Skip to content

Iguana: Saiba tudo sobre esse animal de estimação exótico!

setembro 23, 2015
iguana

O mercado de bichos de estimação e de companhia cresce todos os anos no Brasil e, dentro deste mercado, cresce também o número de pessoas interessadas em fazer a criação de animais exóticos e diferentes como o caso dos répteis e dos anfíbios.

Estes animais, no entanto, requerem cuidados bem específicos em relação a outros animais. Neste artigo, mostraremos algumas dicas sobre os cuidados básicos para se criar uma iguana e como manter a saúde adequada deste animal.

Como cuidar da sua iguana?

A criação de animais exóticos, como os répteis e anfíbios, é bastante difundida nos EUA, na Europa e no Japão, já iniciando também nos países em desenvolvimento. No Brasil, muitas pessoas já buscam desenvolver negócios de criação destes animais ou mesmo decidir ter alguns deles em casa como bichos de estimação.

Apesar de muitos destes animais parecerem hostis, na verdade, eles são de grande afetividade e são facilmente domesticáveis. Existem muitas vantagens em se ter um destes animais, tais como o tempo de sobrevivência, que é grande, além de serem baixos os custos de manutenção e de espaço para a criação destes.

Já existem muitos produtos e profissionais no mercado especializados na criação de répteis e anfíbios, ajudando bastante na escolha por se criar um destes animais, como é o caso da iguana, que é um dos répteis mais procurados.

Veja, a seguir, algumas dicas para você conseguir cuidar da sua iguana e saiba quais são os cuidados básicos mais importantes:

Tenha cuidados básicos com a higiene:

Da mesma forma que outros animais, é importante manter a iguana com a higiene adequada, evitando-se qualquer tipo de problema ou doença. As iguanas mudam a pele com bastante frequência, portanto é importante se manter a umidade do ambiente adequada para este processo.

Para ajudar nesta troca, dê banhos regulares na iguana de tal forma que o corpo fique totalmente submerso na água. Outra questão fundamental é aparar as garras da iguana quando for necessário. Caso você não saiba fazer esta tarefa, solicite a ajuda de algum profissional.

Sempre lave as mãos antes e depois de pegar sua iguana, evitando, assim, a transmissão de qualquer agente patogênico;

Tenha cuidados básicos com o ambiente:

As iguanas precisam de água sempre limpa e fresca. Faça a reposição, preferencialmente, todos os dias. A limpeza do local em que a iguana fica também é muito importante, sendo necessária a retirada de resíduos ou restos de alimentos que não foram comidos pelo animal.

O tanque em que fica a iguana deve ser limpo, com alguma solução apropriada, periodicamente, por pelo menos uma vez por semana. A iguana precisa ficar em locais seguros, portanto, após a limpeza, faça toda a retirada de qualquer substância química, evitando prejudicar o animal;

Conclusão

As iguanas são répteis de fácil criação e adaptação doméstica, sendo ótimas opções de bichos de estimação por seu perfil afetivo e também pelos baixos custos de manutenção. Siga estes cuidados básicos para manter a saúde da sua iguana sempre em dia.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.