Porquinho da índia: Raças, preços, características, e tudo mais sobre esse animalzinho!

√Č comprovado cientificamente que faz bem para a sa√ļde emocional do ser humano ter um bichinho de estima√ß√£o para cuidar e dar carinho, isso melhora at√© a imunidade e instintos sociais da pessoa. O porquinho da √≠ndia diferente de gatos e cachorros ocupa menos espa√ßo em casa e d√° menos trabalho, s√£o d√≥ceis e muito ativos. Se voc√™ deseja ter um, saiba aqui suas principais caracter√≠sticas e os cuidados antes de comprar o seu animalzinho.

A seguir iremos responder as principais d√ļvidas sobre ele!

Características do porquinho da índia

porquinho da índia caracteristicas

O porquinho da índia é um roedor mamífero que foi domesticado para viver junto com os seres humanos. Ele é carinhoso, brincalhão, dócil e adora fazer exercícios em sua gaiola.

Ele é um animal perfeito para quem não tem muito espaço em casa e também não tem muito tempo para se dedicar a um animal como um cachorro, que demanda mais atenção para passeios, brincadeiras, carinho e comida.

O porquinho da índia é também conhecido como preá, cobaia, rato chino ou ratinho da índia, e você nunca deve confundí-lo com um hamster.

Há diversas raças de porquinho da índia domésticos e eles se diferenciam mais pela pelagem que pode ser mais curta ou mais longa, o porquinho da índia mais comum que conhecemos é o da pelagem curta e o mais vendido e encontrado em lojas de animais, os outros de pelagem longa são mais raros e mais caros também.

Uma outra característica importante sobre esse animalzinho é que ele pode viver até cinco anos, e por isso é importante pensar bem antes de comprar um filhote, já que ele exige cuidado e atenção.

Qual é o preço?

Os que mais conhecemos é o pelo curto inglês. Ele é encontrado nos valores entre R$10,00 e R$30,00. O abissínio, angorá (com pelos compridos), sheltie, silkie e peruano. Todas essas raças são domésticas e provenientes da América Latina.

Há outras raças mais raras de porquinho-da-índia não encontradas por aqui porque são de origem norte-americana, os Coronet, Teddy, Texel e o American Crested. Essas costumam ser mais caras exatamente graças a sua raridade.

Cuidados com o porquinho da índia

Uma das primeiras coisas que voc√™ deve saber ao ter vontade de ter um porquinho-da-√≠ndia √© que ele n√£o √© um animal solit√°rio, ele n√£o gosta de viver s√≥. Ele precisa de no m√≠nimo mais um companheiro e de prefer√™ncia do mesmo sexo, porque os porquinhos-da-√≠ndia costumam se reproduzir demasiadamente, ent√£o n√£o √© recomendado deixar dois de sexos diferentes juntos. A f√™mea pode engravidar diversas vezes e fazer mal para sua sa√ļde.

Na natureza o porquinho-da-√≠ndia √© acostumado a andar em col√īnias, o macho, a f√™mea e os filhotes. Se voc√™ quer ter porquinho da √≠ndia em casa saiba que vai ter que ter no m√≠nimo dois para que um fa√ßa companhia para o outro, se divirtam, brinquem e vivam juntos.

Como deve ser a alimentação deles? Qual ração escolher?

alimentação porquinho da índia

Essa √© uma parte importante e que se deve tomar todos os cuidados necess√°rios para que seu porquinho da √≠ndia esteja sempre com a sa√ļde em dia, n√£o fique doente e sem vitaminas.

O porquinho-da-√≠ndia √© um animal vegetariano, a sua principal alimenta√ß√£o √© a ra√ß√£o pr√≥pria para sua esp√©cie e √© vendida em casas especializadas e em pet-shops. A ra√ß√£o √© rica em vitaminas e compostos necess√°rios para a vida do animalzinho. Evite comprar ra√ß√Ķes que s√£o para alimentar roedores no geral, elas n√£o suprir√£o as necessidades espec√≠ficas do porquinho-da-√≠ndia.

A alimentação complementar além da ração é feita de legumes e algumas verduras, que podem ser cruas ou cozidas no vapor. Atente-se para os alimentos proibidos: batata, feijão, couve-flor, cenoura, couve, figo, frutas e alimentos humanos como doces, biscoitos, bolo, pão e comidas caseiras, nada disso deve ser dado ao seu porquinho-da-índia. Você jamais deve oferecer proteína animal para o seu bichinho, ok?

alimentação do porquinho da índia

Capim e feno devem ser deixados de forma disponível dentro da gaiola do seu porquinho da índia, eles adoram e isso faz bem para sua digestão.

A alimentação do porquinho-da-índia deve ser rica em vitamina C, porque o seu organismo não produz essa vitamina por isso ela deve estar presente diariamente em sua alimentação. Na hora de comprar a ração para o seu bichinho observe se ela é enriquecida com essa vitamina e dê preferência para as que são.

Observe o comportamento do seu animalzinho, se ele ficar muito parado, let√°rgico, sem energia, ele pode estar com defici√™ncia dessa vitamina ou de outras no organismo e isso dever√° ser administrado em forma de rem√©dio. Mas aten√ß√£o! Jamais medique o seu porquinho da √ćndia em casa! Na d√ļvida √© importante consultar um veterin√°rio para que ele possa identificar se o seu porquinho da √ćndia est√° passando por algum outro problema.

