Skip to content

Doenças comuns a galinhas: Veja quais são as principais e quais são os seus riscos!

setembro 11, 2016
doenças comuns em galinhas

Se você é um criador de animais, sabe que é preciso sempre estar atento aos cuidados básicos para que os bichos fiquem em locais adequados, tanto em relação a espaço, quanto em relação a limpeza. E no caso das galinhas é preciso também tomar uma série de medidas para que essas aves não fiquem doentes, pois muitas das doenças comuns as galinhas são transmissíveis e isso acaba por contaminar um granja inteira, o que faz com que o criador tenha prejuízos que poderiam ser evitados. Nesse artigo você vai saber quais são as doenças mais comuns e como evita-las.

Bouba Aviária

Quando uma granja apresenta aves com bouba aviária é motivo de preocupação, isso porque ela é extremamente contagiosa, o que faz com que várias galinhas fiquem infectadas, além de que essa doença causa muitas mortes em aves. A bouba aviária é mais conhecida como caroço ou pipoca e tem mais casos durante o verão, devido essa época do ano apresentar mais quantidade de mosquitos, que são os responsáveis por transmitir o vírus dessa doença. Os sintomas mais comuns da bouba aviária são os nódulos (caroços) que aparecem no bico, crista e em torno dos olhos das galinhas, por isso é preciso ficar atento quando notar esses caroços e chamar um veterinário antes que a doença se espalhe para outras aves.

Salmonelose

Essa doença não é ruim apenas para as galinhas, mas sim também para os seres humanos, que podem pegar a doença caso tenham contato com uma ave doente. Assim como a bouba aviária, a Salmonelose também causa muitas mortes, mas ao contrário da bouba, essa doença é transmitida por uma bactéria. As principais ações para evitar o aparecimento dessa doença é deixar as aves em locais com boa higiene, e evitar animais doentes perto dos saudáveis.

Doença de N       ewcastle

Essa doença é transmissíveis de ave para ave e pode provocar alto índice de mortalidade, uma vez que as galinhas infectadas apresentam lesões no sistema respiratório, nervoso e digestivo, o que as impede de realizar funções básicas. Para evitar essa doença é necessário realizar vacinação nas aves, além de isolar as galinhas que apresentam sintomas. A doença de newcastle pode causa conjuntivite em seres humanos, por isso é necessário cuidado ao ter contato com uma ave doente.

Gripe aviária

Uma das doenças mais populares nas aves, a gripe aviária é causada por um vírus, o influenza h5n1. As aves são as hospedeiras do vírus da gripe aviária e podem transmitir a doença para diversos mamíferos, inclusive aos humanos. Animais novos antes de serem introduzidos em uma granja devem passar por um período de quarentena, que é quando se espera para ter certeza de que esse vírus não irá se manifestar e contaminar outros animais.

Bronquite infecciosa

Essa doença se manifesta em geral nas aves mais jovens, e causa muitas mortes, uma vez que ela prejudica o sistema respiratório das galinhas. Galinhas adultas que apresentam essa doença devem ser monitoradas, pois ela pode prejudicar a quantidade e qualidade dos ovos. Para prevenir a bronquite infecciosa é necessário vacinar as aves da granja.

As suas galinhas já tiveram alguma dessas doenças? Conte pra gente nos comentários!