Skip to content

Alimentos proibidos para cachorros

junho 25, 2015

Querendo agradar os cães com alguma comida deliciosa, os donos acabam dando algo que estão comendo para o seu bichano. Principalmente quando eles fazem aquela carinha pidona.

Porém, o que esses donos não sabem é que muitas dessas comidas podem prejudicar o seu amigo, causando até a morte! É necessário muito cuidado ao tentar agradar o seu animal de estimação, pois existem alimentos proibidos para cachorros.

Alimentos proibidos para cachorros

Temos alguns dos mais conhecidos como o chocolate e doces, mas outros também muito ruins e menos conhecidos como a macadâmia e o abacate. Aqui listaremos alguns deles para que você nunca mais precise se preocupar com o quê alimentar o seu bichano.

  • Chocolate

Se você quer felicitar o seu cachorro dando um chocolate, existem aqueles que são desenvolvidos para os cachorros. São vendidos sob supervisão médica e deve-se consultar um veterinário para comprá-los.

Sabendo disso, tenha em mente que o chocolate para humanos é um dos alimentos proibidos para cachorros. Ele tem uma substância chamada teobromina, que é parecida com a cafeína e ruim aos animais.

Após a ingestão dela, alguns sintomas como vômitos, tremores, diarréia, convulsões, entre outros podem aparecer. Alergias e intoxicação – que pode levar a morte – também podem ser causadas, mesmo se pouco do alimento for ingerido!

  • Doces

Muito saborosos, os doces podem ser ruins para os animais. Eles podem provocar o aumento de insulina gerando insuficiência hepática. Os sintomas envolvem perda da coordenação, letargia e vômitos. Tudo causado pela substância xilitol, também presente em algumas panificações.

  • Macadâmia

Já em pouca quantidade, a macadâmia é um dos alimentos proibidos para cachorros. Essas nozes causam intoxicação grave nos cachorros deixando-os com tremores musculares, vômitos, aceleração dos batimentos cardíacos, paralisia dos membros posteriores e diversos outros sintomas podendo levar a óbito!

  • Abacate

Deliciosa fruta originária de diversas vitaminas para humanos, o abacate não é nada bom para os cães. Desde 2009, foi incluindo pela American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA) na lista dos alimentos proibidos para cachorros.

Isso se deve ao fato de todo o abacate – desde o fruto até às folhas – conter o Persin. Uma substância bastante tóxica e muitas vezes letal aos cachorros. Nunca deixe seu bichano chegar perto da fruta!

  • Ossos

Dar ossos aos cachorros é quase que cultural, porém é uma prática muito inadequada a eles. Aqueles que forem esquentados, cozidos ou fervidos podem causar lesões internas graves no sistema digestivo do bichano.

Isso porque, os ossos ficam mais propensos a quebra podendo formas pontas. Elas podem machucar a boca, perfurar algum órgão causando hemorragias ou até mesmo ficar preso.

Uma opção para não deixá-los fora dessa “cultura” é comprar alguns ossos industrializados que não são alimentos proibidos para cachorros. Temos como exemplo o joelho ou bacia de boi, pescoço ou asas de frango ou até mesmo ossos recreativos.

  • Bebidas alcoólicas

Qualquer tipo de bebida alcoólica faz mal ao fígado, cérebro e outros órgãos dos humanos. Para os animais – principalmente os pequenos -, é pior ainda. Esse é outro dos alimentos proibidos para cachorros que pode causar vômitos, diarréia, dificuldade respiratória etc.