Qual é a gaiola mais adequada? Ele precisa de brinquedos?

brinquedos para porquinho da india

Para abrigar o seu porquinho da índia em casa você deve adquirir uma gaiola grande o suficiente para os dois. Ela não precisa ser enorme, mas deve conter o espaço para o bebedouro, o comedouro, espaço para correrem e se exercitarem e a rodinha de corrida, que é o brinquedo principal deles, onde gastam toda a sua energia.

Isso vai influenciar diretamente na qualidade de vida do seu porquinho da √ćndia!

toca para porquinho da índia

Alguns brinquedinhos também vão ajudar a distrair o seu amiguinho e também fazer com que ele se exercite. O principal é a rodinha, mas existem outros objetos que também fazem essa função, como por exemplo:

  • Tubos de PVC para ele percorrer
  • Rampas e escadinhas, algo que funcione como um obst√°culo
  • Papel√£o
  • Bolinhas
  • Tocas e esconderijos (eles adoram se esconder nesses lugares!)

Você pode tentar fazer esses brinquedos em casa mesmo, e se for usar algo de madeira, lembre-se de optar por material que não esteja envernizado ou pintado, porque isso pode acabar intoxicando o seu pet.

Porquinho da índia toma banho?

Muitas pessoas ficam em d√ļvida sobre isso e a resposta √©: n√£o. N√£o √© necess√°rio dar banhos nos porquinhos porque isso poder√° acarretar doen√ßas de pele e ressecamento da mesma, al√©m de otite, caso entre √°gua no seu ouvido durante o banho. O porquinho da √≠ndia s√£o como os gatos, eles mesmo tomam conta da pr√≥pria higiene.

Se acontecer algo que √© necess√°rio dar banho e limpar seu porquinho da √≠ndia, fa√ßa isso com cuidado em um lugar sem corrente de vento e d√™ banho com √°gua morna, com shampoo especial para roedores. Seque bem seu bichinho, sem o deixar √ļmido.

Ra√ßas de porquinho da √ćndia

Atualmente est√£o catalogadas cerca de 22 ra√ßas deste animal, sendo que nem todos eles s√£o dom√©sticos, como √© o caso do porquinho da √ćndia selvagem que vive na natureza e tem h√°bitos noturnos.

As ra√ßas s√£o dividias de acordo com a sua pelagem, que pode ser pelo curto, pelo longo ou sem pelos. A seguir iremos falar sobre as principais ra√ßas de porquinho da √ćndia dom√©stico e suas caracter√≠sticas.

Porquinho da √ćndia peruano

porquinho da índia peruano

√Č umas ra√ßas que causa mais curiosidade pelo fato deles possu√≠rem o pelo bem logo, tanto que algumas vezes a sua pelagem chega a encobrir a cabe√ßa do bichinho. Ele tamb√©m possui o pelo bem liso e alguns animais o pelo pode chegar a 50 cent√≠metros de comprimento.

Outra curiosidade sobre essa raça é o fato de que existem até concursos de beleza para eleger o mais bonito!

Porquinho da √ćndia coronet

porquinho da india coronet

Essa raça é muito parecida com a anterior graças a sua pelagem longa e lisa. O que diferencia o coronet do peruano é a coroa que ele possui na cabeça.

Porquinho da √ćndia angor√°

porquinho da índia angorá

O porquinho da √ćndia angor√° √© uma ra√ßa relativamente f√°cil de ser encontrada no Brasil e ele se diferencia da ra√ßa anterior pelo fato dos seus pelos n√£o crescerem para baixo e sim pra cima, de forma que ele fique espigado em algumas regi√Ķes do corpo.

Porquinho da √ćndia texel

porquinho da india texel

Essa ra√ßa de porquinho da √ćndia pode ser identificada pela sua pelagem mais encaracolada e n√£o muito longa.

Porquinho da √ćndia ingl√™s

porquinho da índia inglês

Essa √© a ra√ßa mais comum no Brasil e tamb√©m a mais comercializada. √Č poss√≠vel encontr√°-lo com diferentes cores de pelagem, por√©m sempre com o pelo curto e crescendo no mesmo sentido, o que significa que o seu pelo n√£o apresenta redemoinhos.

Porquinho da √ćndia¬†Rigdeback

Rigdeback raça porquinho da india

Essa √© considerada uma das mais raras ra√ßas de porquinho da √ćndia, sendo poss√≠vel encontr√°-la principalmente no Reino Unido. O que faz com que ele seja t√£o cobi√ßado √© essa ‚Äúcrista‚ÄĚ que ele possui nas costas.

Porquinho da √ćndia sem pelo

porquinho da índia sem pelo

Por fim, vale falar das duas ra√ßas de porquinho da √≠ndia que n√£o possuem pelos, que s√£o a¬†Skinny e a Baldwin. Os primeiros ainda podem apresentar uma leve pelagem em algumas regi√Ķes do corpo enquanto os¬†Baldwin n√£o possuem pelo nenhum.

Gostaram das dicas de hoje sobre porquinho da √≠ndia? Para outras d√ļvidas e sugest√Ķes nos deixe coment√°rios.

Até a próxima!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votes, average: 3,80 out of 5)
Loading...

2 thoughts on “Porquinho da √≠ndia: Ra√ßas, pre√ßos, caracter√≠sticas, e tudo mais sobre esse animalzinho!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *