como fazer a galinha botar mais ovos

Como fazer a galinha botar mais ovos: Veja as nossas dicas!

Quando se é um criador de galinhas, independente se você cria no seu quintal ou se é dono de uma grande granja, um dos objetivos é a produção de ovos. As galinhas, em geral, botam ovos todos os dias, porém algumas mais do que outras, e isso se deve a vários fatores, que vão desde o local onde elas estão, até mesmo a aspectos genéticos. Porém não é normal que uma galinha saudável bote apenas um ovo, ou nenhum ovo durante dias, e isso pode é ruim para o criador de qualquer porte. Por isso é importante ficar sempre atento a isso e sempre que possível utilizar de métodos e táticas para fazer com que elas produzam mais. Então se você quer saber como fazer para a galinha botar mais ovos confira esse artigo!

Alimentação adequada para fazer a galinha botar mais

A alimentação das galinhas é um dos principais fatores que devem ser avaliados e mudados de acordo com a necessidade  para que ocorra uma melhora produção de ovos. A comida deve estar sempre disponível para as galinhas e de preferência fresca, pois quanto mais tempo a ração ficar exposta ao ambiente menos vitaminas ela terá, além disso, não deixe as galinhas muito tempo sem água e comida, pois mesmo que elas não morram de fome, a demora para se alimentar causa dificuldade de produzir ovos.

A dieta das galinhas também deve ser diferente, uma vez que as galinhas mais jovens necessitam de mais proteínas do que as mais velhas, assim é necessário acrescentar em sua alimentação suplementos que fornecem proteínas para elas. Mas cuidado com o tipo de suplemento que você dá para as galinhas, pois alguns contém substâncias que ao invés de ajudar na produção de ovos, acabam inibindo as galinhas de botar ovos.

Já outras galinhas necessitam mais de cálcio para botar mais ovos, além disso, o cálcio ingerido como suplemento alimentar ajuda também a melhorar a casca do ovo, que é feita principalmente de cálcio. O cálcio não precisa ser comprado separado, uma vez que vários tipos de rações são já são comercializadas com mais quantidade cálcio incluída.

Temperatura e ambiente

A temperatura e o ambiente influenciam diretamente na produção de ovos, isso porque as galinhas precisam de mais ou menos 14 horas de luz do dia para conseguirem produzir os ovos. Porém em estações como o outono e o inverno isso complica, pois o sol aparece por menos tempo, então talvez seja necessário que você coloque luz artificial no galinheiro, os custos são baixos e você terá como retorno uma maior produção de ovos.

A temperatura também é algo com o se preocupar, isso porque, as galinhas precisam da luz do dia para botar mais ovos, mas elas também não suportam altas temperaturas, pois o calor afeta a produção de ovos, que pode diminuir e até parar nesse período. Por isso você deve providenciar que o galinheiro tenha uma boa ventilação, água fresca e sombra para que elas se protejam do sol quente.

Esperamos que você tenha gostado das dicas que preparamos para você! Deixe o seu comentário nos contando o que achou deste artigo!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 3,33 out of 5)
Loading...

7 thoughts on “Como fazer a galinha botar mais ovos: Veja as nossas dicas!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *