Skip to content

Ornitorrinco: Qual a alimentação? Vive na Austrália? Saiba tudo sobre esse animal extraordinário!

novembro 12, 2018
Ornitorrinco

Ornitorrinco é um animal encantador, que tem cauda de castor, bico e pés de pato que o torna excelente mergulhador. São mamíferos aquáticos que põe ovos, no entanto, as fêmeas têm mamas.

Os machos têm venenos na espora dos tornozelos, com capacidade de levar a óbito pequenos animais.

São animais carnívoros que comem especialmente insetos, minhocas, pequenos peixes e pequenos animais que vivem em água doce, isso porque seu ambiente natural são rios, lagos e riachos. Os Ornitorrincos passam até doze horas debaixo d’água para conseguirem alimentos.

Nativo da Austrália, esse tipo de animal está incluso na lista de animais em extinção, por várias razoes, entre elas a grande poluição que é crescente nos rios.

O que é Ornitorrinco?

O Ornitorrinco é um animal semiaquático com hábitos noturnos, classificado como um dos bichos mais específicos do mundo. É o único tipo vivo da linhagem Ornithorhynchidae e o único tipo da categoria Ornithorhynchus.

Este animal tem o corpo repleto de pelos no tom marrom escuro, com patas encurtadas e fortes, além disso, sua cauda tem semelhança com a cauda do castor. O Ornitorrinco tem o focinho comprido, muito parecido com o bico de pato.

Por ser ótimo em mergulho, o Ornitorrinco fica uma boa parte do seu tempo dentro da água, algo em torno de doze horas diariamente, para conseguir alimento.

Ornitorrinco nadando

O animal bota ovo?

Sim, o Ornitorrinco bota ovo. O cruzamento é dentro da água e acontece no período que vai de junho a outubro. A fêmea coloca aproximadamente dois ovos dentro de um buraco que ela faz em solo seco e fica incubando por volta de dez dias.

O filhote Ornitorrinco desenvolve um tipo de dente semelhante ao de ave, específico para quebrar a casca do ovo, porém, quando está na fase adulta não possui dentes.

Ornitorrinco é um mamífero?

Ornitorrinco é um animal da classe dos mamíferos, no entanto, as fêmeas não têm mamas. O leite sai por meio das glândulas que existem no abdômen da mãe. Para que os filhotes sejam alimentados, eles devem lamber os poros nessa região.

Os cientistas levaram CAS-003 dumps anos para obterem a classificação dessa espécie. O Ornitorrinco é um mamífero, no entanto, em uma categoria especial em companhia com a equidna, o monotremata, ou seja, mamífero que coloca ovos.

Qual o habitat natural?

Embora esse animal viva maior parte do seu tempo em rios, lagos, riachos e lagoas, podem ser encontrados também em barragens e açudes para aguagem. É um animal muito flexível quanto ao ambiente, vivendo em lugares com altas temperaturas ou em lugares muito frios, como regiões com neve.

filhote de ornitorrinco

Qual a alimentação do Ornitorrinco?

Essa espécie é carnívora e comem camarão de água doce, minhocas, lagostins, peixes menores, cornetinha, girino, insetos e marisco. De modo frequente eles procuram comida antes de amanhecer o dia e antes do sol se pôr.

Eles possuem nervos essenciais para identificarem o movimento da caça. Escavando com seu focinho consegue pegar a presa, e enquanto procura mais presas, vai juntando as capturadas dentro da boca. Quando já está de boca cheia ou quando precisa de ar, então o Ornitorrinco volta para a superfície para se alimentar. Ele mastiga através de placas córneas, que servem como dentes.

É um tipo de animal que necessita se alimentar quase vinte por cento do seu peso diariamente, e por este motivo ele passa tanto tempo na água, quase doze horas.

Eles vivem somente na Austrália?

Os Ornitorrincos são naturais da Austrália e Tasmânia. Atualmente é um símbolo nacional do país, surgindo como mascote em disputas e festividade, além de está presente na moeda australiana.

É muito fácil de encontrá-los no Leste de Queensland, Vitoria e Ilha King. O ornitorrinco já foi extinto na Austrália Meridional, onde era facilmente visto por toda essa região.

O Ornitorrinco está em extinção?

Infelizmente o Ornitorrinco está sofrendo risco de extinção. Como foi dito,C2010-523 dumps, esse animal vive nos rios, lagos e lagoas, tirando seu alimento desse ambiente. E a principal razão do Ornitorrinco está a caminha da extinção é justamente a poluição desses locais.

O Ornitorrinco aparece na lista de animais em extinção devido aos danos de seu ambiente natural.

Além disso, ainda tem as redes de pesca, que também contribuem para a diminuição desses animais, pois ao se enroscarem morrem afogados, uma vez que eles passam no máximo dois minutos debaixo d’água.

O aquecimento do clima também é outro motivo que tem ajudado a acabar com a área de habitat deles.