Adoção de animais: Entenda porque é tão importante!

A adoção de animais é um gesto de amor, como muitos dizem e ainda é o slogan de alguns. Além disso, comprar vai contra a filosofia de algumas pessoas. Essas afirmam que a compra influencia o tráfico de animais entre outras coisas.

Com uma razão filosófica e/ou política ou não, adotar é sempre uma boa opção. Afinal, existem diversos bichanos que apenas querem um lar e carinho. Pouco, não é? Mas para eles, faz muita diferença!

No mais, pensando no dinheiro, adotar é totalmente gratuito, portanto é muito mais vantajoso financeiramente. Aqui nesse artigo mostraremos como adotar e as diferentes regras de adoção por diversos lugares.

Como fazer a adoção de animais?

Existem vários locais que fazem o processo da adoção de animais em diferentes estados do país. Mas antes de entrar neles, ainda há um mais simples, sem nenhuma burocracia.

Provavelmente você tem algum amigo que tenha alguns gatos e cachorros sendo talvez fêmeas. É bastante comum que eles saiam para “dar uma voltinha” e depois de alguns dias o dono perceba que o seu animal de estimação engravidou.

Portanto, você pode fazer a adoção de animais diretamente de um amigo, adotando algum dos filhotes! Afinal, é muito difícil conseguir sustentar vários “bebês”. Porém, não se esqueça: leve ao veterinário para o filhote fazer todo o check-up (vacinas, informações etc) e saber qual é o tempo necessário que deve ficar com a mãe.

Como dito anteriormente, existem os locais para adoção de animais, mas essa é a forma mais burocrática. Geralmente é feita uma entrevista, alguns exigem documentação, outros uma visita etc.

Locais para adoção de animais

Esses locais falados são diversos e em vários estados do Brasil. Aqui listaremos alguns que podem servir como guia e opções para você que estiver sem saber como e onde adotar o seu futuro amigo.

Feiras de adoção

É bastante comum que alguns locais façam feiras de adoção. Às vezes organizadas por moradores de uma região, às vezes por ONGs, não é muito difícil de encontrá-las. Principalmente se você conhece alguém que já está familiarizado com elas.

Em algumas feiras como a da Associação Brasileira Protetora dos Aniamais,ABPA, na Bahia, fazem uma entrevista com o futuro dono antes de liberar a adoção. Também podem pedir documentos e outros pormenores.

SUIPA

A SUIPA tem um programa chamado “Adote um Focinho Carente”. Ele é permanente e quem quer fazer a adoção de animais pode passar qualquer dia na sua sede. Alguns dos animais adotáveis têm fotos no site da ONG.

A SUIPA faz uma entrevista com o candidato, pede documentos e agenda uma visita à futura residência do adotado. Depois da mudança do animal, a entidade faz um acompanhamento da adaptação, portanto a preferência é para moradores do Rio de Janeiro.

Associação Quatro Patinhas

Para essa ONG, assim como diversas outras, cuidado e amor são fundamentais! Eles tem alguns critérios rígidos e comuns como exigência de telas em apartamentos, ou muros de pelo menos três metros em casas.

Após a adoção de animais pela Associação, visitas periódicas também podem ser feitas. Assim como antes da adoção uma visitar preliminar acontece. Consulte o site da ONG para maiores informações.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *