vacinas suínos

Vacinas para suínos: Veja as principais!

O suinocultor, ou seja, aquele que cria porcos se quiser que seu negócio prospere e não lhe der prejuízos precisa sempre estar atento a algumas práticas que devem ser exercidas quando se cria suínos, essas práticas variam de ter um local adequado a aplicar um calendário de vacinação que vai ajudar evitar que porcos tenham doenças e infecções que atrapalhem a sua produção e comercialização. A eficácia da vacinação será determinada por meio de estudos e apenas profissionais qualificados devem recomendar as vacinas para suínos, uma vez que vacinar erroneamente pode prejudicar a saúde do animal e até mesmo desenvolver doenças e colaborar com a morte dele.

Principais vacinas para suínos

Se você vai montar um calendário de vacinas para suínos é preciso que você conheça quais são as principais  e quando elas são aplicadas:

  • Circumvent: Utilizada para imunização ativa dos suínos, ou seja, ela auxilia na prevenção da epidemia de vírus e excreção viral que são ocasionadas pela circovirose suína.
  • M+Pac: Vacina com o objetivo de prevenir a pneumonia enzoótica, uma das principais doenças de suínos.
  • Porcilis Glasser: Vacina que imuniza os leitões e ajuda a prevenir os sinais da doença de glasser.
  • Porcilis Strepsuis: Vacina preventiva contra o streptococcus suis.
  • Porcilis 243: Vacina preventiva contra o rotavírus suíno e diversas infecções.
  • Porcilis APP:Vacina que possui tripla proteção e ajuda a combater as doenças respiratórias dos porcos.
  • Porcilis AR-T Vacina preventiva contra a rinite atrófica dos suínos.
  • Porcilis Coli: Essa vacina é indicada para leitões recém nascidos por prevenir a enterotoxicose.
  • Porcilis Ery Parvo Lepto: Vacina que imuniza as porcas contra a erisipela parvovirose e contra a leptospirose suína.

Cuidados necessários para a vacinação de suínos

Além de aplicar as vacinas no período correto, também é preciso tomar alguns cuidados na vacinação, desde o local de armazenamento das vacinas ao uso dos equipamentos corretos durante a aplicação das vacinas para suínos.

O armazenamento deve ser feito em uma área limpa, arejada, com temperatura controlada e onde vão estar apenas as vacinas, ou seja, não utilize congeladores que compartilham de outros produtos, principalmente os que têm comidas e bebidas. Regularmente é preciso que o refrigerador seja descongelado e limpo, para evitar que a temperatura sofra problemas por falta de higienização e assim prejudique as vacinas que são armazenadas naquele local.

Ao utilizar as vacinas armazenadas verifique sempre a data de validade delas e em hipótese alguma utilize vacinas com validade vencida. Assim que reconstituir uma vacina você deve utilizar ela em prazo máximo de duas horas ou descartá-la. Mantenha as vacinas que serão utilizadas longe da exposição solar ou de locais com altas temperaturas, pois isso prejudica o produto e o deixa inutilizável.

Na hora de aplicar as vacinas para suínos sempre utilize equipamentos limpos, seringas descartáveis em porcas, seringas automáticas nos leitões. Além disso, certifique que os suínos estão saudáveis e sem febre antes de vaciná-los.

Após a aplicação os equipamentos devem ser bem limpos e se possível esterilizados para o próximo uso. A esterilização pode ser realizada com água quente ou em incubadoras.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

5 thoughts on “Vacinas para suínos: Veja as principais!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *