Coelhos: Como cuidar? Quais as vantagens? Como se alimentam?

Coelhos domésticos: Saiba aqui as vantagens e desvantagens de criar um

Você também não resiste à fofura de um coelhinho? Veja a seguir todos os cuidados e curiosidades sobre a criação de coelhos.

Os animais domésticos mais comuns que as pessoas tem são os cachorros, gatos e alguns pássaros, mas você sabia que há vários tipos de coelhos domésticos? Eles são lindos, dóceis, muito fofinhos, curiosos e gostam de carinho. Ter um coelho pode ser uma alternativa diferente de animal de estimação. Descubra a seguir suas características e saiba se é ideal para você.

Principais características dos coelhos domésticos

Há várias raças de coelhos domésticos que você pode adquirir os de pelo mais curto, de pelo mais longo, orelhas pra cima, orelhas caídas, os mais agitados ou mais calmos.

As espécies de coelhos são:

  • Lepus (lebres),
  • Sylvilagus (coelho americano),
  • Caprolagus (coelho asiático),
  • Nesolagus (coelho da Sumatra),
  • Brachylagus (coelho pigmeu),
  • Oryctolagus (coelho comum).

Os coelhos mais comuns para se ter em casa são os coelhos gigantes, coelhos médios, mini coelhos e coelhos anões.

O coelho doméstico é um animal quieto e que não faz muito barulho, ele é bastante curioso e vai gostar de explorar os cantinhos da sua casa. Não é recomendado que você deixe o seu coelho preso dentro de sua própria gaiola o tempo inteiro, não faz bem para nenhum animal ser retirado do seu habitat natural e ficar enjaulado. O coelho necessita de se exercitar, correr, cheirar os lugares, conhecer a casa onde mora, brincar e interagir com os moradores da casa. Eles adoram ganhar carinho e ficar no colo também.

Os coelhos machos são mais territorialistas que os coelhos fêmeas, então se você desejar ter dois da mesma espécie que sejam fêmeas, porque os machos vão querer disputar e marcar o território com urina o tempo inteiro. Para criar dois coelhos de sexos diferentes é necessário a esterilização de um dos dois, porque coelhos são conhecidos como reprodutores natos.

Primeiros cuidados com um coelho em casa

Ao se decidir ter um coelho em casa alguns cuidados e atenção devem ter nos primeiros dias.

Saiba que seu coelho é sim muito inteligente, com o tempo ele aprenderá a responder pelo nome, aprenderá a fazer as necessidades no local indicado e a dormir a noite, porque o coelho é naturalmente um animal noturno, com a rotina do seu dia a dia ele aprenderá a dormir a noite e ficar mais ativo de dia.

Ao adquirir um coelho saiba que terá que investir em uma gaiola para que ele tenha o seu próprio canto. Não deverá ser uma gaiola muito pequena, mas sim uma que caiba ele deitado e espichado e sentado nas patas de trás. Deve ter lugar lá dentro para usar como banheiro e no lado oposto onde ficará o seu feno.

Nos primeiros dois dias você deverá manter o seu coelho preso dentro da gaiola, sem retirá-lo para que ele se habitue a fazer suas necessidades fisiológicas lá dentro. Assim ele sentirá o próprio cheiro e fará apenas lá. Isso requer tempo e paciência. Se ele fizer xixi fora da gaiola limpe o local com detergente e sabão e após passe bastante vinagre, eles detestam esse cheiro e vão evitar fazer no mesmo lugar. Se ele defecar fora da gaiola também use o método de punição fechando-o dentro da gaiola por algumas horas.

Nunca se deve bater em um coelho, ele não entende esse método de punição. Você deve apenas bater palmas e falar NÃO, as palmas farão com que ele se assuste e preste atenção e  apalavra não com o tempo será assimilada por ele.

Vantagens e desvantagens de ter um coelho

As vantagens são muitas, é um animal dócil e muito carinhoso, lindo e fofinho, quieto e não costuma fazer bagunça na casa, não exige passeios diários como cachorros, é companheiro, gosta de estar sempre por perto, gosta de explorar a casa e são interativos também.

As desvantagens de se ter um coelhinho são poucas, se você já tiver animais de estimação como cachorro isso pode se tornar um problema, o seu coelho entenderá que o cachorro é um predador constante, porque o maior predador dos coelhos são os lobos. Assim o coelho pode acabar se tornando medroso ou agressivo.

Não são 100% dos coelhos que aprendem a fazer suas necessidades no local adequado, isso com o tempo poderá se tornar um problema para você.

Alguns coelhos também poderão criar hábitos de roer móveis de madeira e alguns fios elétricos. Isso estará mais relacionado ao fato de que você não estar dando brinquedos e materiais em que ele possa gastar seus dentes e garras, isso é uma necessidade dos coelhos domésticos.

Alimentação

A alimentação dos coelhinhos é simples, eles comem uma ração ideal para sua raça, que contém vitaminas, minerais e nutrientes necessários para manter a saúde e pelagem bonita.

A PetLove é considerada o maior petshop online do Brasil, e lá você encontra uma série de produtos para o seu coelhinho, que vão desde gaiolas, brinquedinhos, pó para banho e a ração própria para os roedores. Eles entregam para todo Brasil e possuem ótimos preços. Clique a seguir para acessar a loja e conhecer os produtos:

É necessário deixar feno à vontade dentro da gaiola, isso faz bem para seu intestino por causa das fibras. Coelhos também adoram cenoura, maçã, banana, salsa e hortelã.

Gostou da ideia de ter um coelho em casa? Conte-nos nos comentários.

Até a próxima!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *