Skip to content

Como fazer a vaca dar mais leite: Veja algumas dicas!

novembro 28, 2016
como fazer a vaca dar mais leite

O leite é um dos alimentos mais consumidos e mais importantes do mundo, uma vez que consumimos ele desde o nascimento até o fim da vida. O primeiro alimento que temos contato, e nossa única fonte de alimentação nos primeiros meses de vida é o leite, no começo o leite materno e depois outros tipos de leite, mas o mais consumido é o leite de vaca. Por isso existem diversos empresários que investem na criação de gado leiteiro, e com isso tem muito retorno. Porém no começo pode ser que as vacas não deem tanto leite quanto deveriam, por isso pode ser necessário recorrer a algumas técnicas e nesse artigo você vai saber como fazer a vaca dar mais leite.

A importância do leite

Consumir leite é muito importante, pois ele fornece diversos nutrientes, vitaminas e diversos benefícios para o corpo humano, principalmente fornecendo cálcio, que é importante para o fortalecimento dos ossos e evitar a osteoporose. O leite é ainda é o ingrediente principal de diversas receitas, como doces, bolos, e até mesmo puro. Pois independente da forma como ele é consumido o importante é que ele fornece os mesmo benefícios.

Algumas pessoas são intolerantes a lactose e não podem tomar leite e nem consumir produtos que são feitos a base de leite, nesse caso elas precisam substituir a sua fonte de cálcio, uma vez que ele é indispensável para o desenvolvimento dos ossos em todas as fases da vida. Para saber se você é intolerante a lactose é necessário fazer exames médicos.

Dicas para aumentar a produção de leite

Se você precisa aumentar a produção de leite do seu gado saiba que não é algo difícil de se fazer, e apenas algumas mudanças naturais podem ajudar, alguns produtos utilizam suplementos e remédios para melhorar a produção de leite, mas se você não quer recorrer a isso você pode seguir as dicas abaixo:

Momento do pastoreio:

O pastoreio é o momento em que as vacas consomem a maior parte dos nutrientes pela alimentação, pois isso é muito importante que elas tenham espaço e tempo para fazer esse momento. Por isso é necessário também facilitar o acesso das vacas ao pasto no momentos mais frescos do dia, para que elas possam descansar na sombra na hora de maior calor do dia.

Outras fontes de alimentação:

As vacas também precisam de outras fontes de alimentação além do pastoreio, porém isso deve ser levado em consideração a idade e peso da vaca, pois isso vai determinar quais precisam de mais fibras, quais precisam de mais proteínas ou vitaminas. Essa avaliação é feita por um veterinário, e cabe a criador fornecer aquilo que o animal necessita para melhorar a sua produção de leite.

Água:

A cada litro de leite produzido cerca de 87% é composto de água, por isso se você quer fazer com que a sua vaca leiteira produza mais leite você precisa dar fácil acesso delas a água limpa e em temperatura certa, pois cada litro de leite é necessário que a vaca consuma cerca de 4 litros de água, sendo que esse valores chegam a dobrar no verão.

Esperamos que você tenha gostado da dica de hoje! Deixe o seu comentário nos contando o que achou do artigo!