Esquilo

Esquilo: conheça as raças existentes e como ter um em na sua casa

A paixão pelos animais é algo que vem crescendo no mundo inteiro. Atualmente, as pessoas deixaram de ter apenas cachorros ou gatos em casa e passaram a cuidar de outros bichinhos. É o caso do esquilo, um animal que muita gente deseja ter em casa.

Nos próximos tópicos você vai conhecer as diversas raças diferentes existentes de esquilo, saber como ter um deles em casa e quanto custa a venda desse bichinho de estimação. Veja!

Esquilo é de estimação?

 O esquilo é um animal bem fofinho, bonitinho, pequenininho. Ele mede entre 20 e 40 centímetros apenas, por isso é preciso tomar bastante cuidado antes de adotar ou comprar esse bicho.

É preciso também construir um ambiente natural para que esse bichinho possa ter um dia a dia parecido com o que ele teria na vida selvagem. Ele gosta de cavar, de roer, de subir e descer de árvores e faz um monte de outros exercícios.

Somente se eles tiverem essa liberdade e essas atividades todos os dias é que eles vão ser felizes na sua casa. O esquilo passou a ser domesticado em escala maior tem pouco tempo, logo ele ainda tem muitas características selvagens e que não podem ser tiradas dele de uma hora para outra.

Para comprar ou adotar um esquilo, procure sempre por pessoas e empresas que estejam credenciadas nos órgãos competentes e tenham a liberação para fazer esse tipo de serviço. Jamais compre pela internet, porque eles podem ter doenças ou até terem sido roubados da vida selvagem. Isso é crime e faz um mal danado para o bichinho.

esquilo vermelho

Australiano

 O esquilo australiano é um animal selvagem e que não pode ser domesticado. Ele tem características muito únicas que elas próprias já mostram a incapacidade de poder levar esses bichinhos para dentro da sua casa.

Existem espécies que possuem até um tipo de asa na própria pele que permite a eles voarem por um determinado período de tempo curto. Muitas vezes para fugir de predadores, ou por pura diversão mesmo.

O esquilo australiano é bem diferente do tipo que você pode ter em casa. Ele tem um tamanho maior do que o domesticado, listras pelo corpo e outras características próprias desse animal.

Esquilo Voador

O que é considerado voador existe em boa parte do mundo, não apenas na Austrália. Até hoje a ciência conseguiu catalogar 45 espécies desse tipo de esquilo espalhadas pelo planeta.

Normalmente, o voador tem hábitos noturnos, olhos bem grandes e essa asa que, na verdade, é uma membrana que cola as patas da parte da frente com as de trás.

Outro detalhe importante é que esse tipo de esquilo não fica muito no chão. Por ter dificuldade de se locomover, eles perdem a rapidez característica dos esquilos e quando estão no solo viram presas fáceis para os predadores.

Esquilo voador

Da Mongólia

 O esquilo da Mongólia é a espécie mais conhecida em boa parte do mundo, por conta da facilidade de domesticar esse animal. Ele é muito dócil, socializa bem com seres humanos, limpo, não tem mau cheiro e pode ser colocado em lugares razoavelmente pequenos.

Ele é da cor marrom-dourado e a ponta dos pelos é preta, come grãos e adora ficar em árvores. É preciso fazer muitas atividades com ele, porque, como todo esquilo, é bem agitado.

Outra dica importante é que no período reprodutivo é preciso que você crie um macho junto com a fêmea. Isso evita que eles fiquem estressados demais e comecem a agir com repulsa a você, inclusive te mordendo e tudo mais.

Posso comprar um esquilo?

 Não compre esquilos pela internet, nem nenhum animal de estimação. Se você ama tanto assim os animais, o ideal é sempre adquirir o seu bichinho em uma loja ou com uma pessoa que você conhece e sabe que trata bem os animais, por mais que os venda.

Por isso, visite os lugares na sua cidade, converse com pessoas próximas, veja se o estabelecimento tem as credenciais e alvarás necessários para realizar esse tipo de comércio e só compre se estiver com tudo regularizado.

Ao comprar um esquilo na internet, ou com alguém que você não conheça, além de poder cometer um crime ambiental grave, você também pode adquirir um bichinho com vários problemas de saúde, como a raiva que pode matar um ser humano em poucos dias.

Esquilo da Mongólia

Qual a alimentação?

 A alimentação do esquilo é feita com base em grãos diversos. Normalmente, eles comem de 5 a 6 gramas de grãos para cada 100 gramas de peso que eles tenham.

Cuidados com o esquilo

 O principal cuidado é com o espaço e o tempo de atividade e diversão do bichinho que deve ser longo. Água e comida disponível diariamente para o bichinho não passar fome e cuidar também da higiene dele.

O esquilo não pode ficar sozinho em casa, então, quando for viajar, é preciso ter alguém que cuide diariamente dele. Tome cuidado que alguns esquilos hibernam, embora não seja muito comum. Não pense que ele morreu e o jogue fora, preste atenção, porque a respiração continua, apesar de bem leve, além dos batimentos cardíacos.

Se tiver gostado deste texto sobre esquilo, compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One thought on “Esquilo: conheça as raças existentes e como ter um em na sua casa

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *