Jabuti: Saiba tudo sobre esse animal de estimação!

A busca por animais de estimação no brasil é muito grande. Os cachorros e os gatos eram os mais procurados, com tudo, com o passar do tempo, esses animais foram perdendo espaço para outros animais mais exóticos. Atualmente existem dezenas de animais que vem fazendo grande sucesso como animal de estimação como os papagaios, periquitos, cobras, coelhos, ratos, tartarugas, e por que não um jabuti?

Já pensou em ter um jabuti como animal de estimação, mas não sabe nada sobre eles? Então continue lendo esse artigo e veja a seguir tudo o que você precisa saber antes de comprar esse animal.

O que é?

O jabuti é um réptil que faz parte da família dos Chelonoidis, sendo que existem mais de 40 espécies desse animal espalhados pelo mundo. O jabuti muitas vezes pode ser confundido com uma tartaruga por quem não entende desses animais.

As espécies de jabutis que são encontradas no Brasil podem ter entre 28 a 70 cm de comprimento podendo pesar até 60 quilos e podendo viver entre 80 a 100 anos. Por isso é necessário você estar disposto a cuidar desse animal por muitos anos. Fora do Brasil existem outras espécies de jabutis que são bem maiores e podem viver muito mais tempo.

Posso ter um jabuti em casa?

Sim, é possível ter um jabuti em casa, e essa prática vem se tornando muito mais comum do que se imagina. No entanto, se você deseja ter um Jabuti como animal de estimação é necessário ficar atento a algumas características desse animal como o tamanho, o tempo de vida e a espécie que você deseja.

O jabuti é um animal fácil de criar e pode viver facilmente livre em seu quintal, visto que esse animal precisa de iluminação solar direta todos os dias. Além do mais, esses animais são bastante dóceis e é muito indicado para quem possui crianças, pois eles são ótimas companhias para elas.

Onde comprar?

Os jabutis brasileiros são bem fáceis de achar. Para isso você precisa apenas encontrar uma loja de animais perto de você, ou até mesmo através da internet, visto que existem alguns sites, como o mercado livre, por exemplo que vendem diversos animais desse tipo.

Existem também alguns vendedores que não possuem lojas, mas que são qualificados para esse tipo de venda.  Vale lembrar que é imprescindível que você conheça o vendedor e que ele seja de confiança. Não compre animais de estimação de vendedores sem qualificações para isso.

quanto custa ter um jabuti em casaQuanto custa em média?

Não é possível dizer um valor exato para o preço de um jabuti, visto que o seu preço altera conforme o seu tamanho, sua espécie e suas demais procedências. Mas, em média é possível achar jabutis mais baratos que custem até mesmo 200,00. Porém, existem outras espécies que são mais raras, e podem ser bem mais caras, podendo chegar a mais de 1000 reais.

Vale lembrar que você deve evitar comprar animais de estimação sem procedências legais. Que são desses vendedores ambulantes, que acabam vendendo os bichinhos por preços extremamente baixos para atrair o consumidor.

Quais os cuidados na hora de escolher um jabuti?

  • Escolha o jabuti ideal para você, conforme o tamanho, o habitat e outros fatores que podem ser influentes para você;
  • Pesquise sobre o animal antes de compra-lo, assim você poderá comprar esse animal já sabendo um pouco sobre ele;
  • Leve em conta o clima da região onde você esta, pois o jabuti precisa ser compatível com esse tipo de clima;
  • Escolha espécies menores, pois elas são mais fáceis de cuidar e ocupam menos espaço em sua casa;
  • Forneça a alimentação adequada para o seu jabuti. Esse tipo de pergunta deve ser feita ao vendedor do animal antes de concretizar a compra;
  • Leve seu Jabuti ao veterinário regularmente para certifica-se de que ele esta bem;
  • Faça alterações do ambiente onde o seu jabuti esta conforme ele cresça e tenha necessidades;
  • Opte por pegar jabutis filhotes, quanto mais novo, mais fácil de conseguir adapta-lo a sua rotina.

Com essas dicas você com certeza será um excelente criador de jabuti e poderá ter esse bichinho como o seu novo animal de estimação. Vale lembrar que os animais de estimação possuem sentimentos e devem ser tratados com carinho e amor.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *