basta que ele tome água que o engasgamento irá passar. Se isso ocorre esporadicamente, não há com que se preocupar, isso acontece com todo cão. Mas se o seu cachorro engasga toda vez que vai comer sua ração, é bom procurar um veterinário, pois pode ser alerta de algum problema de saúde.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *