Anemia em cães 

Anemia em cães: Entenda essa doença e veja como trata-la!

Quem pensa que os cães não adoecem está enganado, os cães podem ser acometidos com muitos problemas que os humanos sofrem, e um deles é a anemia. A anemia em cães é muito comum, ela não é uma doença em si, a anemia é a consequência de alguma enfermidade que causa a destruição, perda ou produção de hemoglobina no sangue.

No artigo de hoje, você vai aprender a identificar os principais sintomas da anemia em cães, causas e tratamento.

Anemia em cães

A anemia em cães é caracterizada pela a queda do número de glóbulos vermelhos no sangue. Os glóbulos vermelhos são as células que são responsáveis de levar o oxigênio aos órgãos, por isso, a queda de seu número no sangue é preocupante e pode causar grandes riscos.

É na medula óssea que o sangue é formado, e para isso, a alimentação precisa ser rica em ferro e outras vitaminas, a medula óssea produz sangue a partir desse estimulo.  Assim como nos humanos, uma alimentação pobre, carente de ferro e outras vitaminas, podem levar os cães a um quadro de anemia.

Tipos

A anemia nos cães é dividida em 3 tipos, que são: Hemolítica autoimune, causada por parasitas. Hemorrágica, quando ocorre grandes perdas de sangue, e origem medular, quando há uma deficiência na produção da medula óssea.

Anemia em cães 

Sintomas Anemia em cães

Existem alguns sinais que você pode perceber para saber se o seu cão está com algumas dessas anemias. Os principais sintomas são perda de apetite, perda de peso, indisposição, por exemplo, se o seu cãozinho é muito elétrico e começa a ficar muito quieto de uma hora pra outra, urina escura e cansaço excessivo.

Tratamento

O tratamento da anemia em cães irá depender de qual o tipo de anemia que ele tem, o diagnostico deve ser feito por um veterinário, por isso, se notar algum dos sintomas acima, leve o seu cão imediatamente a um profissional.

Para o caso de anemia hemolítica, o tratamento consiste em tratar o parasita que está causando a anemia. Se a anemia for causada por alguma hemorragia ou perda de sangue, o veterinário irá verificar qual a origem da hemorragia para começar o tratamento.

No caso de problemas na produção da medula óssea, o tratamento pode ser por meio de transfusão de sangue ou por meio de medicamentos que são capazes de ativarem a produção de sangue na medula óssea.  Esse tratamento também consiste em uma alimentação adequada, rica em ferro, com suplementos de vitaminas, que irão ajudar na produção de sangue na medula. A transfusão ocorre, geralmente, em casos mais graves.

Anemia em cães idosos

Quando os cães vão ficando mais velhos, assim como em nos seres humanos, o corpo vai ficando mais debilitado e as doenças vão surgindo. Os cães idosos são mais propensos a terem anemia, devido as perdas de nutrientes que vão ocorrendo ao longo da vida.

No caso dos cães idosos, o dono deve prestar maior atenção em uma boa alimentação. Como citamos, o cão deve ter uma alimentação rica em ferro e vitaminas, para evitar que ele fique anêmico. Os parasitas também podem aparecer com maior frequência, como a sistema imunológico está baixo, os cães idosos estão mais propensos a desenvolverem doenças parasitarias, causando anemia.

O dono deve ficar atento e procurar um veterinário assim que constatar os primeiros sintomas.

Anemia em cães 

Alimentos

Um dos primeiros sintomas da anemia é a falta de apetite, por isso, você deve procurar alternativas nutritivas e saborosas para o seu cãozinho. Procure rações que ofereçam todas as porções de vitaminas e ferro que ele precisa diariamente.

Se ele estiver muito sem apetite, você também pode recorrer a outras comidas para cachorros que são mais saborosas, como os patês e os biscoitos. Procure sempre saber qual o valor nutricional desses alimentos e priorize sempre dar comida especifica para cães, pois nelas virão todas as vitaminas e nutrientes que o seu cachorro precisa.

Tratamento caseiro

Se somente com a alimentação, você não está conseguindo tratar a anemia em seu cão, você pode incluir alguns suplementos de vitaminas na alimentação. A vitamina C, por exemplo,  ajudar o cão a absorver melhor o ferro da alimentação.

Você pode dar uma dose de 250mg de vitaminas C para o seu cão, se ele tiver menos de 7 kg ou até 1g para cães com mais de 7 kg.  Mas o ideal é que você procure um veterinário antes de começar o tratamento.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *