Skip to content

Como cuidar do pelo do cavalo: Veja as nossas dicas!

novembro 30, 2016
como cuidar do pelo do cavalo

Os cavalos são animais muito bonitos e por vezes amigáveis, mas para quem decide que terá um cavalo é necessário saber que esses animais requerem muitos cuidados e atenção para que eles fiquem saudáveis, e cuidar direito do pelo deles é um começo, pois se o cavalo está saudável e bem cuidado com certeza isso será refletido em seu pelo, que estará mais brilhante e sedoso. Então confira agora como cuidar do pelo e do seu cavalo.

Cuidando da higiene do cavalo: Como deixar o pelo mais bonito!

Apesar de precisar de de cuidados especiais para deixar um cavalo saudável e bonito esses cuidados não são difíceis, basta que você seja atenciosa e separe um tempo para cuidar da higiene do seu cavalo, uma vez que com pressa você não conseguirá cuidar corretamente do seu cavalo.

A primeira coisa a se fazer é levar o cavalo para um lugar amplo e amarrar ele, se o cavalo for manso e treinado ele ficará parado mesmo se amarrar, mas se for a primeira vez que você vai cuidar do seu cavalo e não quiser correr risco é melhor amarrar ele.

É recomendado também que você compre em uma loja especializada em produtos agrícolas uma kit para lavagem de cavalos, pois nesses kits já estão incluso quase tudo que você precisará para dar banho em seu cavalo e cuidar dos pelos dele.

Antes de dar banho no seu cavalo você deve aparar os pelos do cavalo com um tesoura, desmanchando os nós, pois assim não corre o risco do pelo embolar enquanto você lava o animal.

Depois dê banho no cavalo com os produtos do kit, shampoo e outros itens para a higienização do cavalo.

Utilize uma escova de nylon durante o banho, pois ela é ótima para limpar detritos e os pelos soltos no animal, passe ela com gestos curtos e rápidos, mas cuidado para não machucar o cavalo pois as cedas são muito grossas.

Para um pelo mais sedoso você pode escovar o seu cavalo com uma escova mais macia quando ele estiver seco, de preferência em outro dia após o banho. Existem também alguns produtos que prometem deixar o pelo mais macio e brilhante, mas eles só devem ser utilizados caso seja liberados pelo veterinário.

A escovação frequente dos pelos também auxilia na prevenção de aparecimento de pulgas e carrapatos nos cavalos.

Outros cuidados com cavalos

Além da higiene do cavalo alguns outros cuidados são necessários com os cavalos, como a alimentação, que deve ser balanceada e saudável como feno, grãos, sais, minerais e aveia  são ótimos para manter o cavalo com peso adequado e com saúde.

Os cavalos também devem ter uma dentição saudável e para manter sua saúde controlada é indicado que um médico veterinário faça exames regulares e aplique vacinas sempre que for necessário. Com as vacinas em dia as chances do seu cavalo ter alguma doença diminuem bastante.

Esperamos que você tenha gostado do artigo de hoje! Deixe o seu comentário para dicas e outras sugestões!