arara azul

Animais em extinção: Veja algumas espécies que correm risco de sumir da natureza!

São considerados animais em extinção todo aquele que sofre o risco de sumir do planeta terra. Embora atualmente muito se fala sobre esse assunto, pouco tem sido feito para resolver esse problema.

Nos últimos vinte anos, pesquisas indicam que inúmeras espécies de animais deixaram de existir, e a cada dia que passa essa conta aumenta ainda mais.

São vários os motivos pelos quais os animais estão em extinção como, por exemplo, o comercio clandestino, o desmatamento, poluição nos rios, o avanço urbano e a captura ilegal.

A instituição União Internacional para Conservação da Natureza criou uma lista contendo várias espécies de animais em extinção.

Quais são os animais em extinção no mundo?

A quantidade de animais em extinção no mundo aumenta com o passar dos dias, consequente de várias questões ambientais assim como da atuação do ser humano na natureza. Estudos indicam que em 30 anos podem ser eliminadas do meio ambiente algo em torno de um milhão de tipos de animais.

De acordo com informações oficiais aproximadamente 5.200 mil tipos de animais estão nesta situação hoje, dados que tem piorado de modo lento nos últimos dez anos. Hoje em dia, encontram-se ameaçados de extinção:

  • 26% são mamíferos;
  • 30% são anfíbios;
  • 40% são insetos;
  • 13% são aves;
  • 30% são répteis;
  • 35% são peixes.

Algumas espécies correm o risco de desaparecer a qualquer momento.

Arara azul

arara azul

A arara azul é um tipo de animal muito conhecido no mundo todo, pelo seu tamanho e beleza. Mas infelizmente a arara azul é um dos muitos animais em extinção. De acordo com a informação da instituição BirdLife Internacional, pesquisas indicam que a arara azul pode ser extinta da natureza o mais brevemente.

Esse belo animal que fascina a todos com sua tonalidade intensa e alegre, com som forte e barulhoso, sofre com a destruição do meio ambiente como o desmatamento, inclusive de seu habitat natural, além da apreensão ilegal por causa do comércio de animais silvestres.

Animais em extinção no pantanal

cervo do pantanal

onça parda

onça pintada

macaco mono

animais em extinção pica pau

tamanduá bandeira

São muitos os animais em extinção no pantanal. Além da arara azul, que também é encontrada nessa região, temos o cervo-do-pantanal, que tem seu ambiente destruído para grandes construções.

A onça parda também é um dos animais em extinção, devido a caça ilegal de fazendeiros na tentativa de proteger seu rebanho. Outro animal que está em extinção é a onça pintada. Esse risco se dá justamente por causa da pele do animal, usado para fabricação de casacos.

O pica-pau de cara amarela também está em extinção em consequência do crescimento dos municípios, acabando com seu habitat natural.

Da mesma forma, está na lista de animais em extinção no pantanal o macaco mono-carvoeiro e tamanduá bandeira.

Cerrado

anta

animais em extinção gato

animais em extinção logo guará

Conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, no cerrado existem mais de cento e trinta espécies de animais em extinção.

A anta é animal do cerrado com risco de extinção. Esse animal é encontrado por toda a área do cerrado, e está sofrendo esse risco devido os predadores e a ação do homem (captura ilegal).

Além deste, estão também em risco de extinção no cerrado o gato maracajá e o lobo guará.

Animais em extinção na Amazônia

jaguatirica

animais em extinção arara vermelha

jararaca

animais em extinção boto cachimbo

macaco prego

 animais em extinção sauim-de-coleira

animais em extinção mico

macaco de cheiro

macaco aranha

animais em extinção uacari branco

São quase cinquenta espécies de animais em extinção na Amazônia. O IBAMA cataloga os animais que sofrem esse risco, e o número não para de crescer. Nessa lista está a jaguatirica, tatu canastra, arara vermelha, jararaca e o boto cachimbo.

O Peixe boi da Amazônia também é outro animal que está em extinção. A captura ilegal fez desse mamífero marinho o mais ameaçado de extinção do país. Já na categoria macaco, as espécies em extinção são macaco prego, sauim-de-coleira, mico leão dourado, macaco de cheiro, macaco aranha e uacari branco.

Ariranha

Animais em extinção ariranha

A ariranha é um animal carnívoro que vive na América do sul, e que pode viver até vinte anos. A ariranha vive em áreas pertos de rios e lagoas, e por causa da poluição nos rios, ela está na lista de animais em extinção.

Aves

tietê de coroa

soldadinho do Araripe

Animais em extinção arara Canindé

animais em extinção bacurau

tucano de bico preto

pagagario verdadeiro

Nos nossos dias, é quase impossível que algum tipo de animal não esteja no índice de risco de extinção. E com as aves não é o contrário, e as principais razões que fazem esses animais estarem incluso nesse índice são capturas ilegais, o tráfico de aves e o desaparecimento de seu habitat.

Entre as várias espécies de animais em extinção, temos as seguintes aves: soldadinho do Araripe, tietê de coroa, arara Canindé, bacurau, tucano de bico preto, papagaio verdadeiro, entre outros.

Além disso, várias espécies de pica-pau e albatrozes estão na lista de animais em extinção.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *