texugo

Texugo: Quais são as características? É perigoso? Posso ter em casa?

O texugo é um dos animais mais interessantes do mundo animal e se você não conhece esse bicho é bom não perder nenhuma informação deste texto, porque é realmente bem legal entender as características.

O texugo pertence à família das mustelas, assim como o famoso furão. Ele é carnívoro, tem pernas curtas, é gordinho e o pelo dele é preto e cinza. No total são oito espécies diferentes de texugo, mas todas elas têm algumas características semelhantes.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer a verdade sobre o texugo, esse pequeno bichinho que causa destruição por onde passa. Confira!

Características do texugo

O texugo parece com um furão, é baixinho, gordinho, fofinho, com pernas curtas e bem ágil e esperto. Porém, a principal característica dele está na boca.

O texugo tem uma construção de maxilar que faz desse animal um dos mais perigosos do reino animal. Ele consegue segurar a presa com uma tenacidade tão forte que é quase impossível se livrar dos afiados dentes dele.

Outra característica importante é que o texugo tem hábito noturno, logo não é comum encontrar e ver esse bicho durante o dia. Até à noite ele também sempre anda camuflado e escondido. Ele também é bem veloz, chega aos 30 km/h com facilidade e tem unhas bem grandes e fortes.

O texugo adulto tem cerca de 90 centímetros e pesa cerca de 10 quilos. Eles são mais comuns na Europa, sendo Portugal o país com maior número desses incríveis bichinhos.

caminhando texugo

 

É feroz?

Essa é a principal característica comportamental desse bichinho, ele é um monstro de 90 centímetros. Existem casos e mais casos espalhados por portais de notícias de que texugos matam e comem cobras e até bois.

Ele possui uma capacidade da mandíbula de atacar, ter unhas fortes, a rapidez, fome e até um antídoto natural contra veneno de cobra. Dessa forma, faz com que esse animal um seja incrível, um verdadeiro mutante da natureza.

Por isso, ao ver um texugo na sua frente não tente pegá-lo ou coisa do tipo. Em situações de perigo ele tende a ser mais agressivo ainda e pode até te matar com uma facilidade que pouco se vê no reino animal.

Qual a moradia do texugo?

Apesar de ser um animal muito forte e que sabe se defender bem, ele tem suas estratégias de defesa para além dele próprio. A toca desse bicho parece uma verdadeira obra de engenharia e das boas.

Ele cava um túnel onde vai ficar o local em que ele vai dormir. A cada filhote que nasce, novos túneis interligados são feitos para proteger esses pequenos texugos. Além disso, tudo é forrado com palhas e folhas secas para esconder os buracos dos túneis. Assim, são vários acessos, um verdadeiro labirinto que confunde a maioria dos predadores.

Outro fato interessante é que o “banheiro” do texugo é do lado de fora da casa, aliás, do túnel. Ele faz um outro buraco, onde enterra as suas fezes e urinas.

filhote de texugo

 

Qual a alimentação?

Trata-se de um animal carnívoro, sempre que sai é para caçar comida para ele mesmo e para a cria. Caça muito bem, quase sempre vence uma batalha e se alimenta com facilidade por conta disso. As carnes preferidas são de rato, de cobra e insetos.

Mas nem só de carne vive o primo do furão, ele também come raízes e frutas diversas, além de mel. A história do mel é bastante interessante e merece um tópico só para ela.

Texugo do Mel

O texugo ama mel, mas não é qualquer mel, ele gosta do mel das abelhas africanas e de outras extremamente venenosas. Por conta desse desejo, ele é recorrentemente picado por essas abelhas. A questão é que além de não sofrer nada com essa injeção de venenos, ele come as abelhas que o picam.

Texugo do mel

Brasileiro

O texugo não é originalmente brasileiro. Ele vem de terras europeias e algumas asiáticas também, como o da Indonésia.

Texugo europeu

A maioria dos texugos é de base europeia, boa parte deles vive em Portugal. O único país da Europa que não tem o animal é na Rússia.

Posso ter um?

O texugo é um animal silvestre, não pode ser criado em cativeiro. Além disso, é bem perigoso ter um animal como esses em casa.

Se tiver gostado deste texto sobre o texugo, compartilhe-o nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *