vacinas para bovinos

Vacinas para bovinos: Veja as principais

A bovinocultura, ou seja, a criação de gado, seja para corte ou leite, é um pratica muito antiga, mas que requer diversos cuidados para sempre ter animais saudáveis e fortes. E uma das maneiras de assegurar que isso aconteça é por meio da vacinação. Existe um  calendário básico de vacinação que deve ser realizada anualmente de acordo com recomendação da secretaria de agricultura, que é quem fiscaliza se os produtores estão em dia com a vacinação dos animais, em caso de irregularidades pode ocorrer de o produtor ser multado e até mesmo ter o gado apreendido. Aplicar as vacinas para bovinos é de extrema importância também para garantir que o animal está saudável e não oferece risco nem para os outros animais, nem para o consumidor final, seja de sua carne ou do seu leite.

Principais vacinas para bovinos

Existem três motivos básicos para a vacinação de bovinos, contra a febre aftosa, contra a brucelose e contra o carbúnculo, mas fora essas pode ser que outras vacinas sejam necessárias ao longo da vida deles, como contra  Leptospirose,  Pastereullose,  BVD, Diarréia Neonatal dos Bezerros, Parainfluenza, Vírus Respiratório Sincicial Bovino, IBR, Raiva e Tétano, no caso elas devem ser recomendadas por veterinários e podem ser aplicadas em casos isolados ou em todo o gado.

A vacina contra a Febre Aftosa é uma das mais conhecidas do calendário de vacinação de bovinos, ela ocorre todos os semestres e é aplicada em todo o gado, machos, fêmeas, bezerros à animais adultos, a data de vacinação é definida pela secretaria de agricultura e em cada estado brasileiro pode ser definida uma data diferente.

A vacina contra a Brucelose é aplicada apenas nas fêmeas que tem entre 4 e 8 meses, animais com idade maior que essa não podem ser vacinados em hipótese alguma, os animais adultos que não passaram por essa vacinação devem ser descartados. É possível saber se os animais são vacinados por meio de teste sorológico.

Já a vacina Carbúnculo deve ser aplicada a todos animais, machos ou fêmeas. A vacina pela primeira vez possui duas doses, segundo a segunda aplicada 1 mês depois da primeira vez. Depois os animais devem ser vacinados uma vez por ano, em qualquer idade.

Como aplicar vacina para bovinos

A hora da aplicação da vacina nos bovinos têm influência direta no resultado e na saúde do gado, por isso sempre deve ser utilizada vacinas de boa qualidade e seguindo todo o procedimento necessário corretamente. As vacinas devem ser mantidas em refrigeradores com temperatura entre 2º e 8º graus, e na hora da aplicação devem ficar em caixas de isopor para  manter a temperatura. Após abertas elas devem ser utilizadas no mesmo dia ou então devem ser descartadas, as seringas devem estar limpas e esterilizadas, em caso de seringas descartáveis elas não podem ser reutilizadas de jeito nenhum.

Durante a vacinação as agulhas devem ser trocadas a cada animal, para evitar que ocorra contaminação entre eles

Tomando essas medidas o gado será vacinado corretamente e ficará saudável tanto para o corte quando para a produção de leite.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One thought on “Vacinas para bovinos: Veja as principais

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *