Porquinho da índia: Que bicho é esse? É doméstico? Como cuidar?

Porquinho-da-índia: Saiba aqui os principais cuidados e como ter um em casa

Gostaria de ter um animal de estimação pequeno e que dê pouco trabalho? O porquinho da índia pode ser perfeito para você. Veja a seguir.

É comprovado cientificamente que faz bem para a saúde emocional do ser humano ter um bichinho de estimação para cuidar e dar carinho, isso melhora até a imunidade e instintos sociais da pessoa. O porquinho da índia diferente de gatos e cachorros ocupa menos espaço em casa e dá menos trabalho, são dóceis e muito ativos. Se você deseja ter um, saiba aqui suas principais características e os cuidados.

O que é um porquinho da índia?

O porquinho da índia é um roedor mamífero que foi domesticado para viver junto com os seres humanos. Ele é carinhoso, brincalhão, dócil e adora fazer exercícios em sua gaiola.

O porquinho-da-índia é um animal perfeito para quem não tem muito espaço em casa e também não tem muito tempo para se dedicar a um animal como um cachorro, que demanda mais atenção para passeios, brincadeiras, carinho e comida.


Veja também: Tudo sobre os Hamsters!


O porquinho da índia é também conhecido como preá, cobaia, rato chino ou ratinho da índia.

Há diversas raças de porquinho da índia domésticos e eles se diferenciam mais pela pelagem que pode ser mais curta ou mais longa, o porquinho da índia mais comum que conhecemos é o da pelagem curta e o mais vendido e encontrado em lojas de animais, os outros de pelagem longa são mais raros e mais caros também.

Os que mais conhecemos é o pelo curto inglês. Ele é encontrado nos valores entre R$10,00 e R$30,00. O abissínio, angorá (com pelos compridos), sheltie, silkie e peruano. Todas essas raças são domésticas e provenientes da América Latina.

Há outras raças mais raras de porquinho-da-índia não encontradas por aqui porque são de origem norte-americana, os Coronet, Teddy, Texel e o American Crested.

Cuidados com o porquinho da índia

Uma das primeiras coisas que você deve saber ao ter vontade de ter um porquinho-da-índia é que ele não é um animal solitário, ele não gosta de viver só, precisa de no mínimo mais um companheiro e de preferência do mesmo sexo, porque os porquinhos-da-índia costumam se reproduzir demasiadamente, então não é recomendado deixar dois de sexos diferentes juntos. A fêmea pode engravidar diversas vezes e fazer mal para sua saúde.

Na natureza o porquinho-da-índia é acostumado a andar em colônias, o macho, a fêmea e os filhotes. Se você quer ter porquinho da índia em casa saiba que vai ter que ter no mínimo dois para que um faça companhia para o outro, se divirtam, brinquem e vivam juntos.

Para abrigar o seu porquinho da índia em casa você deve adquirir uma gaiola grande o suficiente para os dois, não precisa ser emone, mas deve conter o espaço para o bebedouro, o comedouro, espaço para correrem e se exercitarem e a rodinha de corrida, que é o brinquedo principal deles, onde gastam toda a sua energia.

Alimentação do porquinho da índia

Essa é uma parte importante e que se deve tomar todos os cuidados necessários para que seu porquinho da índia esteja sempre com a saúde em dia, não fique doente e sem vitaminas.

O porquinho-da-índia é um animal vegetariano, a sua principal alimentação é a ração própria para sua espécie e é vendida em casas especializadas e em pet-shops. A ração é rica em vitaminas e compostos necessários para a vida do animalzinho. Evite comprar rações que são para alimentar roedores no geral, elas não suprirão as necessidades específicas do porquinho-da-índia.

A alimentação complementar além da ração é feita de legumes e algumas verduras, que podem ser cruas ou cozidas no vapor. Atente-se para os alimentos proibidos: batata, feijão, couve-flor, cenoura, couve, figo, frutas e alimentos humanos como doces, biscoitos, bolo, pão e comidas caseiras, nada disso deve ser dado ao seu porquinho-da-índia.

Capim e feno devem ser deixados de forma disponível dentro da gaiola do seu porquinho da índia, eles adoram e isso faz bem para sua digestão.

A alimentação do porquinho-da-índia deve ser rica em vitamina C, porque o seu organismo não produz essa vitamina por isso ela deve estar presente diariamente em sua alimentação. Observe o comportamento do seu animalzinho, se ele ficar muito parado, letárgico, sem energia, ele pode estar com deficiência dessa vitamina ou de outras no organismo e isso deverá ser administrado em forma de remédio.

Porquinho da índia toma banho?

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre isso e a resposta é: não. Não é necessário dar banhos nos porquinhos porque isso poderá acarretar doenças de pele e ressecamento da mesma, além de otite, caso entre água no seu ouvido durante o banho. O porquinho da índia são como os gatos, eles mesmo tomam conta da própria higiene.

Se acontecer algo que é necessário dar banho e limpar seu porquinho da índia, faça isso com cuidado em um lugar sem corrente de vento e dê banho com água morna, com shampoo especial para roedores. Seque bem seu bichinho, sem o deixar úmido.

Gostaram das dicas de hoje sobre porquinho da índia? Para outras dúvidas e sugestões nos deixe comentários.

Até a próxima!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *