posso ter uma tartaruga em casa

Posso ter uma tartaruga em casa? Veja os principais cuidados!

Se você quer ter um novo animal de estimação, mas não quer, ou não pode, ter um cão ou um gato, talvez seja hora de olhar a possibilidade de ter um outro tipo de bichinho. Existem vários animais que não são tão populares, mas que podem ser animais de estimação. E se você já decidiu que o animal que deseja será uma tartaruga, então metade do caminho já está andado. Porém é preciso saber quais as espécies são permitidas, e o mais importante, como cuidar delas de maneira correta. Confira nesse artigo tudo sobre como ter um tartaruga em casa.

Quais tartarugas podem ser criadas em casa?

Antes de ter uma tartaruga você deve pesquisar quais as espécies que o IBAMA libera para serem criadas em cativeiro, caso você compre um tartaruga que não é legalizada pelo IBAMA você corre o risco de ser preso por tráfico de animais silvestres.

Atualmente o IBAMA permite que o jabuti de pés vermelhos e a tartaruga tigre d’água sejam criadas em casa, desde que os animais possuam microchips com sua identificação. A tartaruga de orelha vermelha também é permitida em casa, mas desde que ela possua um comprovante de que ela foi nascida em cativeiro, esse comprovante deve ser reconhecido e cadastrado no IBAMA.

Qualquer outra espécie, que não seja as citadas acima, não pode ser criada em casa, devido a vários fatores, mas o principal devido a possibilidade de extinção desses animais.

Cuidados com uma tartaruga em casa

As tartarugas são animais que vivem muito, algumas por volta de 50 anos, e outras podem até mesmo chegar os 100 anos, mas para que elas tenham uma vida longa é preciso que sejam tomados alguns cuidados com ela, pois por  mais que não pareçam assim como qualquer outro animal que você for criar em casa elas também precisam de atenção e de cuidados particulares.

Quando se compra uma tartaruga mini você pensa que ela não irá crescer muito, mas você está enganado, elas podem crescer até 20 cm a mais do que o tamanho de quando você comprou, e por isso é necessário trocar o seu tanque para que ela fique em um lugar confortável.

As tartarugas podem ser terrestres, aquáticas ou semi aquáticas e para cada uma delas existem algumas recomendações de cuidados. As tartarugas terrestres podem ser criadas em quintais, desde que eles tenham abrigo em caso de calor muito forte e um lugar onde elas possam hibernar, por isso essa espécie é mais recomendada para quem mora em zonas rurais.

Jás as aquáticas e semi aquáticas podem ser criadas em aquários, desde que exista 3 terços de água e um de terra para elas. Além disso, elas devem ser alimentadas de duas a três vezes por semana, de preferência em um local diferente de onde vivem, para evitar contaminações.

Além disso, as tartarugas não são recomendadas para crianças, devido a todos os cuidados necessários com ela e também a possibilidade de transmitirem salmonella.

Esperamos te ajudado você a decidir se realmente vale a pena ter uma tartaruga em casa!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *