Skip to content

Cachorro com diarreia: Confira o que pode estar causando esse problema no seu bichinho!

janeiro 2, 2019

A diarreia, tanto em nós seres humanos, como nos cachorros, pode ser algo natural do corpo expelindo algum alimento do qual não fez bem. Mas também podem indicar que alguma coisa no organismo está muito errada.

Quando o cachorro tem diarreia com muita frequência é necessário fazer exames para saber se o que está causando essa complicação não é algo mais grave.

Existem muitas razões para isso acontecer com seu cachorro e o bom é sempre observar bem quando e por quanto tempo isso está acontecendo. Confira o post para entender melhor sobre a diarreia nos cachorros.

Quais são as possíveis causas da diarreia?

Há vários fatores que podem causar a diarreia. É preciso estar atento aos sinais e a frequência para identificar se pode ser alguma doença.

Alimentação

A alimentação é a causa mais comum da diarreia em cachorros. Comer de forma exagerada pode não faz bem para o intestino do seu cão. Isso pode acontecer apenas com a ração, mas ocorre principalmente em eventos em que as pessoas passam a alimentar o cachorro com comidas diferentes.

Em um churrasco ou festa por exemplo, as pessoas têm a mania de dar uma “carninha” para o animal. De carninha em carninha, o cachorro que não está acostumado com esse tipo de alimentação  passar mal. Chocolates e alimentos que contém leite também são extremamente fatais para o estômago dos bichos.

Outra causa da diarreia é a ingestão de alimentos estragados ou do lixo. É do instinto do cachorro fuçar comida nos lixos e nisso pode acabar lambendo ou até comendo essas comidas que podem conter substâncias tóxicas.

Estresse

O psicológico dos cachorros também são fortes nesse quesito. O estresse é algo da cabeça mas que também passa para o corpo físico. Os cachorros tendem a sentir bastante mudanças de rotina como:

  • Mudança de casa;
  • Novo membro na família;
  • Ausência do dono;
  • Festas com muita gente.

Essas coisas mexem com a cabeça dos bichinhos que não entendem as mudanças e nisso o corpo acaba falando por eles. A ansiedade e nervosismo que essas situações podem trazer desencadeiam efeitos no organismo facilmente.cachorro com ciúme

Intoxicações 

Além da intoxicação por alimentos de lixo e estragados, é possível que seu cachorro se intoxique com produtos de limpeza e venenos para insetos que ficam pela casa. Os produtos geralmente são altamente tóxicos e qualquer lambida ali pode acarretar a diarreia do cachorro.

O mesmo pode acontecer com algumas plantas que contém substâncias nocivas. Por isso é importante sempre guardar esse tipo produto em lugares fechados – e no caso das plantas – manter em lugares altos, pois animais adoram fuçar as coisas pela casa.

Parasitas intestinais e vermes

Os parasitas intestinais podem ser transmitidos para o cachorro por excrementos de um animal infectado. Esses parasitas são super perigosos e invadem o trato intestinal dos cachorros. Se não tratado de forma correta, podem até levar a morte.

Outra forma dos parasitas se instalarem no organismo do seu animal é pela amamentação. Mães infectadas pelos parasitas podem passar pelo leite a doença e é uma das maiores causas de morte de filhotes. Os tipos de parasitas e vermes podem ser variados, como: giárdia, tênia, lombriga e coccidia, entre outros.

Viroses

As viroses também são fatais para o intestino do seu cachorro. Parvovirose, coronavirose e cinomose são umas das mais comuns e a solução para prevenir esse mal está nas vacinas. É importante manter seu cão sempre vacinado para não ter propensão nenhuma de pegar essas viroses.

Se interessou e quer saber mais sobre as viroses? Clique aqui para saber mais sobre parvovirose e aqui para saber mais sobre cinomose. 

Como tratar a diarreia do meu cachorro?

O mais correto a se fazer se perceber que seu cachorro está com diarreia é levá-lo ao veterinário. Principalmente se o problema for recorrente. Mas caso seja nos primeiros dias e você acha que pode ser algo ligado a alimentação ou estresse, há algumas formas de ajudar seu cão a melhorar.

Deixe o animal de jejum

O ideal é que você deixe o seu cão em jejum por pelo menos 12 horas a partir do momento que notar que ele está com diarreia. Esse jejum irá ajudar a limpar o aparelho digestivo do animal.

Analise as fezes

Embora seja um pouco nojento, é fundamental que você analise as fezes do seu animal para saber se existe algum sinal incomum, como sangue ou até mesmo uma cor diferente.

Dê muita água a ele

Você deve dar muita água ao seu seu cachorro. Mas é fundamental que você troque a água com frequência para que ela possa ficar sempre limpa e fresca.

A água irá ajudar na reposição hídrica, pois durante a diarreia é comum que o pet perca muita água.cachorro bebendo água

Dê bebida isotônica

As bebidas isotônicas também podem ser excelentes para o seu animal durante a diarreia, pois elas irão ajudar a repor os eletrólitos que são perdidos. Uma boa opção é escolher as bebidas que possuem sabor.

Qual remédio é indicado nesse caso?

Para ajudar no tratamento do cachorro com diarreia você poderá dar a ele remédios probióticos, pois eles irão ajudar a regular a flora intestinal. No entanto, antes de dar esse remédio ao seu bichinho é fundamental que você procure um veterinário.

Outra dica é optar por remédios caseiros como a água de arroz, pois ela irá melhorar o trânsito intestinal e combater a diarreia de forma natural.

E o melhor é que para prepará-la é bem simples, você deverá apenas colocar uma xícara de arroz branco e três xícaras de água em uma panela e levar ao fogo para ferver por 20 minutos. Feito isso é só separar o arroz e dar a água para o seu cão tomar quando ela estiver em temperatura ambiente.

O que pode causar a diarreia escura?

A diarreia escura em cachorros é um dos principais sintomas da diarreia crônica e por isso é importante que o dono fique bem atento. O animal normalmente apresenta essa diarreia por cerca de 7 a 10 dias. Ela pode ser causada por vários fatores como estresse, infecção por vírus ou bactéria, alergia, intoxicação ou disfunção de algum órgão.cachorro com diarreia

E com sangue?

O cachorro com diarreia poderá apresentar sangue nas fezes principalmente quando ele possui a diarreia crônica, mas também pode significar que ele está com um problema mais grave, como por exemplo, uma inflamação no intestino grosso.

No entanto, o sangue nas fezes também pode significar outras coisas, como:

  • Mudança alimentar
  • Alergia
  • Falta de água
  • Intoxicação
  • Infecções no reto
  • Infecções nas glândulas perianais
  • Úlcera gástrica

É importante ficar muito atento ao tipo de fezes do seu cachorro durante a diarreia, pois se ela estiver com sangue, você deve consultar um veterinário imediatamente para que ele possa descobrir o que está causando o problema.

Como tratar o cachorro com diarreia e vômito?

Para tratar o cachorro com diarreia e vômito é importante que primeiro você saiba o que pode estar causando o problema, que pode ser infecções, indigestão, medicamentos, envenenamento, estresse ou até mesmo alergia a algum alimento.

O ideal é que você consulte um veterinário para que ele possa diagnosticar qual é o problema do seu cão e repassar o melhor tratamento a ele.

Além do mais, você também deve consultar o calendário de vacinações para saber se o seu cão está com todas as vacinas em dia, pois isso poderá ajudar na hora do diagnóstico.

Este post sobre cachorro com diarreia foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!