cachorro ficando cego

Meu cachorro está ficando cego, o que fazer? Quais os cuidados?

Se perceber que seu cão está sempre esbarrando nos móveis ou objetos da casa, como se estivesse desorientado, fique de olho, pois, isso pode ser sinal que de ele está ficando cego. Alteração na cor e tamanho dos olhos também é importante que seja avaliado por um médico veterinário, que poderá dar com precisão o diagnóstico dessas mudanças.

A cegueira é muito ruim tanto para o cão quanto para seu dono, pois, ambos vão ter que se adaptar à nova rotina, às adaptações que devem ser feitas no ambiente da casa para que o cão consiga ter uma vida normal, mesmo sem poder enxergar.

Cães cegos vivem bem?

Sim, eles se adaptam bem ao ambiente, pois sua audição e olfato são muito aguçados, o que facilita o convívio dentro de casa, na rua, etc.

A cegueira pode ser prevenida?

Na verdade não tem como prevenir de forma 100% satisfatória, mas um boa alimentação, com ração adequada à idade e raça do cão pode ajudar muito. Além disso, todo cuidado com higiene e atividades físicas são importantes para que o cão tenho uma vida saudável e evita muitas doenças e problemas, como a cegueira.

Posso aplicar colírio no meu cão?

Não! É totalmente contra indicado o uso de qualquer medicamento sem a prescrição médica. Se perceber alguma alteração no seu cão, leve-o ao veterinário para o tratamento correto.

Meu cão está ficando cego, o que faço? Quais são os cuidados?

Primeiramente, tenha certeza que seu pet não está sentindo dores, assim, ele poderá ter sua rotina normal, comendo e dormindo bem. Listamos algumas dicas para facilitar a adaptação do animal e sua, no ambiente doméstico.

  • Não mude os móveis de lugar! Quando o cão percebe que está perdendo a visão, a primeira coisa que ele faz é “decorar” as posições dos objetos e móveis da casa, assim, se você os muda, ele pode se machucar por não saber onde está;
  • Coloque protetores nas quinas nos móveis com pontas;
  • Deixe as vasilhas de comida e água no mesmo lugar sempre;
  • Coloque bloqueios ou portões na entrada da escada, para evitar que o cão suba e caia na descida;
  • Caso tenha mais animais em casa, coloque sinos para que o cão cego saiba onde eles estão;
  • Avise suas visitas que há um cão cego na casa e quando sair com ele, deixa alguma identificação com a informação da cegueira, para as pessoas terem os devidos cuidados;
  • Não proíba seu cão de fazer nada e sim o encoraje a sair, brincar, explorar o mundo. Cegueira pode levar a depressão;
  • Passei com seu cão com uma guia mais curta, isso passa confiança a ele;
  • Jamais o aborde por trás ou quando ele estiver dormindo, isso é aterrorizante para ele;
  • Se tiver jardim ou quintal, deixe-o limpo e livre de obstáculos que possa machuca-lo, além disso, cerque sua casa para evitar que ele vá para rua.
  • Vale ressaltar que você deve deixar o dia a dia mais simples possível para o cão e não deixe de brincar, exercitar e dar carinho a ele.

Você também está passando por isso com o seu cachorrinho? Conte pra gente nos comentários o que você tem feito para minimizar os problemas!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *