picada de escorpião

Picada de escorpião: O que fazer? E se for gestante? Dói muito?

A picada de escorpião pode ser muito perigosa para algumas pessoas, como é o caso de crianças e idosos. Trata de um picada dolorosa e que pode causar sintomas como náuseas e dores abdominais. Em casos mais graves, pode levar à morte.

O que fazer se eu for picado por um escorpião?

Existem mais ou menos 1.500 tipos de escorpiões atualmente, e alguns desses geram um veneno com capacidade de provocar grandes prejuízos ao ser humano.

Entretanto, toda picada de escorpião tem a capacidade de ocasionar uma reação alérgica e que em alguns casos pode ser muito perigosa. Por isso, saiba agora o que fazer se você for picado por um escorpião!

Na maioria das vezes, a picada de escorpião é tratada em casa. No entanto, é essencial a aplicação de gelo na região picada, utilizar um pano para cuidar da picada e ir imediatamente ao hospital e realizar todos os procedimentos necessários.

Além disso, lavar a área com água e sabão e procurar o quanto antes atendimento médico em um pronto-socorro. Pois lá será receitado para a vítima da picada analgésico e anestésico para aliviar a dor. E ainda, em casos mais sérios, a pessoa recebe um soro específico para cortar o efeito do veneno.

escorpião laboratório

Picada de escorpião em cachorro

A picada de escorpião em cachorro pode ser grave dependendo do tamanho do pet e da espécie do escorpião. Depois da picada de escorpião, podem aparecer os seguintes sinais:

  • Forte dor na região da picada;
  • Sacrifício para deglutir;
  • Excesso de saliva;
  • Dor de barriga;
  • Diarreia;
  • Pupilas dilatadas;
  • Tremores;
  • Convulsões;
  • Enfraquecimento total;
  • Problema para respirar;
  • Vômitos

Caso o socorro não seja rápido, a picada de escorpião pode matar o cachorro por levá-lo ao choque e ao coma. Por este isso, é muito importante fazer um socorro rápido, levando-o para uma clínica veterinária próxima.

A picada de escorpião dói muito nos cachorros, sendo preciso administrar medicamentos para aliviar a dor.

Em gestante

A picada de escorpião em geral causa os mesmos sintomas e desconfortos. No entanto, quando se trata de mulheres grávidas é preciso ficar atento ao tipo de escorpião, pois essa situação pode representar um fator de risco maior.

Uma mulher grávida que sofre uma picada de escorpião pode apresentar problemas como aumento da frequência cardíaca, problema para respirar e pressão baixa.

Na maioria dos casos, a picada de escorpião não oferece risco ao bebê. No entanto, dependendo da situação de saúde da gestante, do período da gravidez e do tipo de escorpião que fez a picada, o risco é muito grande de trazer problemas para o bebê ou para a gestante, levando até mesmo a morte.

Picada de Escorpião dói muito?

Sim, a picada de escorpião dói muito! A dor forte vem acompanhada com uma sensação de ardimento ou de alfinetada, além da inflamação gerada na região da picada. Essa dor ocorre de modo progressivo e varia conforme a quantia de veneno introduzido na pessoa e de sua sensibilidade.

Por esse motivo, é muito importante manter a casa limpa, dando atenção maior ao quintal. Escorpiões gostam de lugares onde tem muito lixo, metralhas e entulhos. Também é importante lembrar do jardim, mantendo sempre a grama aparada.

vacina picada de escorpião

Dói na hora?

Sim, a dor é intensa e imediata. O local da picada fica inchado e avermelhado, e a dor se espalha na região afetada. No entanto, essa dor pode permanecer por alguns dias, sumindo aos poucos.

Picada de Escorpião amarelo

O escorpião amarelo é o tipo mais comum aqui no Brasil. A picada do escorpião amarelo causa muita dor na região afetada, se espalhando pelo resto do corpo deixando a vítima com a pele muito sensível.

Seu veneno tem efeito neurotóxico, isso quer dizer que o veneno age sobre o sistema nervoso. Sua ação neurotrópica da peçonha atinge o bulbo (medula oblonga) que é uma área fundamental do encéfalo, responsável por comandar as atividades respiratórias e cardíacas levando a vítima a óbito por parada respiratória.

Caso você sofra uma picada de escorpião amarelo, não tente retirar o veneno sugando o local da picada, nem ficar movimentando a região afetada para não deixar a situação mais complicada. Da mesma forma, evite ficar mexendo no local da picada e nunca faça algum tipo de corte achando que vai remover o veneno.

O mais correto a fazer é encaminhar a pessoa que sofreu a picada de escorpião para a emergência. De preferência, leve o animal para que o médico possa dar o socorro de acordo com a espécie, ou se preferir, tire uma foto.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *